Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 100 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • Certo
    • Errado
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

São considerados princípios da lógica, exceto:

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

Conforme a filosofia cartesiana, de modo semelhante ao que propõe a física cartesiana, o ponto de partida mais seguro para exprimir as leis mencionadas no texto é o trabalho experimental.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Francis Bacon, especialmente na obra apresentada, enfatiza a importância do método experimental no estudo da natureza.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Nenhum dos filósofos do período citado no texto considera a metáfora do universo como um relógio compatível com a crença em um Deus criador.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

ler textos literários de modo filosófico.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

A organização do ensino de filosofia com base na história dessa área de conhecimento garante uma forma legítima de doutrinação.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

O ensino de filosofia baseado em áreas de estudo como ética, metafísica e estética não fere, necessariamente, a centralidade na história da disciplina.

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.

Apesar de suas especificidades, a transversalidade e a interdisciplinaridade são complementares.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

Na perspectiva didático-metodológica apresentada no texto, a construção de uma pedagogia do conceito requer que a escola incite os jovens a defender sua própria opinião como uma estratégia de fuga ao caos.

No que diz respeito ao conhecimento científico, é INCORRETO afirmar que:

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Francis Bacon é considerado um dos arautos da ciência moderna e um dos seus mais importantes cientistas.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Conforme o fragmento de texto apresentado, ao final do período denominado revolução científica, estava formada uma concepção mecânica do universo.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Infere-se que Francis Bacon é citado no texto por sua defesa do estudo da natureza com características mecânicas.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

O professor de filosofia inevitavelmente é levado a dar assentimento a uma opinião filosófica, mesmo antes de submetê-la à crítica.

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.

No ensino de filosofia, as abordagens pluridisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar são equivalentes e tratam do mesmo processo de integração disciplinar.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282