Prefeitura Municipal de Bituruna emite documentos oficias para tramitação de informações relevantes e para comunicação com terceiros. Os documentos emitidos pelos servidores públicos da Prefeitura devem obedecer as regras e padrões para elaboração de documentos oficiais, utilizando linguagem culta e formal. Sobre os documentos oficiais, assinale a única alternativa correta:
As questões 09 e 10 referem-se ao período a seguir.
No gênero discursivo designado pela palavra em destaque,
À luz das orientações constantes no Manual de Redação da Presidência da República, julgue os itens a seguir.
A obrigatoriedade do uso do padrão culto da língua e o requisito de impessoalidade são incompatíveis com o emprego da linguagem técnica nas comunicações oficiais.
Acerca das correspondências oficiais, julgue os itens seguintes.
Em regra, as comunicações assinadas pelo presidente da República dispensam a identificação do signatário, à exceção da mensagem, cuja redação deve seguir a recomendação do padrão ofício, segundo a qual, em todas as comunicações oficiais, devem constar o nome e o cargo da autoridade remetente abaixo do local de sua assinatura.
Com base no que estabelece o Manual de Redação da Presidência da República, considere as afirmativas a seguir sobre o padrão culto de linguagem.
I. O padrão culto é aquele em que se observam as regras da gramática formal.
II. O padrão culto é aquele em que se observam as regras do padrão culto falado.
III. O padrão culto é aquele em que se observam idiossincrasias linguísticas com certa parcimônia.
IV. O padrão culto é aquele em que se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as estruturas corretas.
Com relação a aspectos gerais das correspondências oficiais, julgue
os itens a seguir segundo o Manual de Redação da Presidência
da República.
O emprego de linguagem simples e vocabulário acessível denota coloquialidade, razão por que deve ser evitado em correspondências oficiais.
"Na redação administrativa, é preciso pautar- se em regras que facilitam a elaboração de documentos e fazem com que a mensagem que queremos transmitir seja redigida de forma clara. Entre estas regras está o(a) ____________________, que consiste em evitar digressões inúteis, palavras supérfluas, adjetivação desmedida e períodos extensos e emaranhados." Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
Com relação ao tipo de linguagem adequado a um expediente oficial, assinale a opção correta.
A finalidade da língua é comunicar, quer pela fala, quer pela escrita. No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o Serviço Público. Percebe-se, assim, que o tratamento impessoal que não deve ser dado aos assuntos que constam das comunicações oficiais decorre:
Com relação às normas de correspondência oficial, julgue os itens a seguir.
O trecho de documento a seguir, adaptado de Diário Oficial da União, n.º 31, 13/2/2012, p. 20, pelo formato, conteúdo e nível de formalidade da linguagem empregado, é adequado a um despacho.
Nos termos do art. 2.º da Lei n.º 9.131, de 24 de novembro de 1995, o Ministro de Estado da Educação HOMOLOGA o Parecer n.º 118/2011, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que é favorável ao recredenciamento da (...).
Com base no Manual de Redação da Presidência da República,
julgue os itens a seguir.
A inversão sintática é uma das qualidades do texto oficial por garantir-lhe eloquência e formalidade, características exigidas nas relações institucionais.
Com referência aos requisitos da correspondência oficial, julgue os
itens que se seguem.
Estaria correta a seguinte construção no corpo de um ofício que visasse oferecer a entidades privadas os serviços da instituição bancária pública Banco da Amazônia S.A.: Alinhado com a sustentabilidade, o Banco da Amazônia S.A. busca alternativas de negócios que utilizem tecnologias e suporte técnico com a finalidade de desenvolver a região, para garantir recursos às gerações futuras.
Considere que um servidor de determinado tribunal tenha de redigir
um ofício dirigido a outro órgão do Judiciário. A respeito das
características desse tipo de documento, julgue os itens que se
seguem.
Para atingir clareza em seu texto, o servidor deve, entre outros fatores, ordenar suas ideias, com as palavras bem dispostas nas frases e as intercalações reduzidas, e utilizar corretamente a pontuação.
Sobre a Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais, assinale a alternativa correta.
Julgue os próximos itens, referentes ao formato e à linguagem que
devem ser empregados em correspondências oficiais.
A estrutura textual do correio eletrônico, embora flexível, não pode prescindir das regras de uso formal da língua.