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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Folha de respostas:

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No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. 

A centralização da tomada de decisão é uma característica da abordagem da qualidade total. 

No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. 

A eficácia é um indicador de desempenho relacionado à avaliação do método utilizado para a consecução de um objetivo. 

Assinale a opção correta no que se refere à elaboração, análise e avaliação de projetos nas organizações. 

No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. 

De acordo com a abordagem da qualidade total, esta deve ser aplicada a toda a estrutura da organização, em sentido bottom-up. 

Assinale a opção em que é apresentada a denominação da ferramenta que, usada na gestão de qualidade, é caracterizada pela representação de seus resultados em um gráfico de pontos cartesianos que permite verificar se existe relação de causa e efeito entre duas variáveis de natureza quantitativa e possibilita encontrar a intensidade da relação entre as variáveis pesquisadas. 

No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. 

A efetividade de um objetivo organizacional está relacionada ao seu grau de alcance. 

Considerando os fatores que impactam a qualidade da administração pública, assinale a opção correta.

Assinale a opção em que é corretamente indicada a ferramenta de gestão da qualidade desenvolvida por Willian E. Deming. 

Suponha que, na Secretaria de Fazenda do estado X, a equipe de gestão da qualidade esteja buscando otimizar o processo de análise de declarações de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). Nessa situação, se a equipe decidir aplicar o princípio da melhoria contínua, inerente ao controle estatístico do processo, ela deverá 

Considerando as contribuições dos principais teóricos para a gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.

 
I Shewhart foi um dos pioneiros na aplicação da estatística ao controle de qualidade, tendo preparado o primeiro rascunho do que viria a ser conhecido como carta de controle. 

II Deming defendia a constância de propósitos para a melhoria do produto e do serviço, para que a organização se tornasse competitiva, se mantivesse em atividade e gerasse empregos.

III Ishikawa contribuiu para o desenvolvimento da visão ampla da qualidade, com ênfase no lado humano, tendo desenvolvido o diagrama de causa e efeito. 

IV Segundo Juran, há duas dimensões no conceito de qualidade: uma externa, relativa às necessidades dos consumidores, e uma interna, relacionada à correta execução do produto ou 
serviço.

V A proposta de Feigenbaurn é a de que devem existir limites de tolerância, ao invés de valores fixos, para as especificações de projeto. 


Estão certos apenas os itens 

No que se refere à gestão de pessoas e à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes. 

Ao optar por uma seleção de candidatos no modelo de colocação, a organização não deve considerar a rejeição como alternativa. 

Julgue os itens a seguir, relativos à formulação e gestão de políticas, planos, programas e projetos públicos.

As fases do ciclo PDCA são essencialmente fundamentadas nas ações consecutivas de pensar, discutir, consolidar e avaliar.

Apesar de inúmeros benefícios que um planejamento estratégico dinâmico, participativo e inteligente pode trazer para as organizações, alguns cuidados devem ser observados para evitar desgastes e diminuir os riscos de insucesso desse tipo de planejamento.

Dentre esses cuidados, é imprescindível que a(o) 

Julgue os itens subsecutivos, a respeito de gestão da qualidade, gestão de mudanças, gestão por processos e cultura de inovação. 

O estrito cumprimento da lei é prescindível para a mudança organizacional no setor público. 

Um gerente enfatizou três critérios, ou requisitos, de qualidade fundamentais aos indicadores de desempenho de sua organização. Para ele, o indicador deve ser:

(i) de fácil entendimento, para que qualquer pessoa seja capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador, garantindo transparência e validade;
(ii) economicamente viável, de modo que os benefícios decorrentes do indicador sejam maiores que os cutos incorridos na medição;
(iii) de fácil identificação no que se refere à origem dos seus dados, ao seu registro e à sua manutenção, e, sempre que possível, deve-se transformar os resultados em gráficos para promover um acompanhamento mais preciso.

Esses três requisitos de qualidade indicam que esse gerente considera fundamental que os indicadores de desempenho de sua organização respeitem, respectivamente, a

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