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A partir dos anos de 1990, estados e municípios articularam- se em busca de investimentos estrangeiros, patrocinados pelo governo central, agências federais, fundos estaduais e
bancos oficiais, como o BNDES, e ofereceram a devolução do imposto recolhido (ou o devido) às próprias empresas, por meio das mais variadas formas de financiamento, sempre a
taxas mais generosas que às do mercado. A guerra foi chamada “fiscal” por estar baseada no jogo com a receita e a arrecadação futura do ICMS. Envolvia, porém, diferentes taxas e financiamento para capital de giro e infraestrutura, incluindo terraplanagem, vias de acesso, terminais portuários, ferroviários e rodoviários, assim como malhas de comunicação e mesmo a diminuição das tarifas de energia elétrica. Nos municípios, as taxas, o IPTU e o ISS foram oferecidos por até trinta anos.

(http://www.scielo.br. Adaptado)

Um dos setores industriais mais beneficiados pela guerra fiscal foi o

Provas: Ranking - UFPR 2015
Disciplina:

História

- Assuntos: História Geral

Leia abaixo a definição de “refugiado":

De acordo com a Convenção de 1951 relativa ao Estatuto dos Refugiados, são refugiados as pessoas que se encontram fora do seu país por causa de fundado temor de perseguição por motivos de raça, religião, nacionalidade, opinião política ou participação em grupos sociais, e que não possa (ou não queira) voltar para casa. Posteriormente, definições mais amplas passaram a considerar como refugiados as pessoas obrigadas a deixar seu país devido a conflitos armados, violência generalizada e violação massiva dos direitos humanos.

(Agência da ONU para refugiados (ACNUR). Disponível em: http://www.acnur.org/t3/portugues/informacao-geral/perguntas-e-respostas/>.)

Sobre eventos históricos referentes à existência de refugiados na história contemporânea, considere as seguintes afirmativas:

1.Após a I Guerra Mundial, com a dissolução dos Impérios Otomano e Austro-Húngaro e a instauração do princípio de nacionalidade, milhões de refugiados europeus migraram dentro e fora da Europa.

2.Desde a criação do Estado de Israel, em 1948, milhões de palestinos ganharam dupla cidadania, resolvendo sua situação de refugiados durante o mandato britânico na Palestina.

3.O governo Vargas foi contrário à entrada de judeus no Brasil, quando muitos deles tornaram-se refugiados, migrando para fora da Europa, durante os anos 1930 e a II Guerra Mundial.

4.Entre o final do século XIX e o início do século XX, o Brasil recebeu uma grande quantidade de refugiados italianos, espanhóis, poloneses, japoneses e alemães.

Assinale a alternativa correta.

A fórmula utilizada por letrados europeus da primeira metade do século XVIII não era nova. A dualidade do Iluminismo está na própria raiz do Renascimento moderno, entre os séculos
XV e XVI, sobretudo em sua crítica à Europa da Idade Média.

(Rodrigo Elias, Os filósofos do século XVIII. Disponível em: <http://goo.gl/JU64to>. Adaptado)

Em relação às aproximações entre o Renascimento e o Iluminismo,é correto destacar:

Observe a charge a seguir.

Ela representa a política externa dos EUA na época

Observe as imagens a seguir.

Acerca do conflito dos anos 1930 representado nas duas imagens, é correto afirmar que é considerado um “prelúdio da Segunda Guerra” por ter colocado em oposição

Se o homem moderno não consegue viver sem dinheiro, o homem medieval mal conhecia seu significado, afirma Jacques Le Goff (um dos maiores medievalistas vivos). O historiador
francês demonstra como, numa sociedade dominada pelo cristianismo, a Igreja doutrinou a atitude que um cristão deveria ter perante o dinheiro, tendo em vista as obras de teólogos e as várias passagens bíblicas que o condenam. Para ele, a moeda começa a se desenvolver na Europa medieval apenas nos séculos XII e XIII.

(Carolina Ferro, A Idade Média e o dinheiro. Disponível em: <http://goo.gl/UG45So>. Adaptado)

O que explica esse desenvolvimento é

Compreendemos assim o alcance de uma reivindicação que surge desde o nascimento da cidade na Grécia Antiga: a redação das leis. Ao escrevê-las, não se faz mais que assegurar-lhes permanência e fixidez. As leis tornam-se bem comum, regra geral, suscetível de ser aplicada a todos da mesma maneira.



