Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Boas relações com o chefe e com os colegas de trabalho podem ser entendidas como fatores motivacionais relacionados às necessidades sociais, segundo Maslow, ou às necessidades de crescimento, conforme Alderfer.
Quando, diante da pergunta: - Qual é a melhor maneira para um gerente se comportar, de modo autocrático ou democrático?
O interlocutor tenta identificar um conjunto de condições em que um estilo de supervisão acarretasse resultados superiores se comparado a outro, trata-se do método
No que se refere ao comportamento organizacional, julgue os itens subsecutivos.
Quando os empregados desempenham atividades bem estruturadas em termos de metas e estratégias de trabalho, compete aos líderes da organização a gestão das relações humanas e do clima psicossocial de trabalho visto que o controle dessas tarefas por parte das chefias pode gerar insatisfação entre os empregados.
Com referência ao comportamento organizacional, julgue os itens que se seguem.
Líderes contribuem para o bom desempenho de pessoas e equipes de trabalho ao adotarem ações orientadas às tarefas e às atividades, bem como ações orientadas aos relacionamentos interpessoais, o que caracteriza um estilo integrador, conforme as abordagens comportamentais.
A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal.
Com relação aos diferentes tipos de poder que um líder pode
exercer, analise as afirmativas a seguir.
I. Poder coercitivo – O liderado percebe que o fracasso em
atender às exigências do líder pode levá–lo a sofrer algum
tipo de punição ou penalidade, que ele quer evitar.
II. Poder legitimado – é o poder que se apoia na esperança de
alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento,
que o liderado pretende obter do líder.
III. Poder de referência – é o poder baseado na especialidade,
nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.
Assinale:
Durante um Programa de Treinamento para Lideranças, um psicólogo organizacional apresentou uma classificação de liderança proposto por Robert Blake e Jane Mouton, conhecida como grade gerencial. Ao falar sobre o modelo, informou aos participantes sobre duas dimensões do comportamento do líder, definidas por esses autores: preocupação com as pessoas e preocupação com a produção. A preocupação com a produção é uma dimensão semelhante aos estilos de comportamento de liderança
Com relação às atitudes e habilidades de líderes e gerentes,
assinale V para afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Um líder faz as coisas da maneira certa.
( ) Um líder focaliza as pessoas.
( ) Um gerente pergunta como e quando.
( ) Um gerente tem a perspectiva de longo prazo.
As afirmativas são, respectivamente,
Um dos temas mais importantes no estudo de liderança é o processo racional de tomada de decisão, objetivo de análise e de propostas de modelos. Com relação a esse tema, condiz com os estilos de liderança estudados nas relações humanas na administração,
O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra- se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores
As relações humanas podem assumir características distintas, dependendo dos interlocutores e dos papéis que representam na relação ou na estrutura da organização.
Com relação a um gestor de comportamento agressivo, assinale a afirmativa correta.
Quando um líder eficaz conecta os liderados, ele tem como meta
Três características foram identificadas nos líderes transformacionais: o carisma, o estilo intelectual e
Robert Blake e Jane Mouton propuseram uma classificação de estilos de liderança em que definiram duas dimensões de comportamento do líder: a preocupação com
Considerando as variáveis típicas do comportamento humano nas organizações, julgue os itens a seguir.
A liderança é um típico fenômeno interpessoal que tem impacto direto na motivação dos funcionários e, por consequência, em seus desempenhos individuas e coletivos.
A pessoa ou equipe que desempenha o papel de líder influencia o comportamento de um ou mais liderados ou seguidores. Sobre o assunto, leia as sentenças e assinale a alternativa incorreta: