Os serviços de conservação rodoviária fazem parte do conjunto de funções e atividades destinadas a proporcionar conforto e segurança aos usuários. A seguinte definição
“Conjunto de operações destinado a restabelecer o perfeito funcionamento de um bem determinado ou avariado e restabelecer na íntegra suas características técnicas originais. Envolve, portanto um conjunto de medidas destinadas a adaptar a rodovia, de uma forma permanente, às condições de tráfego atuais e futuras, prolongando seu período de vida" corresponde a qual alternativa?
Para uma rodovia com 50 km de extensão e com um número N de projeto igual a 1,8 × 103 , foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a base e sub-base, deverão ser utilizados os materiais selecionados da única jazida disponível, cujas características são apresentadas a seguir.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
O revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante é adequado para o número N de projeto da situação em apreço, já que apresenta desempenho suficiente para suportar os esforços repetidos de tração na flexão, correspondente ao tráfego.
Analisando as alternativas abaixo, assinale a que NÃO corresponde a condições que devem ser observadas para elaboração de um projeto de pavimentação:
As principais propriedades das argilas são obtidas por meio de ensaios de plasticidade e liquidez. Para uma determinada amostra de solo, foram definidos o limite de plasticidade de 30% e o gráfico dos resultados conforme representado abaixo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O ensaio que apresenta as informações de limite de plasticidade é o ensaio de Casagrande.
Com relação às camadas e ao comportamento da distribuição de cargas nas camadas inferiores de pavimentos rodoviários rígidos comparativamente aos pavimentos rodoviários flexíveis em que se adote o CBUQ como solução, julgue o item subsequente.
O pavimento flexível possui vantagem econômica em relação ao rígido, pois a execução da camada de base é desnecessária, sendo o CBUQ executado diretamente sobre o subleito.
No que se refere ao controle de materiais em uma situação de um projeto que prevê uma estrutura de pavimento composta por revestimento em concreto betuminoso usinado a quente com polímero, base em solo-cimento e sub-base em solo estabilizado granulometricamente, assinale a opção correta.
Para uma rodovia com 50 km de extensão e com um número N de projeto igual a 1,8 × 103 , foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a base e sub-base, deverão ser utilizados os materiais selecionados da única jazida disponível, cujas características são apresentadas a seguir.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
O aumento da densidade do solo resultante do aumento da energia de compactação depende do tipo de solo que está sendo compactado.
A análise da capacidade de suporte do subleito e dos materiais constitutivos do pavimento viário é feita pelo ensaio ISC – Índice de Suporte Califórnia (C.B.R.) em corpos de prova indeformados ou moldados em laboratórios. Os materiais do subleito devem apresentar uma expansão, medida no ensaio C.B.R., menor ou igual a 2% e um C.B.R. de, no mínimo:
A seguinte definição: “pavimento que possui base composta por algum aglutinante com propriedades cimentícias e revestido por uma camada asfáltica" corresponde a qual tipo de pavimento rodoviário?
As principais propriedades das argilas são obtidas por meio de ensaios de plasticidade e liquidez. Para uma determinada amostra de solo, foram definidos o limite de plasticidade de 30% e o gráfico dos resultados conforme representado abaixo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
É correto afirmar que esse solo é uma argila inorgânica de baixa plasticidade.
As principais propriedades das argilas são obtidas por meio de ensaios de plasticidade e liquidez. Para uma determinada amostra de solo, foram definidos o limite de plasticidade de 30% e o gráfico dos resultados conforme representado abaixo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Para a determinação da curva de compactação, utiliza‐se o ensaio de CBR.
Na elaboração do projeto de pavimentação das vias devem ser consideradas as variáveis que caracterizam o tráfego solicitante projetado em um período futuro e a capacidade de suporte do solo que irá compor a fundação (subleito) do pavimento. Entre os ensaios de caracterização do solo subleito, NÃO está:
Segundo o Manual de Pavimentação de 2006 do DNIT, os pavimentos podem ser classificados em
As principais propriedades das argilas são obtidas por meio de ensaios de plasticidade e liquidez. Para uma determinada amostra de solo, foram definidos o limite de plasticidade de 30% e o gráfico dos resultados conforme representado abaixo.
Com base nessa situação hipotética, julgue o item a seguir.
O índice de plasticidade desse solo é de 78%.
Para uma rodovia com 50 km de extensão e com um número N de projeto igual a 1,8 × 103 , foi projetado um pavimento com sub-base, base e revestimento de tratamento superficial duplo com capa selante. Para a base e sub-base, deverão ser utilizados os materiais selecionados da única jazida disponível, cujas características são apresentadas a seguir.
Considerando essa situação hipotética e os múltiplos aspectos a ela relacionados, julgue os itens a seguir.
Rolos pé de carneiro, com as patas penetrando na parte mais profunda, são adequados para a compactação da base e da sub-base devido às características do material da jazida, que requer aplicação de altas pressões para vencer a coesão do solo.