Para o autor, a reivindicação atendia na Grécia antiga, ainda vigente no mundo contemporâneo, busca garantir o seguinte princípio:

A Praça da Concórdia, antiga Praça Luís XV, é a maior praça pública de Paris. Inaugurada em 1763, tinha em seu centro uma estátua do rei. Situada ao longo do Sena, ela é a intersecção de dois eixos monumentais. Bem nesse cruzamento está o Obelisco de Luxor, decorado com hieróglifos que contam os reinados dos faraós Ramsés II e Ramsés III. Em 1829, foi oferecido pelo vice-rei do Egito ao povo francês e, em 1836, instalado na praça diante de mais de 200 mil espectadores e da família real.


A constituição do espaço público da Praça da Concórdia ao longo dos anos manifesta o (a)

Bastar-se a si mesma a uma meta a que tende a produção da natureza e também o mais perfeito estado. portanto, evidente que toda cidade esta

na natureza e que o homem a naturalmente feito para a sociedade política. Aquele que, por sua natureza e não por obra do acaso, existisse sem

nenhuma pátria seria um individuo detestável, muito acima ou muito abaixo do homem, segundo Homero: um ser sem lar, sem família e sem leis.

ARISTOTELES. A Política. Disponível em: http://.cfh.ufsc.br (adaptado). Para Aristóteles, a cidade resulta de um(a)

Tendo em vista que, no cenário contemporâneo, apesar da hibridização sociocultural e da consequente banalização dos artefatos, os públicos interessam-se pelas paisagens históricas devido ao fato de elas serem consideras um dos fundamentos da construção de identidades, julgue o item subsequente.

Houve uma tendência, no Brasil da década de 30 do século XX, a se pensar a nação como produto cultural de uma elite, em detrimento dos símbolos da formação de territórios híbridos representantes da totalidade de seus construtores.

O Ministério da Verdade — ou Miniver, em Novilingua —era completamente diferente de qualquer outro objeto visível.

Era uma enorme pirâmide de alvíssimo cimento branco, erguendo-se terraço sobre terraço, trezentos metros sobre o solo.

De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido: GUERRA E PAZ; LIBERDADE E ESCRAVIDAO;

IGNORANCIA E Forca.

ORWELL, G. 1984. São Paulo: Nacional, 1984.

Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do século XX.

o mecanismo de dominação social utilizado pela

instituição descrita no texto promoveria

Queixume das operárias da seda

Sempre tecemos panos de seda

E nem por isso vestiremos melhor [...]

Nunca seremos capazes de ganhar tanto

Que possamos ter melhor comida [...]

Pois a obra de nossas mãos

Nenhuma de nós terá para se manter [...]

E estamos em grande miséria

Mas, com os nossos salários, enriquece aquele para

quem trabalhamos

Grande parte das noites ficamos acordadas

E todo o dia para isso ganhar

Ameaçam–nos de nos moer de pancada

Os membros quando descansamos

E assim, não nos atrevemos a repousar.

CHRÉTIEN DE TROYES apud LE GOFF. J. Civilização do Ocidente Medieval.

Lisboa: Edições 70, 1992.

Tendo em vista as transformações socioeconômicas da

Europa Ocidental durante a Baixa Idade Média, o texto

apresenta a seguinte situação:

De acordo com Eric Hobsbawm, o anarquismo não teve grande importância política nas primeiras décadas após a “Primavera dos Povos”. Contudo, outros historiadores reconhecem que as ideias anarquistas já tinham logrado obter adesões significativas no movimento operário europeu e norte– americano, às vésperas da virada do século.
Um dos fenômenos que evidencia a difusão de ideias e táticas revolucionárias de inspiração anarquista é a visibilidade, cada vez maior, de atentados contra chefes de Estado. Tratava–se de recorrer à “propaganda pelo fato”, a exemplo do assassinato

Sobre as práticas científicas, suas diversas manifestações na Europa e em outros contextos, assim como sua relação com a religião, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. ( ) Durante a segunda metade do século XIX, os princípios da chamada ciência positiva foram difundidos a partir da França. Em países como o Brasil e México, o positivismo chegou a ser incorporado à política. ( ) A Reforma Protestante promoveu duros ataques a quaisquer manifestações associadas à magia, procurando dissociá-la da religião. ( ) Pelo menos até o século XVII, em países como a Inglaterra, a prática da medicina estava amplamente vinculada à religião. Antes da realização de cirurgias, por exemplo, exigia-se uma reza e havia um cuidado para que médicos “infiéis” fossem evitados.

As alternativas a seguir apresentam semelhanças entre a escravidão praticada em Roma Antiga e a praticada na América Portuguesa, à exceção de uma. Assinale–a.

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