Dentre as manifestações orais e maxilofaciais mais comuns na infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), estão:
Assinale a alternativa que corresponde a uma condição relacionada com a Gengivite Ulcerativa Necrosante Aguda.
Um homem de vinte e três anos de idade, apresentando
lesão ulcerada na região da língua, foi encaminhado ao ambulatório
odontológico para análise dessa lesão. No exame físico, foram
observados úlcera de bordas amolecidas e sangramento
à manipulação.
Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
A descrição da úlcera subsidia o provável diagnóstico de lesão carcinomatosa em decorrência do nível de destruição tecidual.
Como efeitos terapêuticos dos Lasers de Baixa Intensidade temos a possibilidade de utilização como tratamento odontológico, EXCETO:
Dentre as manifestações orais de doenças sistêmicas, há algumas condições caracterizadas pela deposição de substâncias. Dentre elas, há uma que pode levar à insuficiência renal ou cardíaca. Pacientes submetidos à diálise renal por muito tempo, também desenvolvem esta condição, pois a substância acumula-se no sangue, podendo acometer a língua. Qual a condição mencionada dentre as alternativas abaixo?
Julgue os itens a seguir, no que se refere ao cuidado bucal
na população idosa.
Alterações do metabolismo dos fibroblastos, efeito colateral medicamentoso ou alterações hormonais, geralmente associadas à má higiene oral por redução da condição motora, podem ser causas de hiperplasia gengival em idosos.
Radiograficamente, áreas localizadas de esclerose óssea associadas a ápices de dentes com pulpite ou necrose pulpar, com uma zona localizada e uniforme de radiodensidade aumentada, adjacente ao ápice dos dentes que exibem uma diminuição do espaço periodontal ou lesão apical inflamatória é compatível com:
Um paciente realizou hemograma e foi observada presença de Linfocitose. O mesmo apresentou febre, linfadenopatia, faringite e tonsilite. Dentre as opções abaixo, qual a hipótese diagnóstica mais adequada relacionada a essa alteração no Hemograma?
Paciente C. T. S., 16 anos, gênero masculino, fez uma radiografia panorâmica de rotina, na qual foi identificada uma lesão radiolúcida, unilocular, de margens regulares e limites bem definidos na região do dente 36, que estava vital. A lesão era assintomática e não apresentava efeitos sobre os dentes adjacentes. Após a exposição cirúrgica, observou-se uma cavidade óssea vazia, sem revestimento epitelial. Diante do exposto, pode-se formular como primeira hipótese diagnóstica:
Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, relata ter
fadiga e sudorese noturna. O exame clínico mostra hiperplasia
gengival generalizada. A gengiva tem aspecto vermelho,
esponjoso, edematoso e sangra facilmente. Este
quadro clínico é compatível com a manifestação inicial de
Assinale a alternativa que corresponde a um crescimento tecidual por traumatismo mecânico de forma nodular globosa que emerge da papila interdental, com cerca de 0,5 cm de diâmetro, geralmente de cor rosa–escuro a vermelho intenso, pouco consistentes à palpação e que se tornam isquêmicas quando comprimidas:
Assinale a opção que corresponde ao tipo de técnica mais
indicada quando se deseja realizar a biópsia de uma lesão de
grande tamanho (> 1cm), localizada próximo de estruturas
anatômicas importantes e com suspeita de malignidade.
Dentre as alterações patológicas que simulam patologias endodônticas, temos os tumores. Radiograficamente sua imagem mais comum é de áreas radiolúcidas multiloculares, que podem conter lojas pequenas (aspectos de favos de mel) ou grandes (aspectos de bolhas de sabão). São diagnosticados como:
A osteíte condensante representa um aumento no osso trabecular em resposta a uma irritação persistente e é frequentemente confundida com uma entidade não patológica denominada