Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 844 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

A respeito do processo de planejamento, julgue o item.

No balanced scorecard, a perspectiva dos processos internos inclui indicadores que garantam a qualidade intrínseca aos produtos e processos, a inovação, a criatividade, a capacidade de produção e o alinhamento com as demandas.

No início dos estudos sobre a administração, as pessoas eram tidas como apêndice da máquina, e o grande foco assentava-se sobre a eficiência produtiva. Naquela época, administrar pessoas estava muito relacionado a obter o máximo de eficiência produtiva. Atualmente, a gestão de pessoas está muito mais avançada, e ela busca maximizar o retorno, tanto da organização quanto das pessoas que nela trabalham. Assim, busca gerir competências para o sucesso da estratégia organizacional. Sobre esse tema, analise as assertivas abaixo:

  1. A moderna gestão de pessoas visa servir como base para que a organização possa atuar conforme sua missão e realizar a sua visão de futuro.
  2. No início da revolução industrial, as pessoas não tinham grande relevância no contexto dos negócios, sendo tratadas normalmente como mão de obra.
  3. Na era da informação, as pessoas são vistas como prioridade para o alcance dos objetivos organizacionais.
  4. Um dos objetivos da gestão de pessoas na era da informação é construir equipes e organizações de excelência.

Quais estão corretas?

Considerando a aplicação da metodologia de planejamento estratégico (BSC – balanced scorecard) em um tribunal, assinale a opção que apresenta uma iniciativa estratégica integrante da perspectiva processos internos.

A respeito das características básicas das organizações formais modernas e dos tipos de estrutura organizacional (natureza, finalidades e critérios de departamentalização), julgue:

As organizações modernas apresentam elevada interdependência entre as redes internas de equipes,
adequada para ambientes mutáveis e dinâmicos, e tecnologia de ponta. 

O conflito é um fenômeno comum sempre que se fala de trabalho em grupo. Sempre que há pessoas entrando em
contato com outras, os conflitos aparecem. De certa forma, o conflito é algo comum sempre que indivíduos têm valores, objetivos, interesses ou ideias diferentes uns dos outros. Se até casais brigam, imagine os colegas de trabalho! Naturalmente, existem diversos tipos de conflito. Alguns são derivados de motivos mais “concretos”, enquanto outros são derivados de sentimentos e opiniões. Da mesma maneira, alguns são facilmente resolvidos, enquanto outros são de difícil tratamento.
Com relação ao assunto tratado no texto acima, julgue:

De acordo com a conceituação e a classificação de conflitos, um exemplo de conflito substantivo é haver divergência de ideias em um ambiente organizacional.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

O líder burocrático decide e fixa as diretrizes sem qualquer participação do grupo. Já na liderança democrática, as diretrizes são debatidas e decididas pelo
grupo.

A respeito da motivação e da liderança, julgue o item.

De acordo com a teoria dos dois fatores, as pessoas são motivadas por fatores motivacionais e higiênicos. No primeiro grupo, encontram‐se, por exemplo,
possibilidade de crescimento, reconhecimento, condições de segurança do trabalho e estilo de supervisão do chefe.

A respeito do processo de planejamento, julgue:  

No balanced scorecard, a perspectiva de processos internos inclui indicadores e medidas como satisfação, participação no mercado, tendências, retenção de  clientes e aquisição de clientes potenciais.

A teoria da liderança situacional (SLT) é caracterizada por

Considere que a estratégia competitiva de uma organização é a liderança no custo e a estratégia de recursos humanos é de inovação. Neste caso, espera-se que a organização:

Em relação à liderança e à motivação, julgue o item.

No modelo de grade gerencial, o estilo 1.1 indica um líder negligente, que não se preocupa nem com a produção nem com as pessoas. Já o estilo 5.5 indica elevada preocupação com a produção e com as pessoas.

No que se refere ao clima e à cultura organizacional, julgue o item.

De acordo com Edgar Schein, a cultura organizacional se apresenta em três níveis ou camadas, do mais visível ao mais profundo: artefatos; pressuposições básicas; e valores compartilhados.

Julgue o item,  relativos às modernas técnicas de gestão.

Uma metodologia que pode ser utilizada na elaboração do planejamento estratégico é o balanced scorecard, que estabelece indicadores de desempenho e permite acompanhar a implantação da estratégica da organização.

As organizações que utilizam como metodologia de planejamento estratégico o BSC (balanced scorecard) devem contar com o envolvimento ativo da equipe executiva, para que as mudanças corram e a estratégia seja implementada com vistas ao alcance dos melhores desempenhos.


O pressuposto abordado no texto anterior está de acordo com o princípio de

As políticas públicas que buscam mudar o grau de concentração de recursos, quanto à sua finalidade, classificam-se como

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282