Em relação ao Governador do Estado, observada a Constituição Estadual, é correto afirmar:
Analise as afirmativas abaixo a respeito do Imposto sobre Transmissão “Causa Mortis” e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD), com base na legislação catarinense. 1.Fica sujeito à multa de cinquenta por cento do valor do imposto, aquele que deixar de abrir, dentro de prazo legal, processo de inventário ou partilha. 2.O imposto também incide na sucessão provisória, garantido o direito de restituição, caso apareça o ausente. 3.A alíquota para a cobrança do imposto é dois por cento sobre a parcela da base de cálculo igual ou inferior a R$ 20.000,00. 4.É isento do pagamento do imposto o donatário ou cessionário, qualquer que seja o valor dos bens ou direitos, em se tratando de sociedade civil sem fins lucrativos, devidamente reconhecida como de utilidade pública estadual. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
Sobre o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, é correto afirmar:
Considere o enunciado e assinale a alternativa correta que completa a lacuna a seguir.
“Na composição da jornada semanal de trabalho do Professor admitido em caráter temporário, será observado o limite máximo de 2/3 (dois terços) da respectiva carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos." Fonte: LEI Nº 16.861, artigo 10
É obrigatório o cumprimento de, no mínimo, ____________ da jornada de trabalho que não implique atividade de interação com os educandos com trabalho pedagógico na unidade escolar.
“A ação pedagógica da escola, ancorada na perspectiva de percurso formativo como unidade, consiste em condição concreta de repensar tempos, espaços e formas de aprendizagem na relação com desenvolvimento humano, como alternativa que busca superar os atuais limites impostos pelos componentes curriculares no ambiente escolar".
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014.
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir, marque V para as Verdadeiras e F para as Falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Cabe pensar o currículo escolar como um contexto em permanente (re)elaboração, em constante disputa e reordenamento.
( ) É preciso reconhecer a fonte das questões de análise na realidade vivenciada pela comunidade como aquela que oferece os problemas, os objetos de análise e síntese à luz dos conhecimentos sistematizados.
( ) Importa compreender como se produz e se reproduz o conhecimento na escola (áreas, disciplinas, temáticas etc.) e como crianças, jovens, adultos e idosos apropriam-se ou não desses conhecimentos.
( ) Demanda fazer escolhas quanto à forma mais apropriada de organização escolar (série, ciclo, módulos, dentre outros modos), considerando os sujeitos dentro de seus espaços de vida, sejam eles urbanos, rurais, das periferias urbanas, quilombos, aldeias indígenas, dentre outros.
A Portaria P/189 de 09/02/2017 que regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, no Art. 6º diz ,“Ter-se-ão como aprovados, quanto ao rendimento em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, os alunos que (...):"
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I Serão aprovados os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas.
II Serão aprovados os alunos obtiverem a média semestral, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs, igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas;
III Serão aprovados os alunos prestarem exame final no 9º ano ou 9ᵃ série letiva na Educação Básica e Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.
IV Serão aprovados os alunos que cumprirem o seguinte requisito: para efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos bimestres ÷ 4 ˃ ou = 6 (seis).
V Serão reprovados os alunos que obtiverem média final inferior a 6 (seis).
Nos dias atuais, em que as sociedades estão centradas cada vez mais na escrita, saber codificar e decodificar, por meio do código linguístico, tem-se constituído condição insuficiente para responder de forma adequada às exigências do mundo contemporâneo. É necessário ir além da simples apropriação do código escrito; é preciso exercer as práticas sociais de leitura e escrita demandadas nas diferentes esferas da sociedade.
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina: Estudos Temáticos. Florianópolis: IOESC, 2005, p. 23-25.
Em relação aos conceitos de alfabetização e letramento, marque com V as afirmações verdadeiras e com F as falsas, e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em sentido amplo, a alfabetização é entendida como processo de apropriação do sistema de escrita, do domínio do sistema alfabético-ortográfico.
( ) A alfabetização é elemento essencial do letramento que orienta o indivíduo para que se aproprie do código escrito, aprenda a ler e escrever e ao mesmo tempo conviva e participe de práticas reais de leitura e escrita.
( ) O letramento refere-se ao processo de inclusão e participação na cultura escrita, envolvendo o uso da língua em situações reais, ou seja, constitui um conjunto de conhecimentos, atitudes e capacidades indispensáveis para o uso da língua em práticas sociais que requerem habilidades mais complexas.
