Há definição classificatória de correspondência modo-temporal da forma verbal “tenha contido“ (L.8) é
Leia o texto a seguir para responder à questão.
No terceiro parágrafo, no trecho “Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 80 mil crianças nessa faixa etária estavam trabalhando e, nas próximas pesquisas, quando elas estiverem mais velhas, também podem promover o aumento do número de adolescentes que trabalham.", as flexões verbais indicam em relação aos eventos descritos, respectivamente,
Considere o fragmento do texto transcrito abaixo para analisar as afirmativas a seguir, indicando-os como verdadeiras “V" ou falsas “F".
( ) Substituindo a primeira pessoa do plural pela primeira do singular, nove palavras ao todo (verbos e pronomes) deverão ser alteradas a fim de atender à sintaxe de concordância.
( ) Os verbos revelar, apresentar, sustentar e justificar estão empregados no modo subjuntivo.
( ) O que nas orações “que revelemos ...", “que apresentemos..." e “que sustentemos..." é, nas três orações, pronome relativo.
( ) A única palavra acentuada recebe acento por ser oxítona.
( ) A conjunção ou expressa ideia de exclusão.

Considerando a correção e o teor hipotético do que se afirma no texto, preenchem corretamente as lacunas I , II e III acima, na ordem dada:
Há adequada correlação entre os tempos verbais e pleno atendimento às normas de concordância na frase:
“Ou seja, foi usada para criar uma desigualdade social sem a qual, acreditam alguns teóricos, a sociedade não se desenvolveria nem se complexificaria”. Sobre um componente desse segmento do texto 2, é correto afirmar que:
Texto para responder a questão.
Texto III – Para que ninguém a quisesse...
O primeiro e segundo parágrafos do texto III apresentam uma intenção comunicativa que revela um(a)
( ) discurso autoritário, que não permite ponderações ou mediações, sem qualquer possibilidade de interferência do receptor.
( ) linguagem que se fecha, por meio da flexão verbal imperativa, cujo locutor se considera dono da verdade.
( ) discussão na relação entre os interlocutores, em que uma voz tenderá a derrotar a outra.
O preenchimento CORRETO dos parênteses está na alternativa
As formas verbais “acreditasse” e “trocaria” em “Se eu não acreditasse na verdade daquilo que penso, trocaria meus pensamentos por outros. E se falo é para fazer com que aquele que me ouve acredite em mim, troque os seus pensamentos pelos meus.” (3º§) mesmo pertencendo a tempos e modos verbais diferentes,
Assinale a alternativa CORRETA referente ao modo verbal.
I) Eu gosto de cookies.
II) Espero que você esteja bem.
III) Não fale agora!
No enunciado "Antigamente, quem não conseguia ser procura v a ter bens materiais para conquistar a admiração dos outros" (TEXTO 04 ). Em relação ao enunciado acima, analise as proposições e marque a alternativa CORRETA.
I- O marco temporal inscrito no texto está no passado e produz um efeito de objetividade.
II- A relação de temporalidade apresenta os fatos de forma contínua e progressiva.
III -O marco temporal é narrado em tempo concomitantemente à fala do narrador e apresenta um efeito de subjetividade.
Está (ão) CORRETA(s), apenas
Leia as frases.
I - Em vez de darmos 1 milhão de reais para cada um deles, optamos por dar 40 mil. (Infinitivo pessoal)
II - Alguns acreditam que, se derem muita atenção e as pegarem no colo, as crianças se tornarão manhosas. (Infinitivo pessoal)
III - (...) tem coisas que eu não dou conta de fazer. (Pret. Perfeito do indicativo.)
IV - Que nós déssemos uma chance para a História mostrar sua razão de ser. (Pret. Imperfeito do indicativo)
Considerando a classificação verbal em parênteses e os verbos sublinhados, considera-se correta a alternativa:
A frase “valorize o professor” encontra-se no seguinte tempo e modo:
Atenção: As questões de números 1 a 6 referem-se ao texto seguinte.
A representação da "realidade" na imprensa
Parece ser um fato assentado, para muitos, que um jornal ou um telejornal expresse a "realidade". Folhear os cadernos de
papel de ponta a ponta ou seguir pacientemente todas as imagens do grande noticiário televisivo seriam operações que atualizariam a
cada dia nossa "compreensão do mundo". Mas esse pensamento, tão disseminado quanto ingênuo, não leva em conta a questão da
perspectiva pela qual se interpretam todas e quaisquer situações focalizadas. Submetermo-nos à visada do jornalista que compôs a
notícia, ou mesmo à do câmera que flagra uma situação (e que, aliás, tem suas tomadas sob o controle de um editor de imagens), é
desfazermo-nos da nossa própria capacidade de análise, é renunciarmos à perspectiva de sujeitos da nossa interpretação.
Tanto quanto os propalados e indiscutíveis "fatos", as notícias em si mesmas, com a forma acabada pela qual se veiculam, são
parte do mundo: convém averiguar a quem interessa o contorno de uma análise política, o perfil criado de uma personalidade, o
sentido de um levante popular ou o alcance de uma medida econômica. O leitor e o espectador atentos ao que leem ou veem não têm
o direito de colocar de lado seu senso crítico e tomar a notícia como espelho fiel da "realidade". Antes de julgarmos "real" o "fato" que
já está interpretado diante de nossos olhos, convém reconhecermos o ângulo pelo qual o fato se apresenta como indiscutível e como
se compõe, por palavras ou imagens, a perspectiva pela qual uma bem particular "realidade" quer se impor para nós, dispensandonos
de discutir o ponto de vista pelo qual se construiu uma informação.
(Tibério Gaspar, inédito)
Observam-se plenamente as normas de concordância verbal e a adequada articulação entre os tempos e os modos na frase:
Assinale a alternativa correta. No fragmento " Talvez quisesse que seu pai conversasse com você " (21ª§), os verbos estão flexionados no mesmo tempo e modo indicando
As formas destacadas em – De fato, se eu escrevesse melhor do que Machado de Assis, poderia recriar personagens como Dom Casmurro... (8º parágrafo) – expressam, respectivamente,