Considere, por hipótese, que uma equipe de Analistas do TRE-SP participou de uma reunião de um projeto baseado no Scrum e, ao final, o Backlog do Produto foi revisto e completamente ajustado para atender às novas necessidades de verificação de contribuições para campanhas de candidatos, advindas de pessoas físicas sob suspeita de corrupção. Os Analistas participaram da reunião
Considere que um Analista esteja participando de um projeto que utiliza as melhores práticas da Extreme Programming − XP. No início de uma iteração a equipe de desenvolvimento, da qual o Analista fazia parte, convidou o cliente a escrever as funcionalidades que desejava no sistema em pequenos cartões chamados user stories. Depois disso, a equipe de desenvolvimento estimou o tempo e o custo de cada funcionalidade para o cliente. O cliente foi informado do tempo e custo, e foi solicitado a decidir a prioridade em que cada user story deveria ser desenvolvida.
Esta prática XP é conhecida como
Considere que um sistema está sendo desenvolvimento na Defensoria Pública e algumas das práticas adotadas são listadas a seguir:
− O Time de Desenvolvimento funciona de forma auto-organizada, sendo composto por profissionais que realizam o trabalho de entregar uma versão do sistema que seja funcional e que incrementa o produto “Pronto" ao final de cada sprint. Somente quem integra o Time de Desenvolvimento cria incrementos.
− Para desenvolver o sistema podem ser criadas várias sprints. Cada sprint é uma iteração que segue o ciclo PDCA. Ao final de cada sprint bem sucedida o time terá produzido um incremento potencialmente integrável, ou seja, com qualidade, testado, completo e pronto, por isso são realizadas reuniões de planejamento para definir a meta de cada sprint.
− O desenvolvedor escreve um teste que falha, faz este teste passar da maneira mais simples possível e, por fim, refatora o código. Esta prática visa a criação de código limpo, atuando como uma ferramenta de apoio na qualidade do desenvolvimento de sistema.
Um Técnico em Informática afirma, corretamente, que
Com relação à metodologia SCRUM, identifique como verdadeiras V ou falsas F as seguintes afirmativas:
( ) A Equipe Scrum é formada por Product Owner, Scrum Master e Equipe de Desenvolvimento.
( ) O Product Backlog é definido pelo Scrum Master no início do projeto.
( ) O Product Owner é focado em ajudar a todos a compreender valores, princípios e práticas Scrum.
( ) Sprint é um espaço de tempo em que ocorre a produção de um produto ou parte dele.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Com relação aos artefatos Scrum, assinale a opção correta.
Acerca de Scrum, assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, acerca de metodologias de desenvolvimento de software XP (extreme programming).
A programação em pares, em que os desenvolvedores atuam
avaliando entre si o trabalho do outro, é uma prática da
metodologia XP.
No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue os próximos itens.
Em XP (Extreme Programming), as user stories não objetivam definir o escopo global do sistema, mas avaliar a complexidade de cada uma de suas partes a fim serem estimados prazos na perspectiva dos usuários ou clientes do sistema.
Acerca de conceitos relativos a engenharia de software, julgue os próximos itens.
Em projetos que executam o framework da metodologia ágil
Scrum, o backlog do produto mostra a visão atualizada das
funcionalidades desejadas para esse produto, sendo o conteúdo
definido por seu dono (product owner).
No que se refere ao ciclo de vida do software e às metodologias para o seu desenvolvimento, julgue os próximos itens.
No Scrum, práticas de estimativa como burndown e burncomplete, em conjunto com gráficos de barra, são úteis para estabelecer o burndown baseline e auxiliar o time de desenvolvimento a gerir a complexidade do projeto.
No que diz respeito à engenharia de software, assinale a opção correta.
Julgue os itens que se seguem, acerca de metodologias de desenvolvimento de software XP (extreme programming).
As práticas da extreme programming, que tem por princípio
liberar grandes releases de software, visam agregar valor ao
negócio.
Acerca de medição e estimativas de software em pontos de função e do gerenciamento do ciclo de vida de software, julgue os itens que se seguem.
No framework Scrum, que é voltado para o desenvolvimento
de produtos complexos, cada sprint pode ser considerada um
projeto, com horizonte de até um mês, que possui a definição
do que será construído, um plano projetado e flexível para
guiar a construção, o trabalho e o resultado do produto.
Julgue os itens que se seguem, acerca de metodologias de desenvolvimento de software XP (extreme programming).
Uma característica da metodologia XP é a existência de uma
equipe técnica voltada para a agilidade e velocidade
do desenvolvimento do software, de forma que todo o
desenvolvimento seja feito sem a interferência ou ajuda do
cliente até que os releases sejam disponibilizados para
que o desenvolvimento se torne o mais ágil possível.
O Scrum engloba um padrão de processos enfatizando prioridades de projeto, unidades de trabalho compartimentalizadas, comunicação e feedback frequente por parte dos clientes. Enfatiza o uso de um conjunto de padrões de processo de software que provaram ser eficazes para projetos com prazos de entrega apertados, requisitos mutáveis e críticos de negócio. "Não são introduzidos(as) durante execução de urgências (Sprint). Portanto, Sprint permite que os membros de uma equipe trabalhem em um ambiente de curto prazo, porém estável." Trata-se de