Um técnico em Hidráulica foi demonstrar a experiência clássica de Reynolds, com a finalidade de explicar a classificação do escoamento de um fluido. Durante a experiência, foi utilizada a água que fluía de um reservatório de grandes proporções por um tubo longo transparente, com auxílio de um corante inserido no interior do fluido por meio de um tubo capilar. Nesse primeiro momento, o filete colorido apresentou um escoamento retilíneo ao longo do eixo longitudinal. No segundo momento da demonstração, o técnico foi abrindo o registro e o escoamento do filamento colorido difundiu-se na massa líquida. O primeiro e o segundo escoamento da demonstração podem ser respectivamente classificados como:
O salto ou ressalto hidráulico é uma sobre-elevação brusca da superfície líquida. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo.
1) O ressalto hidráulico provoca uma elevação da carga hidráulica total.
2) O ressalto hidráulico é independente do número de Froude.
3) Ressaltos hidráulicos ocorrem quando o escoamento se altera de supercrítico para subcrítico.
4) A elevada dissipação de energia típica do ressalto hidráulico é aproveitada em estruturas como bacias de dissipação.
Estão corretas, apenas:
Ao escoar por um conduto, um líquido é submetido a forças resistentes exercidas pelas paredes da tubulação e por uma região do próprio líquido. Assim, ao escoar, dissipa parte de sua energia, principalmente na forma de calor. Essa energia não é mais recuperada como energia cinética ou potencial, por isso denomina-se perda de carga. Sobre as perdas, é correto afirmar que:
A cinemática é o ramo da Física que se ocupa da descrição dos movimentos, sem se preocupar com a análise de suas causas. Assim, a cinemática dos fluidos se ocupa em descrever o movimento das partículas do fluido. Em relação à cinemática dos fluidos, é correto afirmar que:
Impulsão ou empuxo é a força hidrostática resultante exercida por um fluido (líquido ou gás) em condições hidrostáticas sobre um corpo que nele esteja imerso. Sobre o equilíbrio de corpos imersos e de corpos flutuantes, é correto afirmar que:
O carneiro hidráulico é utilizado para elevar a água, utilizando a própria energia hidráulica. O aparelho deverá ser instalado na cota mais baixa possível. A diferença de nível aproveitável para acionar o carneiro hidráulico não deverá ser inferior a:
O canal aberto de concreto, cujo corte é representado pela figura, com profundidade de 1,0 m, escoa água a uma velocidade de 2 m/s até certo ponto, onde, devido a uma queda, a velocidade se eleva a 6 m/s, reduzindo a profundidade a 0,5 m.
Se forem desprezadas as perdas por atrito, e considerando a aceleração da gravidade 10 m/s2, a diferença de nível entre os pontos A e B é:
Dentre os indicadores usados para controlar a qualidade do lubrificante, dois são relacionados à oxidação do óleo. O primeiro é definido como a habilidade do óleo lubrificante em neutralizar subprodutos da combustão ou compostos ácidos oriundos da oxidação, em motores de combustão interna diesel de quatro tempos. O segundo é mais associado aos lubrificantes utilizados em equipamentos industriais, e serve para avaliar a quantidade de compostos ácidos presentes nos óleos provenientes da oxidação. De acordo com o descrito acima, o primeiro e o segundo indicadores são, respectivamente,
Existe um tipo de manutenção em que se atua emergencialmente e de modo aleatório para sanar uma falha. A utilização desse tipo de manutenção apresenta uma tendência de queda ao longo dos anos, causada principalmente, pela adoção de métodos de acompanhamento sistemático que permitem a operação contínua do equipamento pelo maior tempo possível. O tipo de manutenção descrita acima é a
Considere o sistema elevatório de água de um edifício, composto por duas bombas hidráulicas iguais, com rendimento de 86% cada, ligadas em série, dado na figura abaixo.

Para a execução desse sistema elevatório, projetado para a vazão de 3 litros por segundo de água, utilizou-se 90 m de tubulação, além de singularidades, cujos comprimentos equivalentes somam 10 m. Considerando que a perda de carga unitária seja 0,02 m/m, a potência de cada bomba, em CV, é
O esquema apresenta o sistema de esgotamento sanitário de uma cidade fictícia. As linhas contínuas mostram as tubulações (as setas indicam a direção do escoamento) e os círculos denotam os poços de visita. As áreas de expansão, que futuramente serão ocupadas com as mesmas características da cidade, aparecem indicadas por setas tracejadas.

Nessa cidade, a densidade populacional é de 120 hab/ha, o consumo per capita de água é de 200 litros / (hab.dia), o coeficiente de retorno é de 0,8, a taxa de infiltração TI é de 0,001 litros/(s.m), o coeficiente do dia de maior consumo K1 é de 1,2, o coeficiente da hora de maior consumo K2 é de 1,5, e a densidade de tubos nas áreas existente e de expansão é de 100 m/ha.
A vazão futura Q da rede coletora de esgotos que sai, após a expansão, do poço de visita mais a jusante é:
A figura mostra a comporta plana pertencente a um paramento vertical de uma barragem. Essa comporta é retangular de 5 x 4 m e se encontra a uma profundidade de 7 m.
Sabendo que o peso específico da água é de 9,8 x 103 N/m3, o valor da força exercida pela água sobre a comporta é:
Em uma pequena central hidrelétrica a ser construída, a altura efetiva de queda d’água será de 10 m, e a casa de força será integrada às obras de tomada d’água. Nesse caso, uma opção de turbina adequada à altura da queda e de baixo custo de construção, de instalação e de manutenção será a turbina
As perdas de cargas localizadas em tubulações sob escoamento decorrem especificamente de mudanças pontuais das características geométricas da tubulação. Analise as assertivas abaixo sobre essas perdas: I. O alargamento brusco da seção não causa perda de carga localizada, diferentemente da redução brusca. II. Quanto maior o raio de uma curva, menor será a perda de carga localizada. III. Em altas velocidades de escoamento, as perdas de carga localizadas podem ser mais significativas do que as perdas ao longo das linhas. Quais estão corretas?
As experiências de Osborne Reynolds visaram observar o comportamento dos fluidos em escoamento e envolveram diferentes líquidos, diâmetros, temperaturas e velocidades. Analise as seguintes assertivas relacionadas ao assunto: I. O escoamento com número de Reynolds abaixo de 2.000 é sempre laminar. II. O escoamento com número de Reynolds entre 2.000 e 4.000 é o chamado escoamento na zona crítica, em que há dificuldade em definir a perda de carga. III. O escoamento com número de Reynolds acima de 4.000 é sempre turbulento. Quais estão corretas?