Urgências em Medicina Legal diferem daquelas da prática clínico-cirúrgica, em que a gravidade do quadro apresentado pelo paciente impõe a premência.
O principal fator, referente aos vestígios, determinante da urgência é sua:
No exame do encéfalo em caso de traumatismo craniencefálico, observam-se zonas de hemorragia e destruição do tecido cortical no polo frontal e no polo occipital, provocadas pelo efeito de movimentação do encéfalo no interior do crânio.
Tais achados caracterizam a chamada lesão de:
No estudo das lesões corporais (Art. 129 do Código Penal brasileiro), a correta caracterização das lesões como leves, graves ou gravíssimas depende da cuidadosa análise da vítima, à luz dos conhecimentos médicos e médico-legais.
Sobre esse tema, é correto afirmar que:
Para proceder à correta avaliação das instalações hidráulicas e sanitárias de uma edificação, um Perito Criminal Da Polícia Civil deve conhecer, dentre outras matérias, as diretrizes gerais para a execução de serviços referentes à instalação de tal subsistema construtivo. Com base no exposto, assinale a alternativa correta.
Durante as investigações para identificação das causas do desabamento de uma edificação de três pavimentos, o Perito Criminal da Polícia Civil identificou, nos elementos que antes do desabamento compunham a superestrutura da edificação, algumas manifestações patológicas que podem estar relacionadas ao sinistro. Sobre essas manifestações patológicas, assinale a alternativa INCORRETA.
Sobre a terminologia apresentada na NBR 13.752:1996 – Perícias de engenharia na construção civil, em relação aos diferentes tipos de depreciação, assinale a alternativa correta.
Devem ser de domínio do Perito Criminal Da Polícia Civil as diretrizes gerais para a execução de serviços de Instalações Elétricas. Sobre tais diretrizes, é correto afirmar que
Julgue o próximo item de acordo com os preceitos éticos e legais a serem seguidos pelo perito na área da medicina.
A perícia médico-legal com finalidade criminal, diferentemente da medicina assistencial, não pressupõe o estabelecimento de uma relação profissional-paciente e, por essa razão, não configura um ato médico.
O orçamento detalhado dos problemas levantados é considerado, pelas normas vigentes, um requisito dispensável na perícia, podendo ser elaborado posteriormente à conclusão dos trabalhos.
Apesar de recomendável, o laudo de vistoria de vizinhança não é um documento obrigatório para obras de edificações.
Na topografia normal, em cada região anatômica do corpo, localizam-se os seguintes órgãos:
Um engenheiro civil foi designado para periciar um prédio que apresentava fissuras em uma viga de concreto biapoiada, conforme figura precedente. Ao vistoriar o local, ele constatou que havia uma flecha excessiva na viga e que as fissuras se propagavam também para a parede de alvenaria, construída acima da viga. No diário de obras sobre a execução da peça, encontrou a informação de que o escoramento da viga fora retirado cinco dias após a concretagem.
A respeito dessa perícia hipotética, julgue o item a seguir.
A retirada precoce do escoramento da viga pode ter contribuído para o surgimento das fissuras.
A tonalidade da equimose é um aspecto de grande interesse médico pericial. Sobre isso, é CORRETO afirmar que é sempre
Julgue o próximo item de acordo com os preceitos éticos e legais a serem seguidos pelo perito na área da medicina.
Segundo o Código de Processo Penal, o exame cadavérico, em casos de morte violenta, é obrigatório e deverá ser realizado preferencialmente por perito oficial, sendo obrigatória, nesses casos, a inspeção tanto externa quanto interna do corpo, o que será detalhado e, se possível, ilustrado, no respectivo laudo pericial.