Analise as asserções abaixo:
I - O projeto político pedagógico é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar (Libâneo, 2004).
PORQUE
II - Deve expressar a cultura da escola expressando nele as crenças, os valores, os significados, os modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Para atender uma matriz curricular de Alfabetização Matemática que propõe aos alunos do Ensino Fundamental “reconhecer a régua como instrumento de medida de comprimento”, o Professor deverá trabalhar a seguinte temática:
Na elaboração do planejamento, a formulação de objetivos está diretamente relacionada:
No momento Didático-Pedagógico: Constituído pelo Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Língua Portuguesa, os alunos precisam ficar atentos a todos as pistas oferecidas para compreenderem a mensagem. O atendimento, nessa língua, contribui enormemente para o avanço conceitual do aluno na classe comum. Com relação a esse atendimento, podemos afirmar que:
Sobre as Teorias da Interpretação marque a alternativa correta:
Sobre os princípios que fundamentam o Projeto Político-Pedagógico, analise os itens a seguir.
I. Igualdade de condições envolve das condições para o acesso e permanência na escola. Igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas; requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade.
II. Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico da escola é o de proporcionar uma qualidade para todos.
III. Liberdade está associada à ideia de autonomia. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.
Está correto o afirmado:
Paulo Freire, o mais célebre educador brasileiro, autor da Pedagogia do Oprimido, defendia que o objetivo da escola deve ser ensinar o aluno a "ler o mundo", para poder transformá-lo. Nesse sentido, é correto afirmar que, segundo Paulo Freire, a Educação deve priorizar a:
“Para dar apenas um exemplo de relevância que assumem algumas das contribuições das ciências da linguagem na perspectiva didática, assinalaremos que as contribuições da sociolinguística obrigam a revisar criticamente – entre outros aspectos – a noção de ___________, que está tão arraigada na escola, para substituí-la pela de “adequação à situação comunicativa", o que supõe abandonar a desvalorização que sofreram os dialetos ou socioletos sem prestígio (que são a língua materna de muitos dos alunos de nossas escolas)".
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
Uma importante atribuição da função do professor é sem dúvida, o planejamento das ações desencadeadas em sala de aula. Quanto ao planejamento é INCORRETO afirmar:
“O conceito de __________________, elaborado por G. Brousseau (1986) contribui para dar conta desses fatos. Ao analisar as interações entre professores e alunos acerca dos conteúdos, pode-se postular que tudo acontece como se essas interações respondessem a um contrato implícito, como se as atribuições que o professor e os alunos têm com relação ao saber estivessem distribuídas de uma maneira determinada [...]."
(LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
“Quando _________ afirma que 'o interesse musical raramente cruzou o Atlântico', provavelmente se refere ao Atlântico Norte. Os escravos trazidos ao Brasil, mesmo separados por diferentes culturas, sempre revelaram uma fértil musicalidade, que se manifestava quer para exprimir a dolorosa saudade e o banzo insuperável, quer para expressar a euforia possível em seus raros momentos de alegria [...]."
(ANTUNES, Celso. As inteligências múltiplas e seus estímulos).
Assinale a alternativa que preenche a lacuna de forma correta:
A articulação família e instituição educativa é parte de um exercício constante, superar a ausência da família é um constante desafio a ser superado. Neste contexto é CORRETO afirmar:
Uma das atribuições postas no Edital do concurso público se refere a necessidade do pedagogo estimular e promover a integração escola-família-comunidade, através de atividade de ordem educativa e cultural, possibilitando o intercâmbio de informações, experiências e serviços entre instituições. Nessa perspectiva torna-se importante:
A escola de Educação Básica para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de:
Com base na Lei nº 9.394/96, especificamente o Art. 13, assinale a alternativa incorreta quanto ao que é incumbência dos docentes: