A questão refere-se ao Texto IV.
Considere as ocorrências do vocábulo “que” na tirinha e assinale a alternativa cujas classificações estejam respectivamente corretas.
Acerca da partícula “que" presente no período abaixo retirado do Texto, é correto afirmar que:
“Gottlieb disse ainda que os Estados Unidos estão "em uma encruzilhada" quando se trata da tentativa de diminuir o impacto do cigarro..." (linhas 25 a 27)
Analise o trecho retirado do Texto.
“A febre alta, que pode render alucinações, aparece nas primeiras 72 horas de contato." (linhas 4 a 5).
Na frase a partícula “que" sublinhada assume a função morfológica de:
No trecho: Os 48 retratos ao lado formam uma galeria que o país não gosta de ver., a palavra em destaque, quanto a sua classificação, apresenta as mesmas características morfológicas da palavra/expressão que se destacou em:
Relativamente ao período: ‘Quando o único objetivo é gerar lucro, perde-se de vista o potencial que a empresa tem para gerar valor para a sociedade, para incrementar a economia e para trazer novas soluções para o mercado.’, afirma-se que:
I. A primeira oração, uma subordinada adverbial, introduz circunstância de tempo ao período.
II. A palavra ‘que’ funciona como pronome relativo, introduzindo uma oração adjetiva restritiva.
III. As três orações iniciadas por ‘para’, devidamente sublinhadas, são classificadas como reduzidas, introduzindo no período circunstância de finalidade, estando as duas últimas coordenadas entre si.
Quais estão corretas?
Considere a seguinte frase:
“Os lançamentos tecnológicos a que o autor se refere podem resultar em comportamentos impulsivos nos consumidores desses produtos”.
A utilização da preposição destacada a é obrigatória para atender às exigências da regência do verbo “referir-se”, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.
É também obrigatório o uso de uma preposição antecedendo o pronome que destacado em:
Assinale a alternativa em que a partícula “que” exerce a mesma função que a presente nesta frase: “Ficou claro que o professor exigia respeito”.
Os pronomes relativos são importantes ferramentas coesivas na elaboração dos textos. Desse modo, assinale a alternativa em que NÃO se destaca um exemplo desse tipo de pronome.
Leia o texto I para responder à questão.
Considerando que a palavra ‘que’ é um elemento de coesão textual, assinale a alternativa em que essa coesão não se estabelece com a presença de um pronome relativo.
Levando-se em consideração a morfossintaxe da gramática tradicional, algumas palavras podem apresentar uma variedade de classificações. Observe as classificações dadas ao vocábulo que nos trechos do Texto I a seguir:
I - "Era uma vez um jovem casal que estava muito feliz" (linha 1) – pronome relativo
II - “ Que felicidade ter um computador como filho!" (linha 4) – advérbio de intensidade
III - “[...] julgavam que uma memória perfeita é o essencial para uma boa educação" (linhas 7-8) – conjunção integrante
IV – “De tudo o que você memorizou qual foi aquilo que você mais amou?" (linha 35) – pronome interrogativo
V - “É que tais respostas não se encontram na memória" (linhas 44-45) – partícula de realce
Estão corretas
A realidade humana é QUE talvez seja meio engraçada.
A partir de 1960, o movimento da contracultura ensinou às grandes multinacionais e agências de publicidade QUE dava lucro desenvolver e disseminar entre as pessoas a noção de individualismo como um estilo de vida.
Sobre a partícula QUE, em destaque nos dois trechos, pode-se afirmar que:
A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO
Atente para as frases:
1- “que proibia expressamente a importação e venda de livros" (L.2/3).
2- “...que ficaram no país" (L.12).
3- “...que a posição superior de toda a classe dominante decorre de qualidades inatas" (L.55/56).
O vocábulo “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como
A função morfossintática da palavra “que" em “É explicável que uma sociedade acostumada historicamente com estamentos burocráticos, desigualdades, privilégios e favores [...]" NÃO se repete em:
Os pronomes relativos são importantes ferramentas coesivas na elaboração dos textos. Desse modo, assinale a alternativa em que NÃO se destaca um exemplo desse tipo de pronome.