Planejamento é uma das funções administrativas mais importantes, tendo o seu foco voltado para
Segundo Chiavenato, “o planejamento é uma das melhores maneiras de se introduzir deliberadamente mudanças e inovação dentro das empresas, sob uma forma previamente definida e programada” (Chiavenato, Idalberto. Administração. Ed. Elsevier, 2007, p.168).
Acerca do planejamento dentro das organizações, analise as afirmativas a seguir:
I. O planejamento tático é decidido e desenvolvido nos escalões médios da empresa, isto é, no nível intermediário.
II. O planejamento estratégico trata de decisões e ações globais, genéricas e amplas e, para a sua correta realização, ele precisa ser adequadamente detalhado e desdobrado.
III. O planejamento é uma técnica acíclica, uma vez que a sua execução permite condições de avaliação e mensuração para novos planejamentos.
É correto o que se afirma
Considere que uma determinada organização tenha adotado como modelo de planejamento de Recursos Humanos o modelo baseado em fluxo de pessoal. Este modelo apresenta como aspecto potencialmente NEGATIVO
A informação de custos no setor público tem o objetivo de apoiar a tomada de decisões e a prestação de contas, com vistas a contribuir para medição e avaliação da qualidade do gasto na administração pública. Porém, a efetiva adoção das informações de custos no setor público apresenta uma série de desafios que requerem etapas bem definidas.
O Manual de Informações de Custos do Governo Federal apresenta um fluxo para o desenvolvimento de um modelo de custos personalizado.
Uma das atividades desse fluxo é construir a modelagem de mensuração sobre o tripé “sistema de custeio, sistema de acumulação e método de custeio”, que se insere na etapa de:
No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.
Como parte da gestão de conflitos, é importante que o gestor conheça a origem dos conflitos, que pode estar, por exemplo, na disputa de poder, nas resistências pessoais ou na falta de reconhecimento.
Ensinar esses alunos nunca foi uma tarefa fácil. Implicou planejar e replanejar as ações que pudessem ter a participação de todos. Significou despender tempo, tanto para reflexões, quanto para a construção das práticas pedagógicas. Pensar em trabalhos que usassem pouco a linguagem escrita, mas que, ao mesmo tempo, a exercitassem exigia revisar leituras e práticas, refazer as trajetórias de aprendizagem dos alunos, dialogar com colegas especialistas em leitura e escrita, disponibilidade para criar novas práticas e estar aberta para a possibilidade de frustração. O tempo usado para o planejamento era inversamente proporcional aos resultados.
(Extraído do estudo de Goulart, 2011)
Este relato mostra a complexa tarefa do ensino que tem início no planejamento exigindo que o professor:
I. Conheça os alunos e a compreensão que eles têm dos conteúdos propostos para que estruture as experiências de aprendizagem, o que pressupõe conceber formas de representar e explicar o conteúdo.
II. Pense sistematicamente sobre a realidade, sobre a proposta de trabalho, sobre a prática, tendo em vista criar diferentes oportunidades de aprendizagem.
III. Desenvolva um planejamento suficientemente elaborado e que sua aplicação seja fiel ao que foi estabelecido para evitar adaptações no decorrer do processo de ensino.
Está correto o que se afirma em
Para cada uma das assertivas abaixo, marque V para verdadeiro e F para Falso, considerando os indicativos presentes na literatura educacional sobre o processo de planejamento.
I. O processo de planejamento do ensino deve incorporar diferentes dimensões, abarcando desde o planejamento de metas definidas em documentos nacionais, como o Plano Nacional de Educação, até as indicações do Plano Municipal de Educação e da Proposta Pedagógica da Escola.
II. Em geral, o planejamento docente contempla uma lista de conteúdos a serem ensinados, mas não necessariamente exige a apresentação dos objetivos e das atividades a serem utilizados no seu ensino.
III. É função do coordenador pedagógico acompanhar e subsidiar os professores no processo de planejamento de ensino.
IV. A realidade da sala de aula e o cotidiano imprevisível com que os professores se deparam no dia a dia são um empecilho para que exerçam a atividade de planejar a prática.
A sequência correta que classifica a veracidade das assertivas acima é, respectivamente:
No que se refere à gestão de conflitos, julgue o item subsequente.
O gestor não deve negar a existência de possíveis conflitos, pois, a partir da sua descoberta, faz-se necessário investigar a situação e buscar solução da forma mais consensual possível, com objetivo de minimizar as chances de haver ressentimentos entre as partes envolvidas.
Com relação à comunicação, julgue o item que se segue.
A comunicação, como ferramenta fundamental para o sucesso de um projeto, para que seja eficaz dentro da equipe e entre esta e o gerente de projeto, deve ser realizada de forma segura e sigilosa, excluindo partes externas interessadas ao projeto.
Julgue o próximo item, relativos a estruturas funcionais, matriciais, por processos e por projetos.
A autoridade do gerente de projetos é menor em uma estrutura funcional clássica que na estrutura matricial.
O ser humano sempre organiza as suas ações e, assim, realiza o seu planejamento. Nem sempre percebe que está planejando diariamente. Quando Vasconcellos (2012) reflete sobre o planejamento, ele afirma que:
I. O objetivo de todo processo de planejamento é chegar à ação, mas esta deve estar atravessada por uma intencionalidade.
II. O ensino desprovido de sentido e reprodutivo existe somente com um planejamento.
III. A tarefa de educar é por demais importante e, também, complexa, o que não impede que seja realizada e que as decisões sejam tomadas isoladamente e no improviso.
Quais estão corretas?
O caput deste artigo estabelece que o projeto de lei do plano plurianual deverá ser devolvido para sanção até o encerramento do primeiro período da sessão legislativa, enquanto o § 2o obriga o seu envio, ao Poder Legislativo, até o dia 30 de abril do primeiro ano do mandato do Chefe do Poder Executivo. Isso representará não só um reduzido período para a elaboração dessa peça, por parte do Poder Executivo, como também para a sua apreciação pelo Poder Legislativo, inviabilizando o aperfeiçoamento metodológico e a seleção criteriosa de programas e ações prioritárias de governo. (Razões de Veto ao art. 3o da LRF. Mensagem 627/2000)
É certo que o art. 3o da Lei de Responsabilidade Fiscal como originalmente decretado pelo Congresso Nacional era o principal da Lei a cuidar diretamente do Plano Plurianual, mas foi vetado nos termos da mensagem acima.
À míngua de tal regulamento,
Rodrigo Reis acaba de passar em um concurso para coordenador pedagógico na rede pública. No planejamento para formação da equipe de uma Escola Estadual para o primeiro semestre de 2022, Rodrigo propõe que trabalhem a partir de um projeto interdisciplinar. A justificativa que melhor traduz os princípios teóricos que fundamentam esse tipo de projeto é:
Com relação à comunicação, julgue o item que se segue.
A negociação, ainda que não faça parte integral do gerenciamento de projetos, melhora a gestão e a probabilidade de êxito do projeto.
Julgue o item seguinte, relativos à motivação.
O sucesso geral do projeto depende do empenho da equipe do projeto, o que está diretamente relacionado ao nível de motivação dessa equipe.