No texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, a palavra “que” é utilizada inúmeras vezes com funções diversas entre si. Qual das alternativas a seguir apresenta um trecho do texto no qual o “que” funciona como pronome relativo?
No texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, a palavra “que” é utilizada inúmeras vezes com funções diversas entre si.
Qual das alternativas a seguir apresenta um trecho do texto no qual o “que” funciona como pronome relativo?
No texto “Ciência e a percepção intuitiva das crianças”, a palavra “que” é utilizada inúmeras vezes com funções diversas entre si. Qual das alternativas a seguir apresenta um trecho do texto no qual o “que” funciona como pronome relativo?
Assinale a alternativa em que se indica, corretamente, a classificação morfológica do vocábulo “que” destacado.
Em “[...] das 300 mil espécies comestíveis de que se tem notícia [...]”, os itens destacados são classificados, respectivamente, como
...esse tipo de tragédia pode fazer com que pessoas que lidam com problemas psicológicos tenham momentos de crise intensificados. (linhas 15 e 16)
As duas ocorrências do QUE no segmento acima se classificam, respectivamente, como
Assinale a alternativa que indica a função sintática da oração introduzida pela palavra “que”, na linha 07.
Qual das ocorrências da palavra ‘que’, no texto, NÃO introduz oração adjetiva?
Texto para as questões 21 a 25
É que só um dos gêmeos se parece comigo!
A palavra QUE no período acima se classifica como
Em relação ao ponto de vista morfológico, analise as afirmativas a seguir.
I. No trecho “É o diagnóstico de uma perigosa doença que contamina redações.”, a palavra destacada funciona como pronome relativo.
II. Em “Pensamos, equivocadamente, que o registro do momento reforça sua lembrança, [...]”, a palavra destacada funciona como conjunção integrante.
III. No excerto “[...] algemadas por chavões inconscientes que há muito deveriam ter sido banidos das redações, [...]”, a palavra destacada funciona como conjunção integrante.
Está correto o que se afirma apenas em

Considerando as ideias do texto CB1A2-I, julgue o item que se segue.
No trecho “A ciência de nossos dias é uma tradição de conhecimento peculiar, visto que admite abertamente a ignorância coletiva” (terceiro parágrafo), o vocábulo “que” classifica-se como pronome e retoma “A ciência de nossos dias”.
Assinale a alternativa em que um pronome está desempenhando a função sintática de sujeito.
Analise as assertivas abaixo sobre as ocorrências da palavra QUE nos seguintes períodos do texto e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
“Das 32 sementes, seis brotaram com sucesso em intervalos que variaram entre semanas e meses.
Depois, técnicas científicas confirmaram que elas...”
( ) Em cada uma das ocorrências, a palavra que tem uma classe gramatical diferente.
( ) Nas duas ocorrências, a palavra que tem a mesma classe gramatical, mas função sintática diferente.
( ) Na segunda ocorrência, a palavra que é um pronome relativo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Atenção: Para responder à questão, considere o poema abaixo.

Considere as afirmações abaixo.
Está correto o que consta APENAS em
“A ideia de matar é de tal modo inerente ao homem que, à falta de atentados sanguinolentos a cometer, ele mata calmamente o tempo” (3º §)
“No jogo mais intelectual que se conhece, pretende-se não apenas vencer o competidor” (5º §)
“Não admira que, nas discussões, o argumento mais poderoso se torne arma de fogo de grande eficácia letal: mata na cabeça” (5º §)
Considerando-se as muitas funções conectivas da palavra “que”, está correta a classificação dos conectivos acima sublinhados, respectivamente, na opção: