Ao se organizar um arquivo, é imprescindível que sejam consideradas suas regras e princípios.
Com base nessa premissa, assinale a afirmativa correta.
Em relação aos conceitos básicos e às técnicas de arquivamento, julgue o item a seguir.
De acordo com a característica da naturalidade, os registros arquivísticos não são coletados artificialmente, mas acumulados de modo natural nas administrações, em função dos seus objetivos práticos.
O princípio que fundamenta o arranjo dos documentos no arquivo permanente é princípio do(da)
A determinação segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas, é definida como princípio da:
Dentre os princípios da arquivologia, tem-se a unicidade, o que significa que:
A respeito do princípio da territorialidade, julgue o próximo item.
De acordo com esse princípio, os documentos devem ser conservados em serviços de arquivo do território onde tiverem sido produzidos, mesmo que sejam documentos elaborados por representações diplomáticas ou resultantes de operações militares.
Considerando que, no campo científico, um princípio é uma proposição geral aplicável a todos os casos que lhe digam respeito e que, se aceita pela comunidade científica, pode tornar-se um axioma, julgue o item subsecutivo, referente aos princípios arquivísticos.
Os princípios arquivísticos de respeito aos fundos e de ordem original incidem diretamente nas funções arquivísticas.
Recentemente, estudiosos, pensadores e profissionais têm discutido princípios da ciência arquivística que, por muito tempo, foram considerados inexoráveis para o estudo e a prática dos arquivos. Sob esta perspectiva, considere as afirmativas a seguir.
I → O modelo arquivístico vigente não se encaixa aos organismos vivos que são os arquivos hoje. A problemática reside em refinar a informação baseada na proveniência geral, sem obscurecer a conexão documento-atividade.
II → O arquivista atua como mediador entre documento e usuário, devendo, para tanto, possuir formação sólida em áreas como história, idiomas e diplomática, que lhe permitam ler e compreender os documentos, dominando uma série de detalhes técnicos por meio de extensos esforços práticos.
III → Os processos de avaliação constituem um elemento vital do contexto em que os arquivos históricos são formados. Guiados pelos valores de sua sociedade, os arquivistas acham-se implicados na formação dos arquivos que sua época legará ao futuro.
Em consonância com as correntes atuais do pensamento arquivístico, está(ão) correta(s)
De acordo com os princípios da descrição de documentos de arquivo, considerando a área de identificação, o elemento que se refere ao registro do local de produção de um documento, diz respeito à:
De modo geral, no contexto arquivístico, o fundo documental, quanto ao seu desenvolvimento,
pode ser caracterizado como
Os documentos em tramitação ou arquivados, mas de consultas frequentes, devem permanecer no local onde foram produzidos e ficar sob a responsabilidade das pessoas, ou dos órgãos que os criaram. A esses documentos dá-se o nome de:
A arquivologia estuda as funções do arquivo, os princípios e as técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Dentre eles, o princípio da proveniência.
A respeito desse princípio, é correto afirmar:
Em relação aos princípios arquivísticos, assinale a alternativa correta.
Em relação aos princípios fundamentais da arquivística, relacione cada princípio apresentado na coluna à esquerda às descrições destacadas na coluna à direita.

A sequência correta é
Os princípios arquivísticos norteiam as atividades desenvolvidas nos arquivos com o objetivo de buscar a integridade, a preservação documental e fornecer acesso à informação pela sociedade. Sobre princípios arquivísticos, analise as assertivas. I - Proveniência (Respeito aos fundos): documentos recebidos ou produzidos pertencentes a uma área territorial devem permanecer na mesma região de origem, sendo vedada a sua dispersão. II - Ordem Original: documentos recebidos ou produzidos devem ser mantidos e respeitados com sua ordem original. III - Teoria das Três Idades: os documentos passam por fases estabelecidas de acordo com sua vigência administrativa e frequência de consulta: idade corrente, intermediária e permanente ou histórica. IV - Territorialidade: documentos recebidos ou produzidos por pessoa física ou jurídica, pública ou privada, devem ser conservados juntos, segundo sua origem. V - Unicidade: os documentos arquivísticos possuem caráter único segundo a forma, espécie ou tipo, de acordo com a função do contexto original. Estão corretas as assertivas