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Folha de respostas:

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    • e

Há adequada correlação entre os tempos verbais e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

“Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria”. Sobre um componente desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:

Texto para responder a questão.

Texto III – Para que ninguém a quisesse...

O primeiro e segundo parágrafos do texto III apresentam uma intenção comunicativa que revela um(a)

( ) discurso autoritário, que não permite ponderações ou mediações, sem qualquer possibilidade de interferência do receptor.

( ) linguagem que se fecha, por meio da flexão verbal imperativa, cujo locutor se considera dono da verdade.

( ) discussão na relação entre os interlocutores, em que uma voz tenderá a derrotar a outra.

O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa

As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,

Assinale a alternativa CORRETA referente ao modo verbal.

I) Eu gosto de cookies.

II) Espero que você esteja bem.

III) Não fale agora!

No enunciado "Antigamente, quem não conseguia ser procura v a ter bens materiais para conquistar a admiração dos outros" (TEXTO 04 ). Em relação ao enunciado acima, analise as proposições e marque a alternativa CORRETA.

I- O marco temporal inscrito no texto está no passado e produz um efeito de objetividade.

II- A relação de temporalidade apresenta os fatos de forma contínua e progressiva.

III -O marco temporal é narrado em tempo concomitantemente à fala do narrador e apresenta um efeito de subjetividade.

Está (ão) CORRETA(s), apenas

Leia as frases.

I - Em vez de darmos 1 milhão de reais para cada um deles, optamos por dar 40 mil. (Infinitivo pessoal)

II - Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas. (Infinitivo pessoal)

III - (...) tem coisas que eu não dou conta de fazer. (Pret. Perfeito do indicativo.)

IV - Que nós déssemos uma chance para a História mostrar sua razão de ser. (Pret. Imperfeito do indicativo)

Considerando a classificação verbal em parênteses e os verbos sublinhados, considera-se correta a alternativa:

A frase “valorize o professor” encontra-se no seguinte tempo e modo:

Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto seguinte.

A representação da "realidade" na imprensa

Parece ser um fato assentado, para muitos, que um jornal ou um telejornal expresse a "realidade". Folhear os cadernos de

papel de ponta a ponta ou seguir pacientemente todas as imagens do grande noticiário televisivo seriam operações que atualizariam a

cada dia nossa "compreensão do mundo". Mas esse pensamento, tão disseminado quanto ingênuo, não leva em conta a questão da

perspectiva pela qual se interpretam todas e quaisquer situações focalizadas. Submetermo-nos à visada do jornalista que compôs a

notícia, ou mesmo à do câmera que flagra uma situação (e que, aliás, tem suas tomadas sob o controle de um editor de imagens), é

desfazermo-nos da nossa própria capacidade de análise, é renunciarmos à perspectiva de sujeitos da nossa interpretação.

Tanto quanto os propalados e indiscutíveis "fatos", as notícias em si mesmas, com a forma acabada pela qual se veiculam, são

parte do mundo: convém averiguar a quem interessa o contorno de uma análise política, o perfil criado de uma personalidade, o

sentido de um levante popular ou o alcance de uma medida econômica. O leitor e o espectador atentos ao que leem ou veem não têm

o direito de colocar de lado seu senso crítico e tomar a notícia como espelho fiel da "realidade". Antes de julgarmos "real" o "fato" que

já está interpretado diante de nossos olhos, convém reconhecermos o ângulo pelo qual o fato se apresenta como indiscutível e como

se compõe, por palavras ou imagens, a perspectiva pela qual uma bem particular "realidade" quer se impor para nós, dispensandonos

de discutir o ponto de vista pelo qual se construiu uma informação.

(Tibério Gaspar, inédito)

Observam-se plenamente as normas de concordância verbal e a adequada articulação entre os tempos e os modos na frase:

Assinale a alternativa correta. No fragmento " Talvez quisesse que seu pai conversasse com você " (21ª§), os verbos estão flexionados no mesmo tempo e modo indicando

As formas destacadas em – De fato, se eu escrevesse melhor do que Machado de Assis, poderia recriar personagens como Dom Casmurro... (8º parágrafo) – expressam, respectivamente,

Sabemos que os verbos possuem diferentes conjugações em tempo e modo. Com base nos tempos e modos verbais, analise as afirmativas a seguir: I- Fazíeis: verbo fazer conjugado no modo indicativo, no tempo pretérito imperfeito. II- Faríeis: verbo fazer conjugado no modo indicativo, no futuro do pretérito. III- Fizerdes: verbo fazer conjugado no modo subjuntivo, no futuro. Agora, assinale a alternativa CORRETA:

Releia o trecho a seguir.

“Por isso, cuidam da saúde de 50 milhões de brasileiros, com idades de 0 a 18 anos, que dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde (SUS) para ter acesso a consultas médicas, exames, internações e cirurgias. No entanto, no cenário atual, profissionais e pacientes enfrentam situações-limite, que causam desespero nas famílias e impõem dilemas éticos aos médicos, cerceados por fatores que fogem ao seu controle."

Em relação aos verbos destacados, analise as afirmativas a seguir.

I. Estão flexionados no mesmo tempo verbal.

II. Estão flexionados na mesma pessoa do discurso.

III. Estão flexionados no mesmo modo.

De acordo com a norma padrão da língua portuguesa, estão corretas as afirmativas:

A respeito dos sentidos e dos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue o próximo item.

Susanita emprega verbos no imperativo em todas as falas dirigidas a Mafalda, pois, a todo momento, dá ordens a ela.

Receita

Ingredientes

2 conflitos de gerações
4 esperanças perdidas
3 litros de sangue fervido
5 sonhos eróticos
2 canções dos beatles

Modo de preparar

Dissolva os sonhos eróticos
nos dois litros de sangue fervido
e deixe gelar seu coração.

Leve a mistura ao fogo,
adicionando dois conflitos
de gerações às esperanças perdidas.

Corte tudo em pedacinhos
e repita com as canções dos
beatles o mesmo processo usado
com os sonhos eróticos, mas desta
vez deixe ferver um pouco mais e
mexa até dissolver.

Parte do sangue pode ser
substituída por suco de
groselha, mas os resultados
não serão os mesmos.

Sirva o poema simples
ou com ilusões.

BEHR, Nicolas. In: As bases da literatura brasileira. Porto Alegre: Editora AGE, 1999, p. 187.

Em relação aos recursos linguísticos mobilizados para alcançar os efeitos de sentido pretendidos, o texto caracteriza-se pelo emprego de:

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