Leia o texto abaixo e as proposições relativas a alguns recursos linguísticos empregados quando da sua elaboração e, em seguida, responda ao que se pede.
Dentre as proposições acima, é CORRETO o que se afirma apenas em
“ Podem existir mil obstáculos, mas nada fará com que meu amor por ti morra. Atravessarei até os maiores mares, mas não existirá água suficiente que afogue o amor que sinto por você." As palavras destacadas são, respectivamente:
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.
O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.
Texto para responder à questão.
“No começo dos tempos, você acha que o homem tinha tempo pra pensar em felicidade enquanto fugia dos dinossauros e outras ameaças?"
A respeito do trecho acima, quanto aos aspectos gramatical, sintático e semântico, analise as afirmativas a seguir.
I. A última oração poderia ser iniciada por AO MESMO TEMPO QUE.
II. QUE, no contexto, é um pronome relativo.
III. OUTRAS têm o mesmo valor significativo de ALGUMAS.
Está correto apenas o que se afirma em:
Em frases como Quanto é que custa este livro? a expressão sublinhada (verbo ser + que) tem valor enfático, podendo ser retirada da frase sem prejuízo do conteúdo.
A frase abaixo em que isso NÃO ocorre é:
Considerando os objetivos, a linguagem e o conteúdo do texto I, é correto afirmar que
Considerando que a palavra ‘que’ é um elemento de coesão textual, assinale a alternativa em que essa coesão não se estabelece com a presença de um pronome relativo.
Acerca da partícula “que” (linha 1) presente no Texto, é correto afirmar que:
Assinale a alternativa em que a partícula “que" exerce a mesma função que a presente nesta frase: “Venha, que o diretor está chegando!".
O uso da vírgula em "uma fantástica astronave, que atravessa os vastos céus" (L. 4) justifica-se pelo mesmo motivo que em
Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".
( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.
( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.
( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.
( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.
( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.
Atente aos enunciados abaixo, extraídos do texto I e, em seguida, responda o que se pede. I- “Contudo, as forças que motivam essas mudanças são outras”. II- “O trabalho formal remunerado, que antes estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios, hoje nos persegue”. III- “A impessoalidade nas linhas de montagem que a adoção do Fordismo trouxe...”. A partícula “que”, nas três situações propostas acima, exerce, respectivamente, a função sintática de estava recluso entre as paredes das fábricas e escritórios; objeto indireto do verbo “trouxe” no enunciado “que a adoção do Fordismo trouxe...”.
Considere o trecho:
Somos tão civilizados, nós, os brasileiros, que (1) simples questões de boa educação,
costume na maioria dos países civilizados, entre nós têm de se tornar lei para que sejam
observadas. E a lei, ah! essa é outra história, a lei atropela indivíduos, que (2) ela não
quer e não pode ver.
Parece que (3) a boa educação, entre nós, precisa ser empurrada goela abaixo e à força.
Às vezes, com marreta, malho, tacape e o que (4) mais for necessário para que desça.
Os elementos linguísticos destacados classificam-se, respectivamente, como
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
O vocábulo “que” (linha 20) introduz uma oração subordinada no período em que ocorre.

Assinale a alternativa em que a função do “que”, sublinhado nos excertos do Texto 1, está corretamente indicada entre parênteses.