A Estação de Tratamento de Água (ETA) de um sistema foi projetada originalmente para tratar uma vazão de 18.000 m3/dia, com decantadores convencionais, usando uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 40 m3/(m2.dia). Atualmente a ETA foi repotencializada com o emprego de decantadores de lâminas paralelas com uma taxa de aplicação superficial (Tes) de 115 m3/(m2.dia).
Sabendo que os demais componentes da ETA foram adequados para obter o mesmo ganho da mudança realizada nos decantadores, a ETA agora é capaz de tratar uma vazão de:
Nos hidrogramas A e B, o ponto de inflexão após o ponto máximo caracteriza o fim do escoamento subterrâneo e o início do escoamento superficial.
O escoamento superficial é o segmento do ciclo hidrológico que estuda o deslocamento das águas na superfície da Terra, considerando o movimento da água a partir da menor porção de chuva que, caindo sobre um solo saturado de umidade ou impermeável, escoa pela sua superfície, formando sucessivamente as enxurradas ou correntes, córregos, ribeirões, rios e lagos ou reservatórios de acumulação.
Com relação ao escoamento superficial, é CORRETO afirmar:
“A água na superfície terrestre e abaixo dela circula entre os diversos reservatórios: dos oceanos, da atmosfera e dos continentes. O movimento cíclico da água – do oceano para a atmosfera pela evaporação, de volta para a superfície por meio da chuva e, então, para os rios e aquíferos por meio do escoamento superficial, retomando aos oceanos – é o ciclo hidrológico".
COLERIDGE, S. T. O ciclo hidrológico e a água subtereênea. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Com relação ao ciclo hidrológico e à dinâmica da água nos continentes, assinale a afirmativa incorreta:
Entre os tipos de fontes de água e captação, temos que o aquífero confinado ou artesiano (Lençol artesiano), apresenta como características:
Uma característica importante de bacias hidrográficas é o tempo de concentração em problemas envolvendo propagação de cheias. Pela diversidade dos parâmetros associados às bacias hidrográficas, várias equações empíricas foram desenvolvidas para estabelecimento do tempo de concentração. Neste sentido, o tempo de concentração de uma bacia é:
Uma bacia de 500 km² recebe anualmente uma precipitação média de 1500 mm. Se a vazão média no exutório da bacia, no mesmo período, for de 10 m³/s, a evapotranspiração média no período será, em mm, de:
Dois postos fluviométricos (A e B), com distância de 3 km, registraram a variação de vazão (Q, em m³/s) no tempo (t, em horas) decorrente de um evento de precipitação, como ilustrado na figura.
Com base no exposto, a velocidade de propagação da onda vale:
Sobre o ciclo hidrológico, é correto afirmar que:
Em relação ao procedimento de outorga de recursos hídricos, é CORRETO afirmar que:
Em hidrologia existe um tempo que se refere ao espaço de tempo em anos e que provavelmente ocorrerá um fenômeno de grande magnitude, pelo menos uma vez. No caso dos dispositivos de drenagem, este tempo diz respeito a enchentes de projeto que orientarão o dimensionamento, de modo que a estrutura indicada resista a essas enchentes sem risco de superação, resultando desta forma a designação usual de descarga de projeto. Este termo técnico denomina-se tempo de:
Assinale a alternativa correta em relação à gestão e outorga para uso de recursos hídricos.
Com base nos conceitos básicos relacionados ao hidrograma, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda. 1.Tempo necessário para a água precipitada no ponto mais distante da bacia deslocar-se até a seção principal (seção de saída – exutóri(A). 2.Tempo necessário para a vazão baixar do seu valor máximo até o ponto onde acaba o escoamento superficial. 3.Tempo entre o início da precipitação e o instante em que a precipitação ocorrida já escoou através da seção principal (seção de saída – exutóri(A). 4.Intervalo de tempo entre o centro de massa da precipitação e o centro de gravidade do hidrograma. ( ) Tempo de retardo. ( ) Tempo de concentração. ( ) Tempo de base. ( ) Tempo de recessão. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta na coluna da direita, de cima para baixo.
Um lençol freático com declividade de 2% se encontra num solo com condutividade hidráulica de 80 cm/h e porosidade de 50%. Se um poluente chegar nesse lençol num dado instante, aproximadamente quanto tempo depois o poluente irá atingir um poço que se encontra 10 metros a jusante do lençol?
Em relação à água capilar edáfica, é correto afirmar que