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Considerando as transformações no mundo do trabalho e as mudanças nas organizações e nos centros de serviços 
compartilhados, julgue os itens subsequentes. 

Os centros de serviços compartilhados são importantes para evitar o retrabalho e especializar o atendimento em locais específicos, de forma a aumentar a eficiência na resolução das demandas, sendo fundamentais na atual cultura digital; entretanto, no serviço público, alguns serviços relacionados à área de recursos humanos, a exemplo da folha de pagamento, não podem ser centralizados em razão da especificidade dos cargos públicos.

Em pesquisa para avaliar os fatores de motivação para novos funcionários do setor público, a maioria dos entrevistados fez relatos semelhantes aos dois depoimentos reproduzidos a seguir.

“Estabilidade, a qualidade de vida e é claro o salário, simples assim”.

“Uma vida com mais qualidade de vida, mais estável, e segurança para família, fruto da estabilidade do meio público”.

 Considerando-se a hierarquia de necessidades de Maslow, a análise desses depoimentos demonstra que, para a maioria dos entrevistados, o principal fator motivacional para entrar em uma organização pública seria satisfazer o grupo das necessidades

Com relação a aspectos conceituais da comunicação e às suas características, julgue os itens a seguir.

I Comunicação compreende os meios e as formas de transmissão de informações.
II A comunicação altera e influencia comportamentos.
III Nas empresas, as comunicações podem envolver, ao mesmo tempo, dimensão pessoal e estrutural.


Assinale a opção correta.

Vários estudos têm enfatizado que as singularidades organizacionais e as particularidades dos indivíduos que constituem a força laboral do setor público influenciam a motivação. Esses estudos indicam que, ao contrário do que acontece no setor privado, predominam, no setor público, níveis de motivação intrínseca superiores aos níveis de motivação extrínseca.
Um gerente de RH de uma empresa pública confirmou esses estudos quando constatou que a maioria de seus servidores concordaram com a seguinte afirmativa: 

Preencha a lacuna com uma das opções abaixo:

“____________________ são planos operacionais relacionados com valores em dinheiro dentro de um determinado período de tempo. Podendo também ser definido como o ato de planejar e estimar os investimentos, ganhos (receitas) e despesas de uma organização”. A alternativa correta é:

Um determinado governante optou por ampliar a capacidade de governar ao adotar um método de planejamento baseado em processo dinâmico e contínuo que precede e preside a ação, e que envolve aprendizagem-correção-aprendizagem. Nesse método, toma-se como ponto de partida um conjunto de problemas identificados, descritos e analisados na perspectiva de um determinado ator social e sua capacidade de agir sobre o problema

Esse método é denominado: 

O vendedor de equipamentos de informática sai de uma agência bancária contrariado. Um colega de trabalho, que o esperava para almoçar, nota o seu desconforto e lhe pergunta o que houve. Ele diz que o gerente do banco havia-lhe proposto que virasse cliente da agência e contratasse um seguro, para que, então, esse gerente sugerisse à direção a compra dos equipamentos oferecidos pelo vendedor. O conflito ético de vendas observado nesse caso é denominado

De acordo com Mintzberg e Quinn,

[...] Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente. Uma estratégia bem formulada ajuda a ordenar e alocar os recursos de uma organização para uma postura singular e viável, com base em suas competências internas e relativas, mudanças no ambiente antecipadas e providências contingentes realizadas por oponentes inteligentes.

MINTZBERG, H.; QUINN, J. B. O processo da estratégia. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. p. 20. Adaptado.

Tendo como pano de fundo a questão da efetividade da estratégia no contexto da gestão estratégica, considere um cenário em que 

• somente 25% dos gerentes têm iniciativas alinhadas às estratégias;
• somente 5% da força de trabalho entende as estratégias;
• 85% de executivos gastam menos de 1 h por mês discutindo estratégias; 
• 60% da organização não alinha o orçamento às estratégias.

Nesse contexto, tendo-se identificado no cenário descrito algumas falhas na execução das estratégias, entendendo-se estratégia como definiram Mintzberg e Quinn, a razão principal que provoca tais falhas é a(o) 

O método dos cenários prospectivos, um pilar da gestão estratégica, além de facilitar o desenvolvimento do pensamento estratégico e a definição das estratégias da empresa, traz benefícios, tais como 

Um grupo de secretárias de uma organização que depende da mesma dotação orçamentária de escritório começou a barganhar entre si para saber quem iria adquirir novos equipamentos de informática e quem teria de continuar com o equipamento existente. Na decisão de quais interesses conflitantes seriam satisfeitos, as secretárias consideraram que os interesses do grupo são importantes, mas não merecem a desordem provocada por estilos mais assertivos. 

Assim sendo, as secretárias optaram pela abordagem da transigência na negociação, que

Considerando que os processos de mudança envolvem transformação, interrupção ou ruptura de processos, assinale a
opção em que é indicado um fator negativo para a ocorrência de mudanças no âmbito da organização.

Na elaboração de seu plano estratégico institucional, uma organização pública desenvolveu uma matriz SWOT. Na análise do cenário em que esse planejamento estava sendo traçado, identificou-se um erro na classificação dos componentes, o que pode dificultar a escolha de uma estratégia que contemple, ao mesmo tempo, as oportunidades do ambiente e o que de melhor a organização poderá fazer para aproveitá-las.

Nesse contexto, segundo a matriz SWOT, há um erro de classificação na identificação de: 

Com relação aos movimentos competitivos no mercado, assinale a opção correta.

Uma determinada organização pública promoveu na última década a digitalização de seus processos de prestação de serviço. Para garantir seu sucesso, há que se mensurar o desempenho no uso dos sistemas de informação, sendo importante diferenciar as métricas de eficiência das métricas de eficácia da Tecnologia da Informação (TI) na prestação de serviços, devido a novos formatos e requisitos de acessibilidade. Uma métrica de eficácia da plataforma de TI, considerando-se oacesso à informação, deve pautar-se em indicador de

Em certa organização, a diretora de recursos humanos está avaliando os candidatos ao cargo de gerente de uma equipe.  A equipe é composta por membros recentemente admitidos na organização e ainda sem as competências técnicas necessárias ao bom desempenho das funções.  No entanto, os membros da equipe se mostram bastante interessados e motivados para a realização das tarefas. Apoiando-se na teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, a diretora avalia que a equipe se encontra no nível de prontidão “2”.

Considerando que a avaliação da diretora está correta, a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard aponta que, nessas condições, o estilo mais eficaz de liderança é o:

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