No que se refere aos aspectos econômicos internos e externos enfrentados pelo Brasil, julgue os itens que se seguem.
O limite global da dívida consolidada líquida deve ser definido como um percentual da RCL, cabendo privativamente à Câmara dos Deputados definir os limites de endividamento e as condições das operações de crédito.
Considerando aspectos diversos referentes aos instrumentos de politica fiscal e aos seus impactos macroeconômicos, julgue os próximos itens.
A carga do imposto é totalmente suportada pelos consumidores, caso a oferta seja perfeitamente elástica ou a demanda seja perfeitamente inelástica.
Considerando aspectos diversos referentes aos instrumentos de politica fiscal e aos seus impactos macroeconômicos, julgue os próximos itens.
A guerra fiscal entre os estados brasileiros, empreendida com o intuito de atrair investimentos para suas fronteiras, consiste em um estado oferecer benefícios tributários para a instalação de uma fábrica em seu território, o que gera, consequentemente, uma externalidade negativa sobre a arrecadação dos demais estados.
Com relação aos organismos internacionais, julgue o item abaixo.
O G–20 foi estabelecido em 2009, em consequência da crise financeira internacional iniciada no mercado imobiliário norte–americano, com o objetivo de reunir os países desenvolvidos e os países em desenvolvimento sistemicamente mais importantes, para cooperação em temas econômicos e financeiros.
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial.
De acordo com o argumento do Big-push, proposto por Rosenstein-Rodan, determinados investimentos só se tornam economicamente viáveis se forem realizados ao mesmo tempo, o que criaria espaço para a intervenção do governo na economia.
Ao longo das duas últimas décadas, o governo brasileiro tem adotado políticas para a redução das desigualdades no Brasil. Um dos indicadores utilizados para medir o graude desigualdade é a incidência de pobreza. Uma estudiosa desta questão afirma que: “no Brasil, a pobreza está fortemente associada à insuficiência de renda”. Rocha, Sonia. Pobreza no Brasil: o que mudou nos últimos trinta anos?. Estudos e Pesquisas n. 83. Fórum Nacional. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Altos Estudos, set. de 2004. Com base na definição da autora, o mecanismo que NÃO contribui para a redução da pobreza no Brasil é o(a )
A respeito do comportamento da economia brasileira durante o primeiro e o segundo mandato do presidente Lula, julgue os itens a seguir.
Devido a um cenário externo favorável durante o primeiro mandato do presidente Lula, houve ingresso de capitais e crescimento da balança comercial no Brasil com o incremento das reservas internacionais a partir de 2005.
Em relação à situação fiscal posterior à estabilização econômica ocorrida no início da década de 1990, assinale a alternativa correta.
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes
na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir.
A prática de taxas múltiplas de câmbio foi extinta no governo Café Filho mediante a implementação da reforma cambial de Whitaker–Campos–Bernstein.
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes
na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir.
Em decorrência do relativo fracasso do governo Café Filho em renegociar o crédito externo, dado, principalmente, pela orientação da política norte–americana, a Superintendência da Moeda e Crédito (SUMOC) editou a Instrução n.º 113, que permite a importação de bens de capital sem cobertura cambial em contrapartida.
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes
na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir.
Na reforma cambial de 1957, à medida que se alcançavam estágios mais avançados de industrialização, buscava–se eliminar a estratégia de substituição de importações.
Com relação aos planos de estabilização da economia brasileira,
julgue os itens que se seguem.
O aumento do poder de compra dos salários foi um resultado alcançado pelo Plano Cruzado.
Em relação aos indicadores fiscais, julgue os itens a seguir.
A análise da evolução das contas do governo no período de 1983 a 1988 demonstra que a crise financeira decorre não apenas da deterioração do resultado primário, mas principalmente da forte retração da disponibilidade de financiamento não inflacionário.