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Sobre a realização da entrevista no campo profissional do Serviço Social, não é possível supor uma dinâmica única, dado que o trabalho do Assistente social se encontra sujeito às relações que o circunscrevem. A realidade social, campo de intervenção profissional, encontra-se em permanente movimento. Desse modo, são variados os fatores intervenientes à realização da entrevista, assim como as motivações e finalidades que a requerem. Sobre essa processualidade da entrevista à luz do projeto ético-político profissional, é CORRETO afirmar:

I. Ao aproximar-se do usuário, o Assistente Social deve acolhê-lo (e o acolhimento não se restringe aos prelúdios da entrevista, mas é parte integrante do seu processo) e acompanhá-lo até a sua sala de atendimento, onde o convida para sentar deixando-o à vontade. Em seguida, apresenta-se e explica a necessidade da realização da entrevista.

II. O descuido relacionado aos momentos que antecedem à entrevista, além de constituir-se em um agravo ético, di-ficulta a relação entre o assistente social e o usuário. Esse descuido se revela quando o profissional chama o usuário para entrar, sem sair de sua sala de trabalho, muitas vezes utilizando-se de termos inadequados como o próximo, o seguinte, pode entrar, ou, ainda, pedindo à pessoa que está saindo de sua sala que avise para que o próximo entre.

III. Para transmitir maior segurança ao usuário, o profissional pode fazer menção ao Código de Ética Profissional afirmando que o sigilo constitui um direito do assistente social e que serve igualmente para proteger o usuário em relação às informações passadas ao profissional. Isso evita a sua apreensão sobre o que pode ou não falar ao profissional e de que maneira ele se valerá dessas informações. Se isso não for explicado, o usuário ficará com receio. Além disso, corre-se o risco de o diálogo ficar travado e de as informações serem transmitidas parcial-mente.

IV. Os documentos resultantes da entrevista devem ser arquivados em locais adequados e utilizados na defesa dos interesses dos usuários, da instituição e do próprio profissional. Além de servir como base para os demais profis-sionais que podem contribuir com sugestão quanto à continuidade das ações profissionais. Por conta disso, o que se tratar de documentos caracterizados como material técnico não deve ser sigiloso, pois fere o direito à informação dos demais profissionais que possam ter interesse em participar do atendimento.

Julgue o próximo item, relativo aos processos de trabalho do serviço social e ao mundo do trabalho na era da reestruturação produtiva e da mundialização do capital.

A análise socioeconômica de estudantes realizada pelo assistente social para concessão de assistência estudantil não é uma atribuição privativa da categoria, mas uma competência profissional do serviço social.

A violência atravessa o cotidiano do trabalho do assistente social refletida em suas diversas manifestações, como: violência contra crianças, adolescentes, idosos, mulheres, entre outras, revelando assim a violação de direitos humanos. Tendo como referência o projeto ético-político do serviço social, o profissional dessa área, ao se defrontar, no exercício do seu trabalho, com situações de violência, deve buscar apreendê-la

O projeto ético-político do serviço social é fruto de lutas travadas no interior da profissão com vistas à afirmação da direção social assumida hegemonicamente. Compreende-se que esse projeto é composto de elementos que se constituem em mediações privilegiadas, formulando, entre outros componentes,

A Resolução do CFESS nº 533, de 29 de setembro de 2008, regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social, estando o estágio e a própria supervisão em consonância com os princípios do Código de Ética dos Assistentes Sociais, com as bases legais da Lei de Regulamentação da Profissão e com as exigências teórico-metodológicas das Diretrizes Curriculares do Curso de Serviço Social aprovadas pela ABEPSS, bem como o disposto na Resolução CNE/CES 15/2002 e na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Nesse sentido, o/a Assistente Social que supervisiona o estagiário na instituição concedente de estágio,

O projeto ético-político profissional do serviço social tem em seu núcleo o reconhecimento da liberdade como valor central e, se vincula a um projeto societário que propõe a:

O estudo social no processo de trabalho dos(as) Assistentes Sociais é realizado nas mais diversas áreas de atuação profissional. Analise as assertivas abaixo assinalando V se verdadeiras, ou F se falsas, considerando a atuação do (a) Assistente Social no judiciário. ( ) A perícia social é da competência privativa do (a) Assistente Social. ( ) Os magistrados solicitam o estudo social para constituir provas em um processo litigioso. ( ) A autoridade judiciária poderá determinar aos(às) Assistentes Sociais a realização de perícia por equipe interprofissional. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Assinale a opção que indica uma característica dos programas de proteção social no Brasil, atualmente.

Barroco, principal autora do Serviço Social que se debruça sobre o estudo da ética, problematiza acerca das produções éticas contemporâneas. Analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, baseado nas afirmações desta autora. ( ) As produções éticas contemporâneas se afastam progressivamente da crítica, da objetividade, da universalidade. ( ) As produções éticas contemporâneas favorecem a ideologia dominante e o irracionalismo. ( ) As produções éticas contemporâneas ao naturalizar o presente, negam a possibilidade de intervenção do homem na história: fundamento de uma ética orientada pela práxis. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Tendo o fragmento de texto anteriormente apresentado como referência inicial, julgue o item subsequente.

Repensar o serviço social na contemporaneidade brasileira é buscar apreender o significado social da profissão nas relações sociais, embora não seja a partir dessas relações que a prática do assistente social se desenvolva.

De acordo com Baptista (2015), o planejamento de projetos e programas sociais decorre da necessidade de uma ação sistemática sobre um objeto de intervenção, a fim de responder a pressões ou estímulos mais complexos que aqueles decorrentes do imediato da prática.

A partir dessa concepção, o planejamento é uma decisão:

Com base no projeto ético-político do serviço social, na Lei de Regulamentação da Profissão (Lei n.º 8.662/1993) e no Código de Ética do(a) Assistente Social (1993), julgue o item a seguir.

Na área de serviço social, competências profissionais são ações que os assistentes sociais podem desenvolver, embora não lhes sejam exclusivas.

No Brasil, o projeto ético-político profissional do serviço social se fundamenta na teoria marxista e, nesse sentido, a prática contemporânea do serviço social

Frente à questão social e suas expressões, na atualidade, sob a ótica da categoria profissional, considere as assertivas abaixo.

I. A questão social é indissociável da forma de organização da sociedade capitalista, que tanto promove o desenvolvimento das forças produtivas do trabalho social, como também expande e aprofunda as relações de desigualdade, miséria e pobreza.

II. Na atualidade a questão social passa a ser objeto de um violento processo de criminalização que atinge todas as classes sociais.

III. As propostas imediatas para o enfrentamento da questão social, nos dias atuais, remetem-se a articulação assistência focalizada/repressão.

IV. As configurações assumidas pela questão social são condicionadas pela formação cultural brasileira, em seus traços de clientelismo.

Exprime a veracidade frente à questão social o que consta APENAS em

No que tange à relação teoria e prática do/da Assistente Social, considere:

I. O projeto profissional é o elemento de unidade entre teoria e prática.

II. A relação teoria e prática tem como pressuposto que uma se encaixe na outra.

III. A apreensão das mediações entre os conhecimentos teóricos sobre a realidade social e a intervenção profissional possibilitam uma interpretação errônea sobra a relação teoria e prática.

IV. Existe uma relação intrínseca entre teoria e prática que é de unidade na diversidade.

V. Uma teoria não se aplica à prática nem se extrai da prática uma teoria diretamente.

Está correto o que se afirma APENAS em

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