A respeito da teoria microeconômica do consumidor, julgue os
próximos itens.
Para um consumidor com orçamento inteiramente gasto com dois bens, o aumento do preço de um dos bens causará, necessariamente, a redução no consumo de ambos os bens, exceto se um deles for inferior.
Considerando que os custos totais das fábricas I e II são expressos, respectivamente,
julgue os próximos itens.
Para o caso da fábrica II, a curva de custo marginal intercepta a curva de custo variável médio em yII = 2.
caixa de Edgeworth exposta acima representa as dotações dos bens 1 e 2 e as preferências das pessoas A e B pelo consumo desses bens. As escolhas de consumo da pessoa A são medidas a partir do canto inferior esquerdo, enquanto as da pessoa B são medidas a partir do canto superior direito. As preferências de consumo de A e B são representadas por curvas de indiferença de linha cheia e de linha tracejada, respectivamente. As preferências de consumo de B são bem comportadas, ao passo que as de A são bem comportadas em torno da curva de contrato e entre os pontos X e Y e entre os pontos W e Z das curvas UA e U'A, respectivamente. Fora desses intervalos, as preferências de A são monotônicas e côncavas. O ponto W representa a dotação inicial, e M e N são pontos de tangência de curvas de indiferença de A e de B. No ponto S, a pessoa A não consome quantidade alguma dos bens 1 e 2. Com base na situação apresentada acima, julgue os itens a seguir.
O ponto N é uma alocação eficiente no sentido de Pareto.

As empresas I e II têm conhecimento da matriz de payoff acima, que mostra pares ordenados, em que o primeiro número representa o lucro mensal esperado da empresa I e o segundo representa o lucro mensal esperado da empresa II da aplicação das estratégias A, B ou C. A estratégia A consiste em aumentar o preço; a B consiste em investir em uma campanha publicitária e a C, em baixar o preço.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens subsequentes.
Em um jogo de decisão simultânea repetido infinitas vezes, em que é de conhecimento mútuo que as empresas empregam a estratégia tit-for-tat, espera-se que as empresas sigam a estratégia A desde o primeiro mês.
Acerca da hipótese de mercado eficiente, julgue os itens subsecutivos.
É possível que apenas um indivíduo influencie e altere os preços de negociações segundo as suas expectativas, podendo obter uma taxa anormal de retorno.
Julgue os itens seguintes, acerca dos fundamentos de economia e da microeconomia.
A eficiência econômica distributiva corresponde à eliminação de ganhos não competitivos com o objetivo de permitir a maximização do excedente do consumidor em determinado mercado.
De acordo com a teoria microeconômica convencional, também conhecida como teoria de preços neoclássica, considere as afirmativas a seguir. I.Uma firma em monopólio natural tem como característica operar no trecho da curva de custo médio crescentes em relação ao seu nível de produção. II.A função de utilidade Cobb-Douglas representa preferências que implicam comportamento de demanda com elasticidade – preço da demanda decrescentes. III.A existência de um bem de Giffen ocorre quando um bem é inferior e a dimensão do efeito renda é maior do que a dimensão do efeito substituição. IV.O tipo de mercado conhecido como concorrência perfeita tem, como uma de suas características, a igualdade entre o preço do produto e o seu custo marginal. Assinale a alternativa correta.
Supondo que os agentes econômicos são idênticos em suas preferências e que os mercados são independentes, a adoção da Regra de Ramsey para tributação ótima signifi ca que:
Considere um jogo no qual existem dois jogadores, jogador A e jogador B. O jogador A pode escolher entre duas estratégias, cooperar e não cooperar, o jogador B também pode escolher entre estas duas estratégias, “cooperar” e “não cooperar”. O jogo é descrito pela matriz abaixo (em cada célula da matriz, o primeiro número representa o resultado do jogador A e o segundo número representa o resultado do jogador B):

Indique qual das afi rmativas a seguir é correta.
Considere duas fi rmas que operam em um oligopólio de Cournot. As duas fi rmas trabalham com custos marginais constantes e iguais a c. Suponha que a demanda inversa deste mercado é dada por: p(y) = a – by, onde p(y) é o preço cobrado pelas fi rmas e y é a quantidade ofertada no mercado (a soma da quantidade produzida por cada fi rma). Indique a opção correta.
A relação entre a curva de custo total médio (linha cheia) e de custo marginal (linha tracejada) de uma empresa, em função da quantidade produzida, é mostrada pela seguinte Figura:
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado,
julgue os itens subsequentes.
De acordo com o ótimo de Pareto, nenhum agente pode melhorar sua utilidade sem piorar a utilidade de qualquer outro agente. Esse conceito está associado a um aspecto socialmente benéfico, que deve ser adotado pelos governos.
De acordo com a teoria microeconômica convencional, também conhecida como teoria de preços neoclássica, considere as afirmativas a seguir. I.A existência de um bem de Giffen ocorre quando um bem é inferior e a dimensão do efeito renda é maior do que a dimensão do efeito substituição. II.O tipo de mercado conhecido como concorrência perfeita tem, como uma de suas características, a igualdade entre o preço do produto e o seu custo marginal. III.Uma firma em monopólio natural tem como característica operar no trecho da curva de custo médio crescentes em relação ao seu nível de produção. IV.A função de utilidade Cobb-Douglas representa preferências que implicam comportamento de demanda com elasticidade – preço da demanda decrescentes. Assinale a alternativa correta.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado,
julgue os itens subsequentes.
Sendo a utilidade a propriedade que determinado bem possui de satisfazer o desejo do consumidor, espera–se que o crescimento da utilidade implique utilidade marginal negativa e crescente.
A respeito da teoria do consumidor e das estruturas de mercado,
julgue os itens subsequentes.
Se a razão entre o produto marginal e o preço de um fator de produção for igual ao inverso do preço do bem final, o lucro total de uma empresa que opera em mercados perfeitamente competitivos, de produto e de fatores, será maximizado.