Assinale a opção correta a respeito da função das comunicações oficiais.
Com fundamento na redação de comunicações oficiais,
julgue os itens a seguir.
I - Os ofícios são expedidos exclusivamente por
ministros de Estado para autoridades de mesma
hierarquia.
II - O princípio de economia linguística deve ser
entendido como economia de pensamento, isto é,
deve-se sempre reduzir o texto em tamanho, com
cortes de passagens substanciais e secundárias.
III - São premissas que reduzem a duplicidade e
dificuldade de interpretações de um texto oficial: a
impessoalidade e o uso do padrão culto de
linguagem.
IV - A comunicação interna de um órgão pode ser feita
por meio de memorandos entre unidades
administrativas de mesma hierarquia ou de diferentes
níveis hierárquicos.
A quantidade de itens certos é igual a
Ofício é o meio usual de comunicação por escrito que tem como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, também, com particulares. Um ofício deve conter as seguintes partes, exceto:
A respeito do que há de comum quanto à forma entre os três tipos de expedientes ? ofício, memorando e aviso ?, assinale a alternativa correta.
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes
O ofício segue o mesmo padrão do aviso quanto ao formato, sendo que se diferencia quanto à finalidade por tratar também de assuntos oficiais com particulares.
Considerando as orientações constantes do Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens subsequentes.
O ofício e o aviso se diferenciam do memorando quanto a sua forma e finalidade.
Aviso e _____________________ são modalidades de
comunicação oficial praticamente idênticas.
A única diferença entre eles é que o aviso é
expedido exclusivamente por Ministros de Estado,
para autoridades de mesma hierarquia,
ao passo que o(a )__________________ é expedido
para e pelas demais autoridades. Ambos têm
como finalidade o tratamento de assuntos
oficiais pelos órgãos da Administração Pública
entre si e, no caso do ___________________ , também
com particulares.
Identifique a alternativa que completa CORRETAMENTE
as três lacunas acima:
Assinale a alternativa CORRETA. Segundo o manual de redação da Presidência da República (2ª edição, 2002), a modalidade de comunicação (comunicação eminentemente interna) entre unidades administrativas de um mesmo órgão, deve ser realizada por meio de:
Dadas as afirmativas seguintes sobre redação de documentos, I. Oficio – é um tipo de documento expedido para autoridades com a finalidade de tratar assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si e com particulares. II. Aviso – é expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia. Trata de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública entre si. III. Quanto a sua forma, o aviso não acrescenta o vocativo, que invoca o destinatário. IV. No aviso não há cabeçalho ou rodapé. V. Memorando – quanto a sua forma, segue o modelo do padrão oficio, diferenciando o destinatário, que deve ser mencionado pelo cargo que ocupa. verifica-se que estão corretas
As características de um ofício são as relacionadas a seguir, EXCETO
Trata-se de modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em níveis diferentes. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo ou ainda ser empregada à exposição de projetos, ideias e diretrizes a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando, em qualquer órgão, deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.
A essa modalidade dá-se o nome de:
No que tange à redação de documentos oficiais, julgue os itens a
seguir.
Entre as correspondências oficiais que devem seguir o padrão ofício incluem-se o ofício, o aviso e o memorando.
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.
O padrão ofício foi definido com o objetivo de uniformizar a diagramação dos expedientes ofício, memorando e aviso, mantendo-se, contudo, as especificidades de cada um desses expedientes.
Suponha que o ministro da Justiça pretenda enviar ao ministro do Planejamento uma solicitação formal de recursos para a DPU. Nessa situação, o procedimento mais adequado é o envio de
A respeito dos padrões de redação de um ofício, é INCORRETO afirmar que: