A respeito da qualidade de vida no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.
As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre os variáveis objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização pública difere da organização privada devido
Ao tratar de divergências e convergências entre a administração pública e a administração privada, é correto afirmar:
Uma rede pode ser entendida como uma malha de interação entre todos os pontos que a delineiam. Tal afirmação destaca a noção de redes organizacionais, que além das relações entre os pontos, possuem outras características. São elas:
Durante a execução dos trabalhos é frequente surgirem alternativas de procedimentos, que se não forem devidamente analisadas podem conduzir a resultados inadequados quanto à eficácia e eficiência. A escolha de qual alternativa será adotada constitui o processo de decisão. A busca da eficiência e melhoria de qualidade é uma meta permanente. Aponte que opção melhor retrata essa busca da eficiência.
Segundo Chiavenato (2004), são paradigmas organizacionais em extinção, a ideia de que, EXCETO:
É possível que se identifiquem ao menos 3 modelos de gestão pública fundamentais: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial. A administração pública gerencial caracteriza-se por ser uma
De acordo com a metodologia do Balanced Scorecard - BSC - a missão e visão da empresa precisam ser traduzidas em objetivos e medidas que refitam os interesses e as expectativas dos seus principais stakeholders.
Marque a seguir a opção que representa corretamente as perspectivas propostas pela metodologia do BSC:
Gestão por competências é um modelo de gestão utilizado pelas organizações, visando a orientar os esforços dos gestores de pessoas no planejamento, captação, desenvolvimento e avaliação das competências organizacionais e humanas necessárias à consecução dos seus objetivos. Analise o gráfico e os itens I a IV abaixo: 
I. A identificação do gap (lacuna) de competências permite aos gestores de pessoas otimizarem as ações de captação e desenvolvimento de competências, maximizando-se a lacuna.
II. O gap, na ausência de ações de captação ou desenvolvimento por parte da organização, tende a crescer.
III. A complexidade do ambiente no qual as organizações estão inseridas faz com que sejam exigidas novas competências, o que tende a elevar a curva representativa das competências necessárias para a concretização da estratégia organizacional.
IV. A curva que representa as competências atuais disponíveis na organização tende ao declínio, se as competências tornarem-se obsoletas no tempo; por isso, as ações de captação e desenvolvimento dever ser constantes.
De acordo com os dados fornecidos, é correto o que consta APENAS em
A elaboração e a aplicação de um modelo de ação estratégica são importantes para dar um sentido à implementação de qualquer esforço que envolva a organização, parcial ou totalmente, na tentativa de enfrentar e superar os desafios do ambiente ou da concorrência. Entre outros aspectos, é relevante levar em conta que
No que se refere à administração pública, julgue os itens a seguir.
Enquanto o modelo burocrático utiliza o controle rígido para combater a corrupção, o modelo pós-burocrático adota meios como indicadores de desempenho e controle de resultados.
Em razão de enfatizar o cliente, uma das principais características da reengenharia consiste na adoção de mudanças radicais em processos e produtos da organização.
Acerca de descentralização e delegação, julgue os próximos itens.
Não há correlação entre a amplitude administrativa e a necessidade de delegação no âmbito de uma organização.
A Teoria da Contingência, no campo da administração, se caracteriza por
Com relação às convergências entre a gestão pública e a gestão privada, considere as afirmativas abaixo.
I. Deve-se gerir um órgão público como quem administra uma empresa, isto é, buscando compatibilizar custos e resultados, atuar com os olhos no cliente- consumidor e tomar decisões rápidas para aproveitar oportunidades de mercado.
II. A gestão pública funciona exclusivamente sob a forma do modelo burocrático, o que a impede de focar necessidades especiais dos cidadãos.
III. Os órgãos públicos existem para servir a todos igualmente, independentemente da capacidade de pagar pelo serviço prestado, o que pode dificultar alcançar a agilidade e a eficiência das empresas privadas.
IV. Os órgãos públicos devem operar sem levar em conta princípios típicos da gestão privada, como a economicidade e a eficiência.
V. Os servidores públicos estão submetidos a normas jurídicas e a condições de trabalho que impedem sua responsabilização diante das possíveis falhas no atendimento aos cidadãos.
Estão corretas SOMENTE