A Administração tem no planejamento a base de todas as ações subsequentes. Há uma hierarquia no planejamento, com níveis distintos. O planejamento produz como resultado imediato o plano. O plano descreve um curso de ação para alcançar um objetivo e proporciona respostas às questões: o que, quando, como, onde e por quem. Os planos relacionados com métodos são denominados:
A mudança organizacional é um processo complexo que altera a relação entre a organização e o seu meio ambiente e pode ocorrer de forma planejada ou não. Em relação às abordagens, assinale a alternativa em que todas se referem à mudança planejada.
No cerne do planejamento estratégico, há o estabelecimento de estratégias, metas e objetivos. Um conceito importante é o de objetivo parcial, correlacionado às áreas funcionais da instituição, que deve ser atingido com a finalidade de se alcançar os objetivos da empresa. A qual conceito se refere a descrição anterior?
“O serviço ao ____I_____ é um processo cujo objetivo é fornecer _____II_____ de valor agregado à cadeia de suprimento, de maneira _____III_____, em termos de _____IV_____."
A alternativa que apresenta os termos que completam a assertiva apresentada, tornando-a verdadeira, é:
A respeito de ferramentas, técnicas e abordagens utilizadas por gestores em organizações, julgue o item subsequente.
No planejamento estratégico, o gestor deve considerar dimensões internas e externas à organização, como análise da situação organizacional e análise ambiental.
Assinale a alternativa correta.
Sobre planejamento estratégico, ferramenta necessária para orientar a evolução da Administração e auxiliar no cumprimento de suas metas, analise as afirmativas a seguir.
I. O planejamento estratégico é o pensamento sistêmico estruturado, organizado para que a administração alcance seus objetivos.
II. O planejamento estratégico é a ferramenta física que o administrador coloca no computador para monitorar e avaliar constantemente os resultados obtidos.
III. O planejamento estratégico é o detalhamento de como a Administração vai atuar para alcançar seus objetivos gerais e funcionais, cumprindo sua missão e realizando sua visão de futuro.
Está correto o que se afirma em
Além da estrutura organizacional, as empresas precisam de uma conjunção de crenças, princípios e valores que lhes forneçam consistência e identidade própria. Nessa medida, a compreensão dos conceitos de missão, visão, valores e objetivos são imprescindíveis para guiar a direção de qualquer negócio. Sobre esses conceitos fundamentais, é correto afirmar que
Após análises do ambiente externo e interno, determinada
instituição obteve como diagnóstico a predominância de
ameaças e pontos fortes. Neste tipo de ambiente, a recomendação
é a adoção da Estratégia de
Suponha que determinada organização pública pretenda
utilizar ferramentas reconhecidas de planejamento estraté-
gico para um processo articulado de definição de objetivos
e de escolha de meios para atingi-los. Para o escopo pretendido,
a referida organização
Uma das etapas da administração estratégica é a análise do ambiente externo à empresa. Essa análise permite que sejam identificadas ameaças e oportunidades ambientais. A análise de oportunidades começa com a identificação da estrutura genérica do setor, sendo quatro delas bastante comuns: setores fragmentados, setores emergentes, setores maduros e setores em declínio. Nos setores em declínio, entre as principais opções estratégicas para exploração de oportunidades, estão as chamadas estratégias de:
No planejamento agregado da produção, os gestores da área de operações de uma empresa fabril desenvolvem planos de médio prazo sobre como produzirão seus produtos.
O planejamento agregado, entendido como um processo, geralmente apresenta como primeira atividade
Ao realizar análise de cenários, são identificados alguns fatores úteis como: I.Criar consciência empresarial em relação aos aspectos do macroambiente que são desfavoráveis ou imutáveis, bem como aqueles em que a empresa atuará. II.Compreender os aspectos favoráveis e não favoráveis à introdução ou manutenção de um produto ou serviço em um determinado macroambiente. III.Proporcionar mais qualidade como apoio visual. IV.Aumentar os negócios por meio do desenvolvimento de novos mercados para seus produtos. Está correto o que consta APENAS em
Um dos Objetivos Estratégicos do TRT - 2ª Região São Paulo é Alinhar 100% das unidades administrativas e judiciárias à estratégia institucional, integrando-as ao Modelo de Gestão e Ações Estratégicas aprovados pelo Tribunal. Para tanto, utiliza o Planejamento Estratégico de RH que deverá levar em consideração:
I.Coerência entre si das políticas, práticas e decisões de recursos humanos, além de estarem consistentes com o planejamento global da organização.
II.Elaboração pautada dos procedimentos de recrutamento e seleção.
III.Interação com o ambiente interno e externo, atuando de forma inovadora e diferenciada, sendo capaz de influenciar toda a organização.
IV.Após formalização não poderá ser modificado ou alterado, garantindo assim o sucesso das ações propostas.
Está correto o que se afirma em
A estratégia organizacional deve levar em conta as tendências e forças que mudam o cenário competitivo, de tempos em tempos. Nesse sentido, os gestores devem analisar os fatores que compõem o cenário competitivo atual.
Nesse contexto, qual dos fatores identificados está INCORRETO?