( ) A difusão e o emprego do termo letramento passou a ter relevância no meio educacional, a partir da década de 1970. Traduz-se nas ações pedagógicas que priorizam a memorização dos diferentes elementos que compõem a língua.
( ) “...letramento significa experienciar situações que envolvam as diferentes linguagens de forma crítica e dialógica, sendo os professores os mediadores."
O ensino da Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental tem como papel fundamental promover a construção de conceitos, utilizando-se das informações da própria realidade, considerando o espaço vivenciado e visível pela e para a criança.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p.183.
Nesse sentido, assinale a alternativa correta que completa as lacunas da frase a seguir.
É no início da escolaridade o momento de concretizar e complexificar a busca da identidade do aluno e a sua situação no mundo social. É o momento, também, de desenvolver as bases da ____________, realizando atividades referentes a percursos, trajetos, incorporando as noções de escala, legenda e orientação. A __________ vivido pelo aluno permite a ele ser um aprendiz do processo de construção e de leitura de __________, ao elaborá-los.
O processo de aprendizagem infantil inicia-se muito antes da educação formal. A criança, quando chega à escola, traz consigo um conjunto de saberes originados de suas práticas sociais cotidianas produzindo, assim, um modelo explicativo para os fenômenos naturais. Entretanto, ela geralmente não consegue dar conta do real desses fenômenos, que procura representar com sua construção espontânea. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental são várias as possibilidades de se trabalhar o ensino de Ciências com as crianças, considerando que elas estão 'descobrindo' (elaboração/reelaboração) o mundo que as cerca através da curiosidade, do interesse, da imaginação e da espontaneidade. No processo de aprendizagem, os alunos ampliam o seu referencial de conteúdos científicos e operam com maior número de informações e generalizações abrangentes. O ensino de ciências se constitui, então, num processo de alfabetização científica e tecnológica que permitirá ao aluno, cada vez mais, estabelecer conexões com os fenômenos naturais, sócio-culturais e, em consequência, realizar uma leitura e uma interpretação mais elaborada da natureza e da sociedade.
Sob a ótica da abordagem histórico-cultural, o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve promover situações de aprendizagem que privilegiem o desenvolvimento de determinadas habilidades científicas, que são importantes no desenvolvimento conceitual.
Fonte: SANTA CATARINA. Proposta Curricular de Santa Catarina: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio: disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998, p. 115-116.
Assinale a alternativa que não contempla as habilidades que devem ser privilegiadas no ensino de Ciências nos anos iniciais no Ensino Fundamental, segundo os pressupostos metodológicos da Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina.
Em relação ao ensino de História nos Anos Iniciais, de acordo com a Proposta Curricular do Estado de Santa Catarina (1998), o professor deve, exceto:
Promover aperfeiçoamento permanente dos professores visando a construção da competência docente está descrito como função da supervisão escolar na Proposta Curricular de SC 1991. Nesse sentido, marque V para as afirmações verdadeiras e F para as falsas e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Organizar cursos, palestras e seminários para os estudantes com temas que os professores não dominam.
( ) Organizar estudos que permitam aos professores se apropriarem de novos saberes visando o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem.
( ) Pesquisar e difundir metodologias de ensino que atendam os processos de desenvolvimento e aprendizagem de crianças e de adolescentes.
( ) Trazer pessoas externas à escola para os temas polêmicos como educação sexual e uso de drogas, preservando o professor de abordar estes temas.
“Compete à supervisão escolar influir para que todos os funcionários da escola se comprometam com o atendimento das reais necessidades dos alunos." Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Fonte: Proposta Curricular de Santa Catarina 1991, p.72.
Acerca da Constituição do Estado de Santa Catarina. Art. 12 — São bens do Estado: Assinale a alternativa CORRETA que representa três bens sobre o artigo citado acima:
Baseado na Constituição do Estado de Santa Catarina. Art. 27— São direitos dos servidores públicos, além de outros estabelecidos em lei: Identifique a alternativa CORRETA que condiz com dois direitos acerca do artigo citado acima:
Marque V para os itens verdadeiros e F para os falsos e assinale a alternativa com a sequência correta. A LEI nº 16.861, em seu artigo 15 diz que: “O Professor admitido em caráter temporário poderá ser dispensado, a qualquer tempo, nas seguintes hipóteses: (...):"
( ) a pedido do próprio interessado;
( ) quando a vaga então ocupada for preenchida por professor efetivo;
( ) houver diminuição do número de aulas na unidade escolar;
( ) desistência ou transferência de aluno;
( ) a título de penalidade, resultante de processo disciplinar;