Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 141 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Podem existir mil obstáculos, mas nada fará com que meu amor por ti morra. Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água suficiente que afogue o amor que sinto por você." As palavras destacadas são, respectivamente:

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.

O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.

Provas: IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Supervisor Escolar IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Técnico Educacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional em Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico Veterinário IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Farmacêutico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Nutricionista IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Contador IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Assistente Social de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Odontólogo IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro de Saúde Mental IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Biomédico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fonoaudiólogo 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Psicólogo Clínico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Fisioterapeuta IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro 20h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Enfermeiro Obstetra IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Terapeuta Ocupacional IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Médico em Segurança do Trabalho IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Educador Físico IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Matemática IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Educação Física IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - História IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Biologia IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Líbras IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 40h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Portuguesa IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II 30h IBADE - 2018 - Prefeitura de Ji-Paraná - RO - Professor Nível II - Língua Estrangeira Inglês
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Funções morfossintáticas da palavra QUE Compreensão e Interpretação de Textos

Texto para responder à questão.

“No começo dos tempos, você acha que o homem tinha tempo pra pensar em felicidade enquanto fugia dos dinossauros e outras ameaças?"

A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.

I. A última oração poderia ser iniciada por AO MESMO TEMPO QUE.

II. QUE, no contexto, é um pronome relativo.

III. OUTRAS têm o mesmo valor significativo de ALGUMAS.

Está correto apenas o que se afirma em:

Em frases como Quanto é que custa este livro? a expressão sublinhada (verbo ser + que) tem valor enfático, podendo ser retirada da frase sem prejuízo do conteúdo.

A frase abaixo em que isso NÃO ocorre é:

Considerando os objetivos, a linguagem e o conteúdo do texto I, é correto afirmar que

Considerando que a palavra ‘que’ é um elemento de coesão textual, assinale a alternativa em que essa coesão não se estabelece com a presença de um pronome relativo.

O fragmento cujo "que" introduz um complemento verbal oracional é

Assinale a alternativa em que a partícula “que" exerce a mesma função que a presente nesta frase: “Venha, que o diretor está chegando!".

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Nutricionista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Dentista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assistente Social Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Letras Português Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Ciências Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Inglês Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assessor Jurídico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe A Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Médico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicopedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Procurador Municipal Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Fisioterapeuta Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicólogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Pedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Enfermeiro Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Matemática
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Funções morfossintáticas da palavra QUE

O uso da vírgula em "uma fantástica astronave, que atravessa os vastos céus" (L. 4) justifica-se pelo mesmo motivo que em

Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".

( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.

( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.

( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.

( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.

( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.

Considere o trecho:
Somos tão civilizados, nós, os brasileiros, que (1) simples questões de boa educação, costume na maioria dos países civilizados, entre nós têm de se tornar lei para que sejam observadas. E a lei, ah! essa é outra história, a lei atropela indivíduos, que (2) ela não quer e não pode ver. Parece que (3) a boa educação, entre nós, precisa ser empurrada goela abaixo e à força. Às vezes, com marreta, malho, tacape e o que (4) mais for necessário para que desça. Os elementos linguísticos destacados classificam-se, respectivamente, como


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

O vocábulo “que” (linha 20) introduz uma oração subordinada no período em que ocorre.

Assinale a alternativa em que a função do “que”, sublinhado nos excertos do Texto 1, está corretamente indicada entre parênteses. 

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282