Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 113 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Para Fonterrada (2008), ao analisar os diversos momentos da produção cultural em relação à música, a contribuição específica do romantismo foi

Para os PCN-Arte (1998), ao ser introduzido na educação escolar brasileira, o ensino de Arte incorpora-se aos processos pedagógicos e de política educacional que vão caracterizar e delimitar sua participação na estrutura curricular. O documento aponta que, nas primeiras décadas do século XX, o ensino de Arte é

O design, segundo Costa (2004), demonstra o cuidado com a aparência dos produtos – desde a cor até a embalagem, dando-lhes um novo aspecto, que os distinguem dos concorrentes. Assim como o marketing, que segundo a autora surge no mesmo momento histórico, procura tornar os produtos mais agradáveis ao olhar e ao tato na guerra pelo consumidor.

Esse surgimento está conectado ao contexto do desenvolvimento industrial

A arte produzida na Grécia da Antiguidade Clássica, em torno do século V a.C., pretendia expressar um ideal de beleza e vida por meio de composições nas quais predominassem

O movimento artístico que buscou usar cores puras com a finalidade de gerar relevo, profundidade e volume em suas obras, nascido na França no começo do século XX e que visava uma estética primitivista, é conhecido como:

Edvard Munch de origem norueguesa, foi um importante nome do expressionismo. Dentre suas obras podemos destacar:

A respeito do Folclore:

I) Folclore é o conjunto de tradições e manifestações populares constituído por lendas, mitos, provérbios, danças e costumes que são passados de geração em geração.

II) O folclore simboliza a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo, de uma nação. Para não se perder a tradição folclórica, é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

III) O folclore é o produto da cultura de um país e por isso cada país tem elementos únicos de folclore. O folclore japonês, por exemplo, está repleto de lendas sobre criaturas misteriosas e sobrenaturais, conhecidas como Yokai ou Youkai (aparições misteriosas). O folclore brasileiro é muito rico e há uma grande variedade de manifestações culturais em todo o Brasil. Como as Festas populares: Carnaval, Festas Juninas entre outros.

Assinale a alternativa CORRETA:

Dentre as regras para as pinturas do Impressionismo, tendência artística do século XX, assinale a que não corresponde à verdade.

Um grande compositor brasileiro, reconhecido mundialmente por suas obras, sendo sua obra magna, O Guarani; pertenceu ao movimento do Romantismo brasileiro, que valorizava importâncias nacionais, seus heróis e sua cultura, este é:

O modelo artístico literário anterior aos movimentos artísticos modernistas brasileiros, fortemente criticados pelos membros do modernismo, dava grande valor ao preciosismo nas palavras, sendo assim muito desenvolvido pela poesia, além de valorizar o sentimento de Arte pela Arte. Trata-se do:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Arte ao aluno é possibilitado conhecer e valorizar a diversidade musical do Brasil. E esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

Para iniciar uma aula, o Professor de Artes poderá apresentar aos alunos do Ensino fundamental a seguinte imagem:

De tal modo, o Professor deverá afirmar aos alunos que obra acima pode ser corretamente associada ao seguinte período da História da Arte:

A arte moderna tem como principal característica o rompimento com padrões. Com o objetivo de criar uma nova tendência artística, surgiram diversos movimentos. O concretismo está representado na tela:

Observe a imagem abaixo:

Sobre as obras de Kandinsky, é incorreto afirmar que:

Pensando no estilo desenvolvido pelo movimento artístico do Maneirismo, é correto afirmar que nele há a presença de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282