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    • Certo
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  • 15
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    • Errado

Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes

produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias

para diagnósticos e substâncias infecciosas.

Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja

parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à

ANVISA pela empresa particular, também hipotética,

Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do

disposto no Manual de Redação da Presidência da República

(MRPR) sobre a redação oficial.

Sabendo-se que redação oficial é a maneira pela qual o poder

público redige atos normativos e comunicações e que o MRPR

dispõe sobre o padrão de documentos adotado por órgãos do

Poder Executivo, é correto inferir que a BDL pode adotar

padrão próprio para suas comunicações com a ANVISA

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Para garantir a adequação do documento às normas constantes no MRPR quanto ao uso de pronomes de tratamento, o termo Vossa Senhoria, empregado no corpo do texto, tem de ser substituído por Vossa Excelência.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Infere-se das informações presentes no texto que a

comunicação oficial apresentada é um aviso.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso a forma verbal poderá fosse substituída por poderás.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.

As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).

É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos devem ser dados neste próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada. Trata-se do seguinte expediente:

Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes

no Manual de Redação da Presidência da República acerca das

características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

Em um ofício, informações relativas ao remetente, tais como

nome do órgão e(ou) do setor a que ele pertence, endereço

postal, telefone e endereço de correio eletrônico são

obrigatórias e podem ser apresentadas no cabeçalho ou no

rodapé do expediente.

Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes

no Manual de Redação da Presidência da República acerca das

características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

O telegrama é uma forma de comunicação oficial que, por ser

dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, foi substituída

integralmente por formas de comunicação mais modernas,

econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico.

Texto para responder às questões 1 e 2.

Brasília, 13 de março de 2015.

Ao Sr. Chefe do Departamento de Serviços Gerais

Assunto: Troca do mobiliário da diretoria

1. Solicito a Vossa Senhoria o agendamento de dias da semana que vem para a troca dos

móveis desta assessoria e tudo o que puder fazer para conseguirmos fazer essa mudança,

planejada desde o ano passado, embora o plano tenha sido aprovado há muito tempo.

2. Precisamos de muitos auxiliares de serviço para retirar os móveis velhos e

ultrapassados e organizar os móveis novos nas salas da assessoria, que já têm muitos

equipamentos de comunicação e armários, e até mesas encostadas e bagulhos, o que

torna o ambiente desalentador.

4. Informo, ainda, que o técnico-administrativo Carlos Henrique Santos, que,

evidentemente, considero responsável e competente, vai coordenar a mudança nesses

dias e pode conversar sobre o assunto quando o Sr. quiser.

Atenciosamente,

Rivaldo Mascarenhas

Diretor da Assessoria de Comunicação Social

Assinale a alternativa correta acerca de telegrama e de e-mail como comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação

da Presidência da República.


Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética

anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no

Manual de Redação da Presidência da República.

A linguagem empregada no documento hipotético em questão atende aos princípios de clareza, concisão e uso de linguagem formal e, portanto, é adequada à comunicação oficial.


Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse

um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser

identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra

maiúscula e encerrar-se com ponto final.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, assinale a opção correta.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial

hipotética apresentada.

A finalidade comunicativa do expediente em apreço é anunciar novas diretrizes a serem seguidas pelo SEst na comunicação da frequência dos estagiários ao SePes.


Com base no Manual de Redação da Presidência da República,

julgue os itens seguintes, relativos à correspondência oficial

hipotética apresentada.

As regras da norma padrão do português seriam respeitadas se, no parágrafo 4 do texto, a expressão “para evitar” fosse substituída por para que se evite.

Xxx. 1032/SeTec

Goiânia, 15 de janeiro de 2015.

Ao Senhor Chefe do Setor de Documentação

Assunto: Oficinas de apresentação do novo sistema operacional

1. Como é sabido, recentemente adquirimos um novo sistema

operacional. Como se trata de um sistema muito diferente do

anterior, informo a Vossa Senhoria que o Setor de Tecnologia

(SeTec) oferecerá, entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano, uma

série de oficinas práticas para apresentação desse novo sistema aos

funcionários.

2. Por essa razão, solicito que, no período acima indicado,

Vossa Senhoria libere todos os funcionários do seu setor duas horas

antes do fim do expediente para que eles possam frequentar as

oficinas.

3. Devo mencionar, por fim, que a participação dos

funcionários nas oficinas é obrigatória, pois o novo sistema já

entrará em funcionamento no dia 20 de julho do corrente ano. Nessa

data, todos já deverão conhecê-lo e saber como operá-lo.

Atenciosamente,

(espaço para assinatura)

[nome do signatário]

Chefe do Setor de Tecnologia

!FimDoTexto!

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os itens que se seguem, a respeito da

correspondência oficial hipotética Xxx. 1032/SeTec, anteriormente

apresentada, na qual o remetente e o destinatário são funcionários

de igual nível hierárquico de um mesmo órgão da administração

pública.

São propósitos comunicativos do texto oficial em questão informar sobre as oficinas de apresentação do novo sistema operacional e solicitar a liberação dos funcionários do setor de documentação para sua participação nessas oficinas.

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