O instrumento de política industrial mediante o qual o governo brasileiro, com o objetivo de fomentar a inovação e a industrialização nas cadeias produtivas de petróleo e gás natural (P&G) no país, estabelece índices mínimos de participação dos fornecedores de máquinas e equipamentos no valor da produção da indústria de P&G é denominado política de(do)
No modelo IS/LM, em que a taxa de juros é fixada exogenamente pelo governo, aumentar os gastos do governo provocará
Julgue o item que se segue, a respeito dos agregados monetários.
Se a parcela dos meios de pagamentos que os agentes mantêm como depósitos à vista aumentar e se a proporção de reservas bancárias em relação ao depósito à vista diminuir, então o multiplicador da base monetária aumentará.
Em relação à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item a seguir.
O resultado primário é contabilizado pelo regime de caixa.
A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.
O sal, um tipo de bem que os consumidores compram, representa uma pequena parcela do orçamento desses consumidores e não possui substitutos próximos; logo, espera-se que a procura por esse bem seja rígida em relação às alterações de preço.
Em relação ao sistema de contas nacionais e seus principais agregados macroeconômicos, julgue o item subsecutivo.
Um aumento dos impostos indiretos eleva o crédito da conta da renda nacional disponível líquida, tendo como contrapartida, pelo lado do débito, aumento do consumo do governo ou da poupança interna.
Admita que a economia global seja dividida em dois blocos: países desenvolvidos, abundantes em capital; e países em desenvolvimento, abundantes em trabalho. Considere, adicionalmente, que ambos os blocos contêm dois setores produtivos: o setor agrícola, que produz bens homogêneos, é intensivo em trabalho e opera com retornos constantes de escala e condições de concorrência perfeita; e o setor industrial, que produz bens diferenciados, é intensivo em capital e opera com retornos crescentes de escala e condições de concorrência monopolística.
De acordo com as novas teorias de comércio internacional (new trade theories), se os dois blocos se engajassem em práticas de livre-comércio puro, os fluxos de comércio entre ambos seriam
Mais espanto ainda causou a “matriz do ministro”, a Nova Matriz Econômica (...). Em julho de 2012, Mantega anunciaria oficialmente o enterro do tripé. A base da política econômica brasileira não seria mais formada pelo triângulo do câmbio flutuante, das metas de inflação e do superávit primário.
DE BOLLE, M.B. Como matar a borboleta azul: uma crônica da era Dilma. Rio de Janeiro: Ed. Intrínseca, p.119.
No comentário crítico, a economista Mônica de Bolle refere-se à chamada Nova Matriz Econômica, adotada pela equipe econômica de Dilma Rousseff (2011-2014), cujos objetivos principais foram
Considerando as relações de uma economia com o "Resto do Mundo", assinale a alternativa que apresenta a identidade macroeconômica básica.
Em uma avaliação de alternativas de política econômica para um país com economia aberta e perfeita mobilidade de capitais, sob o modelo Mundell-Fleming, deve-se considerar que
Em relação à estrutura orçamentária e à evolução do déficit e da dívida pública brasileira, julgue o item a seguir.
O conceito abaixo da linha corresponde à variação da dívida líquida total, interna ou externa.
A respeito dos conceitos de microeconomia, julgue o item subsequente.
Efeito substituição é o conceito econômico que mostra que um aumento no preço dos bens faz que os indivíduos fiquem mais pobres e, por isso, a cesta de consumo será substituída por produtos com preços menores e de qualidade inferior.
Em relação ao sistema de contas nacionais e seus principais agregados macroeconômicos, julgue o item subsecutivo.
Um aumento da depreciação reduz o produto interno líquido.
Acerca do modelo IS-LM, julgue o item seguinte.
Considerando-se o efeito Fisher no caso clássico, um aumento na expectativa de inflação gera uma redução da taxa real de juros, o que expande a renda da economia.
Constitui subvenção econômica, em relação a gêneros alimentícios, a diferença entre o(s)