A literatura infantil teve início no século XVIII. Nessa época, a criança começava, efetivamente, a ser vista como criança. As crianças da nobreza liam os grandes clássicos, e as mais pobres liam lendas e contos folclóricos (literatura de cordel), muito populares na época. Como tudo evolui, esse tipo de literatura também evoluiu para atingir ao público infantil: os clássicos sofreram adaptações e os contos folclóricos serviram de inspiração para os contos de fadas. Levando em consideração a temática da literatura infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale a opção correta, que traz autor e sua obra:
Assinale a alternativa incorreta. A classificação em qualquer série ou etapa, exceto a primeira do ensino fundamental, pode ser feita:
“El gentilicio de los de Aguascalientes (México) es hidrocálidos”. La oración es de tipo:
El/la _________ tiene por función informar y orientar de manera objetiva de los acontecimientos que son noticia y la interpretación de dichos acontecimientos.

Figura literaria en la que se sustenta este mensaje publicitario:
Atendiendo al texto narrativo, “es en el/la _________ donde comenzarán a manifestarse detalladamente las acciones de los personajes, las que de a poco se irán haciendo más complejas. Hasta que el conflicto llega a su máxima expresión, a su punto más álgido, o sea, al/el/la _________. Aunque éste generalmente se sitúa en el/la _________, suele también darse antes, pero en ningún caso en el/la _________, ya que acá apenas se presentan de manera general personajes, acciones y escenario.
Laura Esquivel, em sua obra, trata, entre outros temas, dos sentimentos e da natureza humanos. Com base nesse trecho do romance, a expressão como agua para chocolate faz referência
Em relação ao Mário de Andrade, analise:
I - De sua vasta obra, merecem destaque, A escrava que não é Isaura (1925), Amar, verbo intransitivo (1927), Cultura musical (1936), Pequena história da música (1942) e O movimento modernista (1942);
II - Retrato do Dr. Gachet (1890) foi uma de suas obras mais famosas;
III - Fundou a Sociedade de Etnografia e Folclore.
Dos itens acima:
Em “o texto literário [...] não só exprime a capacidade de criação e o espírito lúdico de todo ser humano, pois todos nós somos potencialmente contadores de histórias, mas também é a manifestação daquilo que é mais natural em nós: a comunicação;” (Leite, Ligia C. M.1988, p. 12), pode-se observar que:
De acuerdo con las ideas y las estructuras del texto 6A5BBB, juzgue lo siguiente ítem.
La bisnieta de Pedro Masaveu Peterson fue la responsable por organizar la exposición de Joaquín Sorolla.
“Do francês avant-garde, a palavra vanguarda significa o que marcha na frente". Artística ou politicamente, vanguarda são grupos ou correntes que apresentam uma proposta e/ou uma prática inovadora." (Cereja & Magalhães, 2005: 391). A este respeito, considere as afirmativas a seguir atribuindo valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ).
( ) No Futurismo, Marinetti lançou um Manifesto cujas propostas eram revolucionárias. Algumas delas são: destruição da sintaxe; abolição dos adjetivos e advérbios; destruição do eu psicologizante.
( ) O Cubismo, embora tenha sido iniciado na pintura com Pablo Picasso, também ocorreu na literatura, e suas características foram a lógica, o humor, anti-intelectualismo, simultaneidade, linguagem predominantemente nominal.
( ) Alguns dos fundamentos do Expressionismo são: a arte não é imitação, mas criação subjetiva, livre; a razão é objeto de descrédito; a arte se desvincula do conceito de belo e feio e torna-se uma forma de contestação.
( ) O movimento dadá (Dadaísmo) pretendeu ser uma resposta à nítida decadência da civilização apresentada pelo confito da guerra. Disto proveio a irreverência, o deboche, a agressividade e o ilogismo dos textos dadaístas.
( ) No Surrealismo, duas foram as linhas de atuação: as experiências criadoras automáticas e o imaginário extraído do sonho. Nelas, são frequentes o ilogismo, o sonho, a loucura, a hipnose, o humor negro, a livre expressão dos impulsos sexuais, entre outros.
Assinale a alternativa que traga, de cima para baixo, a sequência correta.
Leia os itens e, de acordo com o texto, assinale a alternativa correta.
I - Segundo o eu lírico do poema, o que define um poeta é alguém que não é alegre nem triste, quem canta porque o instante existe e cuja vida está completa.
II - A palavra “instante", no primeiro verso, não está relacionada apenas a tempo, mas a circunstâncias especiais que o poeta muitas vezes é capaz de captar e que registra em seus poemas.
III - “Eu canto porque o instante existe / E a minha vida está completa". Nos versos acima, “porque" (verso 1) é uma conjunção coordenativa explicativa; “E" (verso 2) é conjunção coordenativa aditiva.
IV - A palavra “fugidias" (2ª estrofe, verso 1), associada à existência do instante, define o que é ser poeta para o eu lírico. Como é irmão das coisas fugidias, o eu lírico não sente gozo nem tormento, ou seja, como aceita o fato de tudo ser efêmero, o começar e o terminar das coisas não o abalam.