No primeiro parágrafo do texto, o articulista afirma que “Eu vim ao Rio para um evento no Museu do Amanhã. Então descobri que não tinha mais passado". O termo destacado conecta as sentenças em uma relação de:
O parágrafo abaixo transcrito, retirado do artigo "Previdência será reformada?", embora seja constituído de um único período, apresenta diferentes mecanismos de articulação oracional. Ou seja, é um período composto, formado pelos processos de coordenação e de subordinação. Leia-o com atenção, de modo a responder ao que se pede.
“Num país em que um quarto da população vive abaixo da linha da pobreza, custa crer que parcelas mais esclarecidas da sociedade ainda não se tenham convencido de que a reforma da previdência é indispensável, de que é preciso combater os benefícios de uma casta e de que é necessário evitar uma rejeição da reforma, que prejudicaria particularmente os pobres". (citação de Maílson da Nóbrega - Jornal Correio da Paraíba, 31/12/17)
As orações introduzidas pelos conectores: em que; de que e que se classificam, respectivamente, como orações subordinadas
O item do texto 2 que estabelece coesão com um termo anterior, que é uma oração, é:
Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.
A oração “Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo” expressa sentido concessivo em relação à outra oração do período.
Leia o texto a seguir para responder à questão.
Na frase “O eco da tragédia de Goiânia, que se revela a cada dia com informações mais alarmantes sobre a personalidade complexa do jovem de 14 anos que disparou na sala de aula contra os colegas, levará tempo para se dissipar, já que despertou o alarme em não poucas famílias", o termo destacado estabelece, entre as ideias, uma relação:
A preposição destacada no trecho acima contribui para a coesão do texto introduzindo o valor semântico de:
Em: “Vencemos o jogo, mesmo estando com menos jogadores”, temos:
Esse conselho, que deve se reunir pelo menos uma vez por mês, acompanha as verbas que chegam pelo SUS (l. 36-39) O trecho sublinhado está entre vírgulas por expressar ideia de:
Analise as orações: I- À proporção que comermos, engordaremos. II- Ainda que chova, vou para sua casa. III- Desde que fique, também ficarei. A sequência correta das orações subordinadas adverbiais é:
"Quando a fatal curiosidade de Eva fez-lhes perder o paraíso" Entre as duas frases que compõem o trecho acima, é estabelecida a seguinte relação de sentido:
Analise as orações.
I- Segundo nosso acordo, tudo foi realizado.
II- Assim que acordei, pulei da cama.
III- Chorou tanto que suas lágrimas secaram.
A sequência correta quanto à oração subordinada adverbial é:
Na passagem do 4º parágrafo – Não sabia como e por que mas agora se sentia mais perto da água, pressentia-a mais próxima – as expressões destacadas trazem ao contexto, correta e respectivamente, as ideias de
Completando-se o trecho – Não se sabe o que pode vir daqui para a frente; vivemos em um cenário fulcral, em que tudo parece confuso, ... – a alternativa que introduz ideia de concessão é:
Sobre os processos de subordinação, analise os itens abaixo:
I. A oração sublinhada em “Seguirei minha intuição, mesmo que esteja errada.", refere-se a uma oração subordinada adverbial concessiva.
II. A oração sublinhada em “Quando ouço esta música, choro de saudade.", introduz uma oração subordinada adverbial temporal.
III. A oração sublinhada em “Já que está calor, vou tomar banho de cachoeira.", introduz uma oração subordinada adverbial causal.
Estão corretos:
Combinam-se, na progressão textual, orações sintaticamente dependentes que contraem as funções próprias de um sintagma nominal resultantes de transposição de uma oração. A oração destacada é exemplo desse tipo de estrutura sintática em: