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O fragmento cujo "que" introduz um complemento verbal oracional é

Assinale a alternativa em que a partícula “que" exerce a mesma função que a presente nesta frase: “Venha, que o diretor está chegando!".

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Nutricionista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Dentista Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assistente Social Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Letras Português Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Ciências Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Inglês Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Assessor Jurídico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe A Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Médico Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicopedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Procurador Municipal Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Fisioterapeuta Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Psicólogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Pedagogo Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Enfermeiro Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Landri Sales - PI - Professor Classe B - Matemática
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Funções morfossintáticas da palavra QUE

O uso da vírgula em "uma fantástica astronave, que atravessa os vastos céus" (L. 4) justifica-se pelo mesmo motivo que em

Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".

( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.

( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.

( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.

( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.

( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.

Considere o trecho:
Somos tão civilizados, nós, os brasileiros, que (1) simples questões de boa educação, costume na maioria dos países civilizados, entre nós têm de se tornar lei para que sejam observadas. E a lei, ah! essa é outra história, a lei atropela indivíduos, que (2) ela não quer e não pode ver. Parece que (3) a boa educação, entre nós, precisa ser empurrada goela abaixo e à força. Às vezes, com marreta, malho, tacape e o que (4) mais for necessário para que desça. Os elementos linguísticos destacados classificam-se, respectivamente, como


No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do

texto acima, assim como às funções da linguagem e à

tipologia textual, julgue os itens subsequentes.

O vocábulo “que” (linha 20) introduz uma oração subordinada no período em que ocorre.

Assinale a alternativa em que a função do “que”, sublinhado nos excertos do Texto 1, está corretamente indicada entre parênteses. 

Em E, após esse ponto da vida, metade das pessoas que participaram da pesquisa... (2º parágrafo), a oração iniciada pela palavra “que” restringe o significado de “pessoas”. Temos o “que” iniciando uma oração com essa mesma função em:

Atenção: Considere o texto abaixo para responder às questões de números 6 a 9.

Instituições financeiras reconhecem que é cada vez mais difícil detectar

se uma transação é fraudulenta ou verdadeira

Os bancos e as empresas que efetuam pagamentos têm dificuldades de controlar as fraudes financeiras on-line no atual

cenário tecnológico conectado e complexo. Mais de um terço (38%) das organizações reconhece que é cada vez mais difícil detectar

se uma transação é fraudulenta ou verdadeira, revela pesquisa realizada por instituições renomadas.

O estudo revela que o índice de fraudes on-line acompanha o aumento do número de transações on-line, e 50% das

organizações de serviços financeiros pesquisadas acreditam que há um crescimento das fraudes financeiras eletrônicas. Esse

avanço, juntamente com o crescimento massivo dos pagamentos eletrônicos combinado aos novos avanços tecnológicos e às

mudanças nas demandas corporativas, tem forçado, nos últimos anos, muitas delas a melhorar a eficiência de seus processos de

negócios.

De acordo com os resultados, cerca de metade das organizações que atuam no campo de pagamentos eletrônicos usa

soluções não especializadas que, segundo as estatísticas, não são confiáveis contra fraude e apresentam uma grande porcentagem

de falsos positivos. O uso incorreto dos sistemas de segurança também pode acarretar o bloqueio de transações. Também vale notar

que o desvio de pagamentos pode causar perda de clientes e, em última instância, uma redução nos lucros.

Conclui-se que a fraude não é o único obstáculo a ser superado: as instituições financeiras precisam também reduzir o número

de alarmes falsos em seus sistemas a fim de fornecer o melhor atendimento possível ao cliente.

(Adaptado de: computerworld.com.br. Disponível em: http://computerworld.com.br/quase-40-dos-bancos-nao-sao-capazes-de-diferenciar-um-ataque-de-atividades-normais-de-clientes)

No trecho Os bancos e as empresas que efetuam pagamentos, no início do primeiro parágrafo, o “que” exerce função pronominal. Outro trecho do texto em que essa palavra exerce a mesma função é:

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma entre parênteses a respeito dos elementos coesivos em destaque.

Assinale a opção em que o vocábulo “que" em destaque, embora também cumpra papel coesivo, exerça função morfossintática distinta da dos demais.

No texto 1, o vocábulo “que" grifado em “Viajar é apenas o tubo de oxigênio que nos permite mergulhar mais fundo na nossa estranheza e insegurança" (3º parágrafo) exerce a mesma função morfossintática que o vocábulo grifado em:

 

TEXTO 1


O acúmulo de compromissos preenche
horários livres, adia o lazer e a vida social,
dando a impressão de que o tempo passa
cada vez mais rápido

 

                                Raphael Martins

 O ano passou rápido? Não dá para cumprir todas as obrigações dentro dos prazos? O dia parece cada vez mais curto? Por que não se tem mais tempo para nada?
 O estilo de vida atarefada e a dificuldade de conciliar compromissos profissionais com relações sociais dão uma nítida impressão de que o tempo voa. Dentre os principais motivos para que isso aconteça está o aumento de tarefas e obrigações que as pessoas se envolvem nos dias de hoje. Cria-se, assim, uma sensação pessoal de que há cada vez menos tempo para si. Florival Scheroki, doutor em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo e psicólogo clínico, explica: “Há realmente essa impressão de que o tempo se acelerou. Na realidade, é uma percepção que as pessoas têm que não cabe, no tempo disponível, tudo aquilo que elas têm que fazer”.
 O psicólogo complementa: “Isso tudo acontece pelo estilo de vida que temos hoje. Uma mãe de família sai às 7 horas da manhã para deixar as crianças na escola. Se sai às 7h15, ela não cumpre o horário de entrada no trabalho, às 8 horas. Parece que não temos mais intervalos”. Maria Helena Oliva Augusto, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, concorda: “É como se o ritmo do tempo se acelerasse. Na verdade, a percepção temporal muda por conta dos inúmeros compromissos que estão presentes no cotidiano, que fazem não se dar conta de perceber o tempo de maneira mais tranquila”.
Sobre o assunto, Luiz Silveira Menna- Barreto, professor especializado em cronobiologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades, coloca que, na sociedade contemporânea, as cobranças são cada vez mais intensas e frequentes, o que produz uma sensação crônica de falta de tempo. As demandas exigem que as pessoas tenham inúmeras habilidades e qualificações acadêmicas, tomando boa parte do tempo que poderia ser destinado ao lazer. Scheroki completa: “Por que hoje é assim e antes não era? Hoje temos várias tarefas que não tínhamos. Temos que saber inglês, francês, jogar tênis, trabalhar… As pessoas tentam alocar dentro do tempo mais ações do que cabem nele”. [...]
A professora Maria Helena destaca: “A percepção de aceleração do tempo é uma coisa angustiante. É possível se dar conta disso pela quantidade de pessoas ansiosas, depressivas e estressadas que se encontra. Elas percebem o tempo passando rapidamente e, por isso, tem pressa de viver intensamente. Isso acaba criando situações de tensão muito grandes”.[...]
O psicólogo acredita que os principais prejuízos de uma vida atarefada é sentido nas relações com amigos ou familiares. Na hora de escolher entre uma obrigação profissional ou uma interação social, as pessoas acabam priorizando o trabalho: “Nós somos nossas relações sociais, nós acontecemos a partir delas. Se elas acabam sendo comprometidas, comprometem toda a nossa vida. A vida é composta pelas nossas ações no tempo e cada vez menos a gente tem autonomia sobre ela”.
Para o professor Menna-Barreto, o ideal é buscar alternativas de trabalho ou estudo em horários mais compatíveis com uma vida saudável. “Exercício físico, relações sociais e familiares ricas e alimentação saudável também ajudam, mas a raiz do problema reside no trabalho excessivo”, completa.[...]

Disponível em: http://www.ip.usp.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3330%3Aa-sensacao-dos-dias-de-poucashoras&catid=46%3Ana-midia&Itemid=97&lang=pt

 

Assinale a alternativa INCORRETA.

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