Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética
anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no
Manual de Redação da Presidência da República.
A estrutura do documento apresentado é adequada à composição de um ofício.
Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.
Nesse ofício, deveriam constar do cabeçalho ou do rodapé
informações acerca do remetente, tais como nome do órgão ou
setor; endereço postal; telefone; e endereço de correio
eletrônico.
À luz do disposto no Manual de Redação da Presidência da República a respeito da redação de correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
No âmbito do CADE, o ofício é expedido pelo presidente para autoridades externas a esse órgão. O aviso, por sua vez, é utilizado somente para a comunicação entre os conselheiros.
Tendo em vista as normas da redação oficial, indique a alternativa que preenche
adequadamente as lacunas a seguir.
( A) _________________ (1) são atos administrativos da competência exclusiva do Chefe do
Executivo, destinados a prover situações gerais ou individuais, abstratamente previstas, de
modo expresso ou implícito pela legislação.
( B) ____________________(2) é parte integrante de um processo, para o qual aponta solução
favorável ou desfavorável, precedida da necessária justificativa, com base em dispositivos
legais, jurisprudência e informações.
( C) São modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. Os dois textos têm como
finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si.
A única diferença entre eles é que ________________( 3) é expedido exclusivamente por
Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que
_______________(4) é expedido para e pelas demais autoridades, além de também
permitir o tratamento de assuntos com particulares.
Leia os textos abaixo transcritos.
Trata−se, respectivamente, dos seguintes documentos:
O ofício tem a finalidade de estabelecer uma comunicação entre os diferentes órgãos do Serviço Público e entre
órgãos do Serviço Público com particulares. Acerca do ofício, analise as afirmativas abaixo:
Está CORRETO o que se declara na alternativa
No padrão ofício, há três tipos de expedientes que se
diferenciam, antes pela finalidade do que pela forma. São
eles:
Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.
Identifica–se, no ofício, erro de formatação em relação à numeração de parágrafos, que só devem ser enumerados caso haja mais de três parágrafos.
Acerca do formato das correspondências oficiais, de sua função e
da linguagem empregada nessas comunicações, julgue os itens a
seguir, de acordo com o Manual de Redação da Presidência da
República.
O trecho a seguir é adequado para introduzir expediente que encaminha documentos solicitados anteriormente por meio de outro expediente: Encaminho, anexa, cópia do Ofício n.º 123, de 12 de agosto de 2014, da Superintendência de Administração e Finanças, que trata da alocação dos servidores recém–admitidos.
Considere as técnicas de redação para correspondências oficiais para responder à questão.
Estão indicadas, corretamente, como partes do documento no Padrão Ofício, sendo exemplos o aviso, o ofício e o memorando, todas as características citadas abaixo EXCETO:
Com base no documento hipotético acima, julgue os itens seguintes.
Identifica–se, no ofício, erro de formatação em relação à
numeração de parágrafos, que só devem ser enumerados caso
haja mais de três parágrafos.
As partes que um documento do padrão ofício deve conter são, respectivamente,
Assinale a opção correta a respeito da função das comunicações oficiais.
Com fundamento na redação de comunicações oficiais,
julgue os itens a seguir.
I - Os ofícios são expedidos exclusivamente por
ministros de Estado para autoridades de mesma
hierarquia.
II - O princípio de economia linguística deve ser
entendido como economia de pensamento, isto é,
deve-se sempre reduzir o texto em tamanho, com
cortes de passagens substanciais e secundárias.
III - São premissas que reduzem a duplicidade e
dificuldade de interpretações de um texto oficial: a
impessoalidade e o uso do padrão culto de
linguagem.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita
por meio de memorandos entre unidades
administrativas de mesma hierarquia ou de diferentes
níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a