Os verbos utilizados no texto, como “organize, jogue, solicite”, estão no:
Sobre o imperativo, é incorreto afirmar:
Analise o fragmento a seguir.
“ Basta para isso que ele [...]"
Indique a alternativa que melhor completa o contexto acima, usando o presente do subjuntivo.
Assinale a alternativa correta a respeito do excerto “[...] Desde o seu início e ao longo de toda a sua longa história, o motor da cultura foi a necessidade de preencher o abismo que separa o transitório do eterno, o finito do infinito, a vida mortal da imortal; o impulso para construir uma ponte para passar de um lado para outro do precipício; o instinto de permitir que nós, mortais, tenhamos incidência sobre a eternidade, deixando nela um sinal imortal da nossa passagem, embora fugaz.".
Assinale a alternativa em que os verbos estão conjugados de acordo com a norma-padrão, em substituição aos trechos destacados na passagem – É comum que, diante dos apuros, como a perda do emprego, algumas tentem manter o mesmo padrão de vida.
Observe o fragmento a seguir.
“Hoje em dia, a lógica da política mudou muito, é muito cara, se gasta muito com marqueteiro, é como se vendêssemos um produto cosmético."
É correto afirmar que o verbo em destaque está no:
Atenção: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Em O fato de que o objeto de estudo está situado dentro da cabeça do próprio pesquisador não é necessariamente um empecilho, caso se substitua o segmento sublinhado por “A possibilidade", as formais verbais deverão ser alteradas, respectivamente, para:
Observe o fragmento a seguir.
“Não existe um cantor popular, incluindo os da nova geração, que não ________________ alguma música dele."
Indique a alternativa que melhor preenche a lacuna fazendo uso do pretérito perfeito do modo subjuntivo.
Use a letra C para indicar os itens certos acerca do texto e a letra E para os itens errados. A seguir, marque a alternativa com a sequência correta das letras, de cima para baixo.
( ) Substituindo a primeira pessoa do plural (nós) pela primeira pessoa do singular (eu) na frase: “Dormimos cada vez menos e não percebemos o efeito em nossas vidas", a forma correta será: “Durmo cada vez menos e não percebo o efeito em minha vida"
( ) As palavras doses (linha 1), receita (linha 4) e a flexão verbal pulou (linha 17) estão empregadas em sentido conotativo, isto é, em um sentido figurado, não literal dessas palavras.
( ) O termo o mesmo grupo de voluntários (linhas 13 e 14) completa o sentido do verbo reavaliar (linha 13).
( ) A palavra voluntários (linha 14) tem, no texto, o sentido de obrigatórios.
( ) O último verbo do texto está empregado no tempo presente do modo indicativo.
Considere a seguinte frase: Mesmo que não __________ sofrendo ameaça iminente, convém que __________ nosso estado de alerta e que __________ as devidas precauções. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que aparecem na frase.
Na oração “Temeroso de que, por obra e desgraça dos criminosos, a tecnologia acabasse levando a civilização de volta à barbárie”, os verbos foram empregados, respectivamente no:
Nos trechos “Cuidado, não pise no fio do microfone.", “Fica ali, à esquerda." e “Mostra para nós como é que foi.", o apresentador emprega o verbo no imperativo, respectivamente, com as seguintes finalidades:
Em ‘Talvez por medo de que ela se materializasse aqui ao meu lado e exigisse o “Dona”’ (1º§), o caráter hipotético do que se afirma no fragmento é introduzido pelo “talvez” e reforçado pelos verbos flexionados no:
Se ela _______ nosso endereço e _______ à nossa festa, _________seu ex-namorado.
A alternativa que preenche as lacunas em sequência correta quanto à conjugação verbal é:
Assinale a alternativa CORRETA em relação ao verbo em destaque das frases abaixo retirada do texto:
I) "Vendo pôr do sol"
II) "Não está à venda!"
Estão CORRETAS as afirmativas: