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Apesar de ser uma alternativa linguística admissível dentro do contexto poético e na linguagem literária, o uso da ambiguidade não é recomendado em texto oficiais, cuja objetividade revela-se como um fator primordial.

Identifique nos enunciados abaixo quais deles apresentam ocorrência de ambiguidade em sua construção:

  1. Meu terapeuta disse “escreva cartas para as pessoas que odeia e as queime” Fiz isso mas agora não sei o que fazer com as cartas.
  2. Motoqueiro, o capacete é a sua segurança, ponha isso na sua cabeça.
  3. Campanha do Governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
  4. Os economistas, que são entendidos em mercado financeiro, descreveram os efeitos arrasadores dos juros que são altos.

Marque a alternativa que apresenta situação de ambiguidade.

Julgue o item considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Em atendimento à determinação da Presidência deste Conselho, encaminhamos, em anexo, as informações referentes aos recursos humanos que atuarão no Mutirão do Serviço Social, nos dias 2 e 3 de março de 2019.

Leia as proposições abaixo, que tratam de “comunicações oficiais”, e coloque V para verdadeira e F para falsa.

( ) Quem comunica é sempre o serviço público.
( ) O destinatário é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública.
( ) O destinatário é exclusivamente uma instituição, órgão ou entidade pública.
( ) O que comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETAde preenchimento dos parênteses

Quanto à modalidade de comunicação ofício, assinale a alternativa correta.

De que se trata ato administrativo expedido por autoridade pública por meio do qual instruções são dadas para a execução de um serviço, uma lei, regulamento, nomeação, demissão ou medida disciplinar?

O documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração é denominado:

A atividade da Secretaria escolar envolve a preparação, redação e expedição de correspondências administrativas, tais como: ofícios, requerimentos, circulares, relatórios e outros. Ao redigir um ofício o secretário deverá observar que:

Conforme o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, as comunicações oficiais devem possuir os seguintes elementos: I. Pessoalidade. II. Formalidade. III. Linguagem culta. IV. Clareza.

Sabe-se que o uso de pronomes de tratamento e locuções pronominais tem larga tradição na Língua Portuguesa. Esse uso é empregado nas comunicações oficiais com o sentido de distinção e respeito. Assim:

I. Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento “digníssimo" (DD) às autoridades como como Presidente da República, Presidentes do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional etc. A dignidade é pressuposto para que se ocupe qualquer cargo público, sendo desnecessária sua repetida evocação.

II. Fica dispensado o emprego do superlativo “ilustríssimo" para as autoridades que recebem o tratamento de Vossa Senhoria e para particulares. É suficiente o uso do pronome de tratamento “Senhor".

III. “Doutor" não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham concluído curso de doutorado. IV. A forma “Vossa Excelência" é dirigida a uma pessoa com quem se fala. A forma “Sua Excelência" é dirigida a uma pessoa de quem se fala.

Ao ler as afirmações acima, assinale a alternativa correta:

“A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial, pois possibilita a imediata compreensão pelo leitor. No entanto, a clareza não é algo que se atinja por si só: ela depende das demais características da redação oficial. " – Adaptado do Manual de Redação da Presidência da República (2002).

Assinale a alternativa que NÃO concorre para a clareza do texto:

Considerando que o texto apresentado constitua um expediente hipotético, julgue o item a seguir, acerca de aspectos da redação oficial.

De acordo com as recomendações pertinentes ao emprego de vocativos em correspondências oficiais, o vocativo Excelentíssimo Presidente está incorreto, razão por que deveria ser substituído por Excelentíssimo Senhor Presidente.

Considere a situação hipotética descrita abaixo:

Ao se dirigir, respectivamente, ao Reitor, ao Juiz de Direito e ao Gerente do Banco, os vocativos indicados de acordo com o cargo e função de cada um correspondem corretamente à alternativa:

No que diz respeito à redação oficial, a formas de tratamento e a abreviações, julgue o item a seguir.

A abreviação utilizada para Vossas Senhorias é V.S.as.

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