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“É preciso promover um novo mecanismo, que permita a

permeabilidade, que faça a sociedade proativa ser sinérgica

com o Estado, para tornar os governos capazes de saber quais

são as reais demandas a serem satisfeitas, e como."

COSTA, Índio da. Administração Pública no século XXI: foco no Cidadão.

Rio de Janeiro: Qualitymark, 2008

Considerando o novo padrão da GESPÚBLICA e o

respectivo slogan de que “é preciso ser excelente sem deixar

de ser público", uma instituição pública lançou mão de

diversos conceitos e critérios do Modelo de Excelência em

Gestão Pública (MEGP), aperfeiçoado ao longo dos últimos

anos. Acerca desse tema, é correto afirmar que o critério da

responsabilidade social, que pode ser corretamente expresso

como o(a)

Com base em temas importantes para a administração, como

projetos, processos e qualidade nas organizações, julgue os

próximos itens.

Segundo o gespublica, se os serviços públicos são fornecidos com mais qualidade e maior possibilidade de acesso, a dimensão “resultados" será observada pela economicidade medida por esses elementos de desempenho.

Em gestão da qualidade e excelência gerencial, merece destaque o

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o

GESPUBLICA. A respeito desse programa, julgue os itens

seguintes.

Um dos objetivos do GESPUBLICA é promover a eficiência, por meio do melhor aproveitamento dos recursos, relativamente aos resultados da ação pública.

Em gestão da qualidade e excelência gerencial, merece destaque o

Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o

GESPUBLICA. A respeito desse programa, julgue os itens

seguintes.

Todos os órgãos e entidades da administração pública brasileira são obrigados a participar do GESPUBLICA.

Considerando que a Secretaria de Educação do DF tenha celebrado contrato de prestação de serviços de vigilância armada com a empresa X, julgue os itens subsecutivos.

Caso seja celebrada convenção coletiva de trabalho que conceda aumento de salário aos empregados das empresas de vigilância armada, a empresa X terá direito à repactuação do valor do contrato, respeitado o interregno de um ano.

Em gestão da qualidade e excelência gerencial, merece destaque o Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização, o GESPUBLICA. A respeito desse programa, julgue os itens seguintes.

Uma das finalidades do modelo de excelência em gestão pública é avaliar a coordenação e o controle dos atos da administração pública federal.

Julgue os itens subsequentes, a respeito do empreendedorismo governamental e das novas lideranças no setor público.

Os conselhos cumprem o papel de institucionalizar a participação da sociedade civil nos processos de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, sem, no entanto, substituírem o papel do gestor, a quem compete a implementação das políticas.

O GesPública foi criado em 23 de fevereiro de 2005,por meio da publicação do Decreto nº 5.378, resultado da fusão do Programa da Qualidade no Serviço Público e do Programa Nacional de Desburocratização. Em sua Carta de Serviços ao Cidadão são definidos os seguintes princípios fundamentais, EXCETO:

Visando alcançar o modelo de excelência em gestão pública, a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão pretende revitalizar o GESPUBLICA por meio do desenvolvimento de diversas ações e projetos, além da criação de uma agenda federativa. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

O instrumento para avaliação da gestão pública de 1.000 pontos é uma ferramenta utilizada pela referida secretaria para auferir o desempenho das demais organizações públicas.

No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade,

julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla

GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere–se a Programa

Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.

Nas organizações, a manutenção de padrões de qualidade gera custos de prevenção e custos de avaliação.

No que se refere a gestão de pessoas e gestão da qualidade,

julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla

GESPUBLICA, sempre que utilizada, refere–se a Programa

Nacional de Gestão Pública e Desburocratização.

De acordo com o GESPUBLICA, todos os órgãos ou entidades

da administração pública federal, estadual, municipal ou do DF

que prestam serviços aos cidadãos devem implantar a carta de

serviços.

No tocante à problemática da “qualidade na administração pública” no Brasil, considere as afirmações abaixo.

I. Sua discussão está bastante enraizada no contexto de reforma do Estado brasileiro de meados dos anos 90.

II. Toma por princípio a necessidade de separação entre metas de “qualidade” e de “participação” (dos servidores), pois entende que a busca simultânea destes dois objetivos levaria à dispersão de recursos e reduziria a consecução de resultados, no tocante aos ganhos de qualidade.

III. Traz como um de seus sustentáculos a definição de indicadores de desempenho para avaliação de resultados e de níveis de satisfação dos clientes internos e externos.

IV. Relaciona-se com a busca da mudança de uma cultura administrativa de acento burocrático para uma cultura com orientação gerencial.

Está correto o que se afirma APENAS em

“O Modelo de Excelência em Gestão Pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.”

De acordo com o fragmento, relacione os fundamentos de excelência na gestão pública com os seus conceitos.

1. Pensamento sistêmico
2. Cultura da Inovação
3. Aprendizado organizacional
4. Geração de valor

( ) Alcance de resultados consistentes pelo aumento de valor tangível e intangível de forma sustentada para todas as partes interessadas.
( ) Promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização.
( ) Entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo.
( ) Busca contínua de novos patamares de conhecimento, individuais e coletivos, por meio da percepção, reflexão, avaliação e compartilhamento de informações e experiências.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Com relação à gestão da qualidade e do modelo de excelência gerencial, julgue os itens a seguir.

Condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações, o modelo de excelência em gestão pública foi concebido para desenvolver ações que visam obter sinergia decorrente dos esforços da gestão e da desburocratização.

Considerando a excelência nos serviços públicos, julgue os itens que se seguem.

O GESPÚBLICA, que constitui uma das políticas formuladas na busca da excelência nos serviços públicos, possui base conceitual e instrumentos limitados, não se aplicando a todas as áreas de atuação dos governos.

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