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No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do

conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos

itens.

A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.

As organizações têm repassado suas estratégias de desenvolvimento de competências em função de diversas mudanças no mundo do trabalho, incluindo a maior competitividade e maior obsolescência do conhecimento. Diante desse contexto, uma tendência que tem se confirmado na área de educação corporativa é o uso do blended learning, que pode ser entendido como:

As mudanças no mundo do trabalho têm demandado novas competências profissionais, exigindo que as pessoas sejam capazes de manejar novas ferramentas tecnológicas, lidar com problemas menos estruturados, trabalhar em equipes e assumir responsabilidades mais complexas, para atuar em ambientes com maior incerteza. Esse contexto atual também demanda alterações na forma de se pensar a educação corporativa. Um exemplo de novo paradigma para a educação corporativa nesse recente ambiente laboral compreende:

A área de educação corporativa está em transição em vários aspectos. Cada vez mais se buscam mecanismos que articulam aprendizagens individuais e coletivas, de forma a construir e consolidar uma cultura de organização aprendente. Para alcançar esse perfil de “organizações que aprendem”, a empresa precisa estar estruturada sob o paradigma da:

No processo de comunicação organizacional, quando uma pessoa sente fortes emoções é muito difícil escutar a outra pessoa. Ambas as partes estão sujeitas a

As redes de comunicação, as redes de aprendizagem no trabalho, as estruturas para intercâmbio da experiência e as comunidades de aprendizagem, são exemplos da vertente teórica da Gestão do Conhecimento que dá ênfase nas

Na teoria sobre gestão do conhecimento, aquele conhecimento representado pelas experiências individuais, é chamado de:

“...associa‐se a competência não a um conjunto de qualificações do indivíduo, mas sim às realizações da pessoa em determinado contexto, ou seja, aquilo que ela produz ou realiza no trabalho” (Dutra, 2004). As combinações sinérgicas de conhecimentos, habilidades e atitudes, expressas pelo desempenho profissional dentro de determinado contexto organizacional e que agregam valor às pessoas e às organizações, referem‐se à competência

Julgue os itens seguintes, relativos a modelos de gestão de pessoas.

Nas organizações, os conhecimentos podem ser tangíveis e intangíveis, conforme os mecanismos de compartilhamento e gestão do conhecimento adotados.

Acerca da gestão do conhecimento e da gestão por competências,
julgue os itens seguintes.

A maneira como as empresas geram, difundem e alavancam o potencial intelectual, gerando vantagem competitiva para a organização, caracteriza a gestão do conhecimento.

Acerca da gestão do conhecimento e da gestão por competências,
julgue os itens seguintes.

A integração da gestão do conhecimento aos processos de negócio limita-se à proteção dos ativos intangíveis de uma organização.

Com relação à gestão do conhecimento e à gestão por competências, assinale a opção correta.

Pesquisas na área acadêmica apontaram a produtividade como produto de duas variáveis: Tecnologia (20%) e Desempenho humano (80%); e que o desempenho humano por sua vez, é conseguido por meio das variáveis: Conhecimento (30%) e Motivação (70%). Na área de Gestão de Pessoas, o caminho ideal para atingir índice de ideias de desempenho humano e, por consequência, de produtividade inicia-se pela implementação de

Acerca das organizações, julgue os itens a seguir.

A especialização e a esfera de controle são mecanismos organizacionais de integração.

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