Infere-se do fragmento de texto apresentado anteriormente que
o professor deve romper a distância que possa existir entre ele e o educando, facilitando o diálogo e estimular a prática do pensar.
O educador brasileiro Paulo Freire faz uma crítica à educação básica afirmando que há uma relação vertical entre o educador e o educando, com o objetivo intencional ou não, para a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente. Tendo como base o exposto é incorreto afirmar:
Observe a reflexão de Paulo Freire (1996, p.30-31): "[ ... ] Porque não discutir as implicações políticas e ideológicas de um tal descaso dos dominantes pelas áreas pobres da cidade? A ética de classe embutida nesse descaso? Porque, dirá um educador reacionariamente pragmático, a escola não tem nada a ver com isso. A escola não é partido." Nesse contexto, para o autor, ensinar exige:
Paulo Freire, por meio de suas obras, trouxe grandes contribuições para a Educação e se tornou um dos teóricos brasileiros mais conhecidos no mundo. Leia abaixo um trecho retirado do livro Educação e Mudança:
“[...] e é porque se integra na medida em que se relaciona, e não somente se julga e se acomoda, que o homem cria, recria e decide" (FREIRE, [1979] 2008, p. 64).
Esse fragmento de texto remete a ideia de que
A professora Maria, entende que o objetivo do ensino não seja apenas de tornar mais rápido e acessível o aprendizado. Acredita que o aluno precisa aprender a ler a realidade (conhecê-la) para em seguida poder reescrever essa realidade (transformá-la)". O método de ensino da professora Maria está embasado nos conceitos de qual educador:
Telma Weisz, em seu livro O diálogo entre o ensino e a aprendizagem, relembra uma metáfora, muito utilizada por um educador muito conceituado. A referida metáfora é “educação bancária", que é usada para falar de uma escola em que se pretende “sacar" exatamente aquilo que se “depositou" na cabeça do aluno. Quem foi o educador criador dessa metáfora?
Analise o trecho a seguir e assinale a alternativa que completa respectivamente as lacunas:
“A valorização da cultura do aluno é a chave para o processo de conscientização _______________________ por ___________________________ e está no âmago de seu método de alfabetização, formulado inicialmente para o ensino de adultos. Basicamente, o método propõe a identificação e catalogação das palavras-chave do vocabulário dos alunos - as chamadas palavras _______________________________. Elas devem sugerir situações de vida comuns e significativas para os integrantes da comunidade em que se atua."
“A percepção que o aluno tem do professor não resulta exclusivamente de como ele atua, mas também de como o aluno entende que ele atua (FREIRE, 1996)." Assinale a alternativa INCORRETA:
Paulo Freire, em sua obra mais conhecida, Pedagogia do Oprimido, afirma que “quanto mais analisamos as relações educador-educandos na escola, em qualquer de seus níveis (ou fora dela), parece que mais nos podemos convencer de que essas relações apresentam um caráter especial e marcante – o de serem relações fundamentalmente narradoras, dissertadoras". (FREIRE, 1987, pág. 57)
O autor afirma que a narração de que o educador é o sujeito que conduz o educando à memorização mecânica e os transforma em vasilhas. “Quanto mais vá enchendo os recipientes com seus depósitos, tanto melhor o educador será. Quanto mais se deixem docilmente encher, tanto melhores educandos serão". (IDEM, pág. 58)
As características das relações entre professor e aluno descritas por Freire são próprias do que o autor denomina 'educação bancária'. Em oposição, o autor afirma que deve-se priorizar a dialogicidade enquanto essência da educação como prática de liberdade.
Segundo o autor, para haver um diálogo em que se estabeleça uma relação horizontal, é necessário evitar:
Leia abaixo uma crítica a um estilo tradicional de educação:
“Ato mecânico de 'depositar' palavras, sílabas e letras nos alfabetizandos. Este 'depósito' é suficiente para que os alfabetizandos comecem a 'afirmar-se'."
Esse posicionamento refere-se à uma crítica de um dos professores teóricos do ensino quanto a um estilo tradicional de ensino que ele dá o nome de:
Leia a citação abaixo:
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"
Partindo do que é trazido nessa citação, é possível afirmar que o autor da frase possuía preocupações em seu trabalho relacionadas ao envolvimento e a socialização entre pessoas enquanto pares, desse modo é possível concluir que a frase é de:
Existem saberes indispensáveis à prática docente. São saberes demandados pela prática educativa em si mesma, qualquer que seja a opção política do educador. Segundo Paulo Freire, ensinar exige:
Segundo Paulo Freire, “a um avanço tecnológico que ameaça milhares de mulheres e homens de perder seu trabalho deveria corresponder outro avanço tecnológico que estivesse a serviço do atendimento das vítimas do progresso anterior. Como se vê, esta é uma questão ética e política e não tecnológica. (...) No exercício crítico de minha resistência ao poder manhoso do sistema de ideias, vou gerando certas qualidades que vão virando sabedoria indispensável à minha prática docente".
Nesse trecho, Freire fala sobre os saberes necessários à prática educativa. Para o autor, ensinar exige:
Nas palavras de Paulo Freire (2003), a leitura é bem mais que decodificar palavras: é ler o mundo. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.
Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do oprimido (1982), afirma que professores e alunos, através do ato de aprender juntos, constroem conhecimento de forma compartilhada. Esse sistema de compartilhamento e troca nos dias atuais é conhecido como processo interativo. Atualmente, através das tecnologias digitais, essa interação é ampliada com o uso