A função administrativa encarregada de dividir o trabalho, agrupar as atividades em uma estrutura lógica, designar as pessoas para sua execução, alocar os recursos necessários e coordenar os esforços é denominada:
Os padrões adotados para orientar os julgamentos e as decisões se referem a
Etzioni desenvolveu uma tipologia de Organização e examinou como o envolvimento individual do trabalhador com a Organização e o tipo de poder nela predominante interagem para explicar o consentimento ao poder. A respeito dos tipos de poder na Organização segundo Etzioni, assinale o item correto:
Em relação aos principais teóricos e às suas contribuições para a gestão da qualidade, ao ciclo PDCA e às ferramentas de gestão da qualidade, julgue o item subsequente.
A qualidade total está baseada no empoderamento (empowerment), que significa proporcionar aos gerentes as habilidades e a autoridade para tomar decisões que tradicionalmente eram dos funcionários.
No que diz respeito à Liderança Organizacional, assinale a alternativa correta:
No ciclo PDCA, a etapa que consiste no estabelecimento de objetivos e processos fundamentais para garantir os resultados conforme o que se espere atingir em termos de metas para a organização é a de
Na doutrina da Administração, a amplitude administrativa é o número ótimo de subordinados que cada gerente pode supervisionar. Se, por uma imposição da cúpula da administração, ocorre a concentração do processo decisorial na cúpula da organização, fica configurado o seguinte fenômeno:
No que se refere à gestão de equipes, julgue o item a seguir.
Na liderança democrática, o líder esboça as diretrizes e debate com o grupo, incentivando a participação de toda a equipe nas decisões.
Os administradores precisam ter capacidade mental para analisar e diagnosticar situações complexas, processando e interpretando racionalmente as informações. O processo de tomada de decisão, por exemplo, exige que o administrador seja capaz de identificar problemas, desenvolver soluções alternativas para corrigi-los, avaliar essas alternativas e selecionar a melhor. Essa tarefa requer habilidades
O administrador pode não ter autonomia para intervir e modificar a cultura organizacional de uma instituição, todavia pode ter condições de alterar e melhorar o clima organizacional de seu departamento, da sua equipe de trabalho, seja intervindo nos elementos que o compõem, seja atuando nos fatores que o determinam. Entre os elementos que interferem no clima organizacional, citam-se:
No que se refere ao processo administrativo e aos múltiplos aspectos relacionados a esse assunto, julgue o item seguinte.
O processo decisório é composto de duas etapas: definição e diagnóstico do problema e desenho da solução.
Em uma organização, cinco gerentes foram avaliados de acordo com o instrumento conhecido como grade (ou grid) gerencial, proposto por Blake e Mouton, que analisa comportamentos de liderança com base em duas dimensões: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. Os resultados da avaliação estão apresentados abaixo:
Cada gerente está representado pela letra G, seguido de um número de identificação, de 1 a 5.
De acordo com o modelo proposto por Blake e Mouton, é correto afirmar que:
Na festa de fim de ano de uma sociedade empresária, durante a etapa de premiação, um dos gestores recebeu um prêmio por ter conseguido desenvolver a melhor equipe da empresa, com integrantes participativos que apresentavam ideias para novos projetos.
Assinale a opção que apresenta o tipo de habilidade que possibilitou a premiação do gestor.
De acordo com Maximiano (2004, p. 26), “objetivos, decisões e recursos são as palavras-chave na definição de administração". Com relação ao conceito histórico e aplicação do processo de administrar, identifique como verdadeiras ou falsas as seguintes afirmativas:
( ) O processo de administrar tem baixo impacto no desempenho das organizações.
( ) Administração é o processo de tomar e colocar em prática decisões sobre objetivos e utilização de recursos.
( ) O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas que utilizam recursos para atingir algum tipo de objetivo.
( ) A administração é mais importante quando uma grande quantidade de recursos estão envolvidos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito das principais abordagens da administração, julgue o item a seguir.
Uma das características da abordagem sistêmica da administração consiste na visão da organização como uma realidade complexa e construída cognitivamente por membros dessa organização.