Para se medir o desempenho da economia de um país, ou de uma região em determinado momento, ou em um período de tempo, utilizam-se os agregados macroeconômicos. A esse respeito, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) Os agregados macro econômicos são: Produto, Renda, Despesa e Tributos.
( ) Produto equivale à soma de todos os bens e serviços finais produzidos pelas empresas durante certo período de tempo, somado ao valor da mão de obra e dos insumos necessários à produção desses bens e serviços.
( ) Renda corresponde ao valor total de pagamento que as firmas fazem aos indivíduos, pelo uso dos fatores de produção e é composta pelo somatório dos salários, juros, aluguéis e lucros.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
No modelo de ciclos reais de negócios,
No texto a seguir, escrito no final de agosto de 2019, os autores sugerem medidas de política econômica para promover a retomada sustentável do crescimento econômico brasileiro:
A decisão de reduzir a Selic a 6%, indicando possíveis reduções adicionais, é excelente. Mas não podemos esquecer que o excesso de juros pagos ao longo dos últimos anos comprometeu as finanças públicas e inibiu por completo os investimentos públicos. Certamente, a trajetória de crescimento teria sido diferente. É importante agora que a redução de juros seja acompanhada por políticas fiscais expansionistas que permitam estimular nossa economia.
LUQUE, C.; SIBER, S.; ZAGHA, R. Inflação brasileira. Valor Econômico, São Paulo, 27 ago 2019, p. A10. Adaptado
Considerando-se que a economia brasileira contava com elevado nível de capacidade ociosa, altas taxas de desemprego, e tendo-se em vista as recomendações de política econômica propostas pelos autores do texto, deduz-se que o principal fator que impede a retomada do crescimento econômico no Brasil, a partir de 2019, é a
A chamada “teoria quantitativa da moeda” preconiza que M.V=p.Y, ou seja, se tudo mais é constante,
Um objetivo expansionista, tudo mais constante, pode ser alcançado por uma política
A relação entre a taxa de inflação e o crescimento do produto real de uma economia (PIB real) depende do horizonte de tempo considerado e das expectativas dos agentes econômicos.
Assim, um aumento
Entre 2013 e 2014, o Brasil pode ter alcançado o pleno emprego. Esse cenário é caracterizado pelo(a):
Segundo o modelo de Solow, um aumento da taxa de poupança gera:
Desde meados da década de 1990, a regra de Taylor tem sido a principal base teórica para a prática da política monetária na maior parte dos países capitalistas. Admita-se uma economia em que as expectativas de inflação estejam abaixo da meta de inflação anual e o hiato do produto seja muito negativo.
Supondo-se tudo o mais constante e seguindo-se estritamente a regra de Taylor, o comitê de política monetária do Banco Central desse país deverá
O texto a seguir analisa o agravamento da situação fiscal no Brasil em período recente.
Com o PIB e a arrecadação menores, o déficit primário aumentou de 17 bilhões de reais em 2014 para 111 bilhões em 2015, apesar do corte de despesas. A dívida líquida do setor público, por sua vez, passou de 32,6% do PIB em dezembro de 2014 para 35,6% em dezembro de 2015. Já a dívida bruta saltou de 56,3% para 65,5% do PIB. Uma decomposição dos fatores que levaram ao aumento de 9,3 pontos percentuais na dívida bruta em relação ao PIB mostra, no entanto, que o déficit primário sequer foi o principal responsável por essa elevação. Os componentes que mais destoaram dos anos anteriores foram o pagamento de juros, que aumentou sua contribuição, e o crescimento do PIB, que passou a colaborar menos para a redução da dívida-PIB.
CARVALHO, L. Valsa brasileira: do boom ao caos econômico. São Paulo: Editora Todavia, 2018, p.100-101.
De acordo com a autora, o agravamento da crise fiscal no Brasil entre 2014 e 2015 resultou do
Acerca da inflação e sua medição, está correto o que se afirma em:
Com relação à prática orçamentária governamental e à evolução da dívida bruta do setor público no Brasil, ao longo das duas últimas décadas,
Desde 2017, a política fiscal brasileira vem sendo subordinada a uma nova regra, introduzida pela Emenda Constitucional nº 95, de 15 de dezembro de 2016, conhecida como “Teto de Gastos”.
A principal característica dessa regra é que
Em relação à curva de Phillips e a formação de expectativas dos agentes, analise as afirmativas a seguir.
I. A versão com expectativas adaptativas afirma que os agentes corrigem suas expectativas com base nos erros passados cometidos.
II. Na versão com expectativas racionais, os agentes levam em conta todas as informações disponíveis para formar suas expectativas inflacionárias.
III. Na versão forte das expectativas racionais, na média a expectativa de inflação é igual a inflação efetiva.
Está correto o que se afirma em