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Montesquieu (1689 – 1755), na obra O espírito das Leis, afirma: “Quando os poderes legislativo e executivo ficam reunidos numa mesma pessoa ou instituição do Estado, a liberdade desaparece [...] Não haveria também liberdade se o poder judiciário se unisse ao executivo, o juiz poderia ter a força de um opressor. E tudo estaria perdido se uma mesma pessoa ou instituição do Estado exercesse os três poderes: o de fazer leis, o de ordenar a sua execução e o de julgar os conflitos entre os cidadãos.”.
A partir dessas informações sobre a filosofia política de Montesquieu e a divisão que propõe do poder, é correto afirmar:

Promulgada pelas Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948, A Declaração Universal dos Direitos do Homem foi produzida em parte como resposta aos horrores cometidos na Segunda Guerra Mundial. A Declaração retoma explicitamente os ideais da Revolução Francesa, mas os contempla com os ideais de fraternidade e solidariedade [...] A Declaração Universal de 1948 representa a culminância de um processo ético de reconhecimento da igualdade essencial de todo ser humano e da necessidade de respeito à igual dignidade de todos, independentemente de distinções de cor, sexo, religião, opinião ou origem
(STORCK, A. Direitos Humanos. In TORRES, J. C. B. (org.) Manual de Ética questões de ética teórica e aplicada. Petrópolis, RJ Vozes; Caxias do Sul, RS Universidade de Caxias do Sul; Rio de Janeiro BNDES, 2014)br O teor ético da Declaração Universal dos Direitos do Homem é marcado pela presença de vários conceitos do campo da filosofia moral. Sobre esses conceitos, considerebr I - Igualdade; declaração; solidariedade
II - Igualdade; dignidade; respeito
III - Fraternidade; solidariedade; dignidade
São conceitos que marcam o teor ético da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Historicamente, o trânsito foi tratado como uma questão policial e de comportamento individual dos usuários, carecendo de um tratamento no campo da engenharia, da administração do comportamento e da participação social. Um trânsito ruim e no limite criminoso, por falta de consciência dos seus perigos e por falta de punição, aproxima-nos da barbárie e do caos. Por outro lado, um trânsito calmo e previsível estabelece um ambiente de civilidade e de respeito às leis, mostrando a internalização da norma básica da convivência democrática todos são iguais perante a lei e, em contrapartida, obedecê-la é dever de todos. O conceito de cidadania implica conflitos, já que, de um lado, está a ideia fundamental de indivíduo, e de outro, regras universais - um sistema de leis válido para todos em todo e qualquer espaço social. Assim considerando, é fundamental destacar a dimensão de cidadania inserida no trânsito, uma vez que este configura uma situação básica de diferença, diversidade, equidade, tolerância e de direitos humanos. (Resolução nº 166, de 1092004 . Diretrizes da Política Nacional de Trânsito. Disponível em www.denatran.gov
downloadresolucoesresolucao166_04doc. Acesso em 18012015)
Depreende-se da leitura do texto que um trânsito calmo e previsível depende, entre outros fatores, do comportamento dos condutores de veículos (carros, motocicletas, bicicletas etc.) e dos pedestres nas vias públicas. Sobre tal comportamento, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas impõe o entendimento dos aspectos históricos dos veículos
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas demanda a compreensão das dimensões ética, legal e social relacionadas ao trânsito
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas exige o conhecimento especializado de automobilismo
( ) O comportamento adequado dos condutores de veículos e dos pedestres nas vias públicas solicita a prática da cidadania
Assinale a sequência correta.

A ética aplicada é um ramo contemporâneo da filosofia que nos coloca diante do desafio de deliberar sobre problemas práticos que exigem a justificação racional. Esse novo tipo de reflexão ligada à ação surgiu a partir de acontecimentos inéditos que marcaram o século XX: as duas guerras mundiais e os totalitarismos trouxeram o espectro do uso de armas de destruição em massa, de massacres e genocídios; desde a década de 1960 grandes questões estimularam as discussões sobre a extensão de direitos civis e minorias excluídas da sociedade, bem como presenciaram-se reivindicações de uma nova ética sexual. A esse novo estado de coisas veio juntar-se o risco de manipulação genética, decorrente dos avanços da biologia. Outros problemas, como a degradação ambiental, a pobreza, a injustiça social e a exploração do trabalho, também estimularam o debate público entre conservadores e radicais (ARANHA, M. L. de A., MARTINS, M. H. P. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2013) Sobre a ética aplicada, analise as afirmativas.
I - A bioética é um campo da ética aplicada.
II - A ética ambiental é um campo da ética aplicada.
III - A ética da degradação é um campo da ética aplicada.
Está correto o que se afirma em

A passagem do pensamento mítico-religioso ao pensamento

fi losófi co-científi co representando o surgimento da filosofia na

Grécia Antiga, conforme observa Marcondes (2013), possui características

centrais que rompem com a narrativa mítica. É possível

destacar como duas dessas características:

Santo Agostinho desenvolve sua teoria para o processo do

conhecimento a partir de:

Um dos principais fi lósofos do Empirismo do período clássico

foi Francis Bacon. São dois aspectos de sua contribuição filosófica:

A virtude é defi nida por Spinoza (2013, 2 ed.) como aquilo

que contribui para o ser humano conservar o seu ser, ou seja, a

sua autopreservação. Neste sentido, a virtude consiste em agir

conforme a natureza, isto é, de acordo com:

Segundo Marcondes (2013), para Hegel o modo de compreensão

do sujeito é necessariamente:

O pensamento mítico faz parte de uma tradição cultural que

antecedeu o pensamento fi losófi co-científi co na Grécia antiga.

Um dos elementos centrais desse pensamento para explicitar a

realidade é:

Em sua obra “A Filosofi a na Idade Média", Étienne Gilson

(2013), ao analisar a cultura patrística latina, afi rma “que o ideal que

dominava essa cultura se encontra nas obras de Cícero". Para esse

fi lósofo, “o homem só se distingue dos animais pela linguagem".

Cícero considerava como “virtude e arte suprema":

O Empirismo constitui-se, a partir do século XVI, uma das

correntes formadoras do pensamento moderno. Os empiristas

rejeitam a noção:

Em sua grande obra “Ética", Spinoza faz uma distinção entre

“o bem e o mal" e em sua compreensão sobre o bem apresenta a

seguinte proposição:

Hegel, em sua obra A fenomenologia do espírito, analisa as

etapas do progresso da consciência, estabelecendo como ponto

de partida a:

Segundo Marcondes (2013), Sartre caracteriza o homem

como:

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