À luz do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), julgue o próximo item.
Toda a execução das despesas da lei orçamentária anual é controlada por meio de contas da classe 6, uma vez que as contas da classe 5 são utilizadas somente para o registro inicial do orçamento e dos créditos adicionais aprovados.
No que se refere ao Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), considere: I. A natureza da informação pode ser patrimonial, orçamentária ou controle. II. Variações patrimoniais diminutivas são consideradas contas de controle. III. O PCASP, em sua nova sistemática, deixou de registrar controles de execução do planejamento e orçamento. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Com base na doutrina e na legislação contábil, julgue o item abaixo.
As entidades de fiscalização do exercício profissional, como autarquias federais, estão obrigadas à utilização do plano de contas da União, da mesma forma que as demais entidades submetidas ao SIAFI.
Em janeiro de 2018, uma entidade pública reconheceu R$ 3.000,00 referentes a Ajuste de Perdas de Estoques. Para o registro contábil de tal fato, a entidade pública utilizou contas do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público das classes
Atributos da conta contábil são características próprias que as distinguem de outras contas do plano de contas. Os atributos podem ser decorrentes de conceitos teóricos, da lei ou do sistema operacional utilizado. Assinale a única alternativa que apresenta uma informação correta sobre os atributos das contas contábeis:
A metodologia utilizada para a estruturação do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público foi a segregação das contas contábeis em grandes grupos de acordo com as características dos atos e fatos nelas registrados. Essa metodologia permite o registro dos dados contábeis de forma organizada e facilita a análise das informações de acordo com sua natureza. A natureza da informação que registra, processa e evidencia os atos de gestão cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade do setor público, é chamada de:
Uma entidade pública apresentou, em 31/12/2017, o saldo de R$ 1.150.000,00 na conta contábil 3.1.2.1.2.00.00. De acordo com o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, o saldo da conta, pertencente à classe
A respeito do plano de contas aplicado ao setor público (PCASP), estabelecido para a administração pública, assinale a opção correta.
A Escrituração, no ambiente do setor público, é organizada na forma de subsistemas de informações, que, apesar de gerarem produtos diferentes em razão de suas especificidades, convergem para a construção da informação do patrimônio público. Faça a correlação entre as colunas A e B e logo após marque a alternativa que apresenta uma sequência correta.
Coluna A– Subsistemas
1- Orçamentário
2- Patrimonial
3- Custos
4- Compensação
Coluna B – Conceitos
( ) Registra, processa e evidencia os custos dos bens e serviços, produzidos e ofertados à sociedade pela entidade pública.
( ) Registra, processa e evidencia os atos e fatos relacionados ao planejamento e à execução do plano operacional da entidade pública.
( ) Registra, processa e evidencia os atos e fatos de gestão, cujos efeitos possam produzir modificações no patrimônio da entidade, bem como aqueles com funções de controle.
( ) Registra, processa e evidencia os fatos financeiros e não financeiros relacionados com as variações qualitativas e quantitativas do patrimônio público.
A respeito das técnicas orçamentárias, julgue o item que se segue.
Os pagamentos relacionados à dívida consolidada do governo devem ser agrupados em um único grupo de natureza da despesa.
No Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, as contas “Créditos Tributários a Receber” e “Juros e Encargos de Empréstimos Internos Concedidos” são títulos, respectivamente, dos subgrupos
A respeito do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), julgue o item seguinte.
O PCASP possibilita a distinção entre os registros de natureza patrimonial e de controle.
Quanto aos principais documentos elaborados no âmbito da contabilidade pública, julgue o próximo item.
Os créditos e débitos do ativo financeiro são realizáveis independentemente de autorização orçamentária e podem ser quitados reciprocamente.
À luz do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), julgue os próximos itens.
Não é permitido um lançamento contábil que debite uma conta da classe 2 e credite uma conta da classe 6.