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Segundo manuais como o Manual de Redação da Presidência

da República, avisos, ofícios e memorandos expedidos

pelo órgão público devem conter oito partes.

Constitui parte dispensável desses três tipos de expediente

o(s) seguinte(s) dado(s):

Senhores Dirigentes de Recursos Humanos,

Encaminho, anexos, os procedimentos operacionais para

a inclusão de parcela remuneratória percebida em razão do local de

trabalho e do exercício de cargo ou função de confiança para

servidor participante do plano de benefícios da FUNPRESP.

Esclareço que, até o desenvolvimento da funcionalidade

específica no sistema, a inclusão das parcelas mencionadas

somente será realizada pela unidade pagadora do servidor, e

deverá ser utilizado o mesmo campo de desconto de PSS.

Atenciosamente,

Ana Maria

Coordenadora-Geral

No que se refere ao trecho de documento anteriormente

apresentado, julgue os itens subsequentes com base no que dispõe

o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR).

Por se tratar de encaminhamento, é dispensável a numeração

dos parágrafos do documento.

Ofício n.º 0064/2016 – TCE/SC

Florianópolis, 25 de janeiro de 2016.

XXXXXX

Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Palácio Barriga Verde — R. Dr. Jorge Luz Fontes, 310 — Centro

88020-900 — Florianópolis — SC

Assunto: Encaminhamento de documento — Ofício n.º 242/2016-GP

XXXXXXX,

Em resposta ao Ofício n.º 242/2016-GP, encaminho, anexa, cópia

do Parecer n.º 01/2016 da DCE — TCE/SC acerca das inspeções

realizadas em hospitais da rede pública estadual, no ano de 2015.

Respeitosamente,

[Assinatura]

[identificação do signatário]

Tendo como referência a comunicação hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir à luz das normas do Manual de Redação

da Presidência da República (MRPR).

Na identificação do signatário da referida comunicação, devem constar, abaixo do local da assinatura, o nome e o cargo da autoridade que expede a mensagem.

Solicitamos a liberação para a exportação dos seguintes

produtos biológicos humanos para análise no exterior: substâncias

para diagnósticos e substâncias infecciosas.

Considerando que o trecho de texto apresentado anteriormente seja

parte de um documento oficial hipotético (Xx/2016) enviado à

ANVISA pela empresa particular, também hipotética,

Biodiagnósticos Ltda. (BDL), julgue os itens a seguir à luz do

disposto no Manual de Redação da Presidência da República

(MRPR) sobre a redação oficial.

Sabendo-se que redação oficial é a maneira pela qual o poder

público redige atos normativos e comunicações e que o MRPR

dispõe sobre o padrão de documentos adotado por órgãos do

Poder Executivo, é correto inferir que a BDL pode adotar

padrão próprio para suas comunicações com a ANVISA

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Para garantir a adequação do documento às normas constantes no MRPR quanto ao uso de pronomes de tratamento, o termo Vossa Senhoria, empregado no corpo do texto, tem de ser substituído por Vossa Excelência.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

Infere-se das informações presentes no texto que a

comunicação oficial apresentada é um aviso.

XXX n.º 524/2016/MA

Brasília, 15 de março de 2016.

A Sua Excelência o Senhor Deputado

[Nome]

Câmara dos Deputados

70.000-000 – Brasília – DF

Assunto: Reforma agrária

Senhor Deputado,

Em complemento aos documentos enviados ao seu

gabinete na semana passada, informo-lhe que todas as medidas

cabíveis foram tomadas. Vossa Senhoria poderá levar os projetos

de lei para votação no Plenário da Câmara dos Deputados, de

acordo com os prazos regimentais.

Atenciosamente,

XXXXXXX

Senhor João da Silva

Chefe do Departamento Fundiário do Ministério da Agricultura

A respeito da correspondência oficial hipotética apresentada,

julgue os itens a seguir com base no que dispõe o Manual de

Redação da Presidência da República (MRPR).

A correção gramatical do texto seria prejudicada caso a forma verbal poderá fosse substituída por poderás.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da República (MRPR), julgue os itens a seguir, que versam sobre correspondências oficiais.

De acordo com MRPR, o órgão emissor do documento oficial deve adotar o padrão estrutural mais adequado em suas comunicações, conforme suas especificidades.

As questões numeradas de 12 a 15 têm como base o MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA (2ª edição revista e atualizada 2002).

É a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna. Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público. Sua característica principal é a agilidade. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos devem ser dados neste próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada. Trata-se do seguinte expediente:

Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes

no Manual de Redação da Presidência da República acerca das

características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

Em um ofício, informações relativas ao remetente, tais como

nome do órgão e(ou) do setor a que ele pertence, endereço

postal, telefone e endereço de correio eletrônico são

obrigatórias e podem ser apresentadas no cabeçalho ou no

rodapé do expediente.

Julgue os seguintes itens de acordo com as prescrições constantes

no Manual de Redação da Presidência da República acerca das

características formais e linguísticas das correspondências oficiais.

O telegrama é uma forma de comunicação oficial que, por ser

dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, foi substituída

integralmente por formas de comunicação mais modernas,

econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico.

Texto para responder às questões 1 e 2.

Brasília, 13 de março de 2015.

Ao Sr. Chefe do Departamento de Serviços Gerais

Assunto: Troca do mobiliário da diretoria

1. Solicito a Vossa Senhoria o agendamento de dias da semana que vem para a troca dos

móveis desta assessoria e tudo o que puder fazer para conseguirmos fazer essa mudança,

planejada desde o ano passado, embora o plano tenha sido aprovado há muito tempo.

2. Precisamos de muitos auxiliares de serviço para retirar os móveis velhos e

ultrapassados e organizar os móveis novos nas salas da assessoria, que já têm muitos

equipamentos de comunicação e armários, e até mesas encostadas e bagulhos, o que

torna o ambiente desalentador.

4. Informo, ainda, que o técnico-administrativo Carlos Henrique Santos, que,

evidentemente, considero responsável e competente, vai coordenar a mudança nesses

dias e pode conversar sobre o assunto quando o Sr. quiser.

Atenciosamente,

Rivaldo Mascarenhas

Diretor da Assessoria de Comunicação Social

Assinale a alternativa correta acerca de telegrama e de e-mail como comunicações oficiais, de acordo com o Manual de Redação

da Presidência da República.


Considerando o fragmento da comunicação oficial hipotética

anteriormente apresentado, julgue os próximos itens com base no

Manual de Redação da Presidência da República.

A linguagem empregada no documento hipotético em questão atende aos princípios de clareza, concisão e uso de linguagem formal e, portanto, é adequada à comunicação oficial.


Acerca de aspectos gerais das correspondências oficiais e com

fundamento no Manual de Redação da Presidência da

República, julgue os próximos itens, relativos ao documento oficial

hipotético anteriormente apresentado — PORTARIA STJ/GDG

N.º 205

Caso o artigo primeiro do documento em apreço constituísse

um caput seguido de um único parágrafo, este deveria ser

identificado por extenso e seu texto deveria iniciar-se com letra

maiúscula e encerrar-se com ponto final.

Com base no disposto no Manual de Redação da Presidência da

República, assinale a opção correta.

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