Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 100 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • Certo
    • Errado
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • Certo
    • Errado
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • Certo
    • Errado
  • 8
    • Certo
    • Errado
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A proposta metodológica do autor do texto, Silvio Gallo, concorda com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, autores que definem a filosofia como a arte de criar conceitos.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A propedêutica corresponde ao estudo especializado dos temas mais relevantes da tradição filosófica como forma de garantir profundidade na aprendizagem dos estudantes.

Uma das sentenças mais conhecidas da história da filosofia foi formulada pelo filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Para chegar a essa sentença, Descartes põe em dúvida o conhecimento da realidade. Mas, com essa sentença, ele garante que

Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:

I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade;

II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação;

III. considerar a arte vigente como decadência burguesa;

IV. associar-se à representação de uma classe específica.

Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

As leis da natureza se exprimem por meio de ideias claras e distintas.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Para Francis Bacon, o conhecimento científico não admite a noção de forma, tendo daí surgido sua crítica incisiva a Aristóteles, que propôs a noção de causa formal.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

contextualizar os conhecimentos filosóficos quanto ao plano pessoal-biográfico.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

Um professor que assume uma perspectiva filosófica em sua atividade docente impele os alunos a assumirem determinados valores em vez de estimular uma prática reflexiva.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A proposta de uma pedagogia do conceito contraria didaticamente a de um ensino que tenha como referência a história da filosofia.

Leia o texto a seguir:

“Segundo Koyré, a Revolução científica do século XVII causou a destruição do cosmos como concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais. Isso implicou o abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas em valores" (KOYRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 6. Adaptado).

De acordo com o texto acima, uma característica do novo pensamento científico, que surge com a Revolução científica, é a

No contexto filosófico, acerca da “dedução”, é inadequado afirmar que:

Em uma aula de Filosofia, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:

Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:

Charles Sanders Peirce foi um dos criadores do pragmatismo e deu grandes contribuições para a lógica e para a epistemologia. Segundo Peirce, o método correto para estabelecer validamente as nossas crenças é o método

Leia atentamente o seguinte trecho retirado da obra Language and Science de Stanley Gerr: “O raciocínio tecnológico tende a identificar as coisas às suas funções. [...] a característica do operacionalismo torna o conceito sinônimo do conjunto correspondente de operações. Neste universo comportamental, as palavras e conceitos tendem a coincidir, ou melhor, o conceito tende a ser absorvido pela palavra".

No que diz respeito à relação entre filosofia, arte e ciências, assinale com V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas as seguintes afirmações, a partir do trecho citado.

( ) Este tipo de narrativa milita contra todo o desenvolvimento do significado.

( ) O enfraquecimento do significado previne a consciência da alienação.

( ) A padronização funcionalista inibe a capacidade criativa.

( ) A pesquisa do processual esgota a compreensão da contingência do status quo.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Husserl nos apresenta duas racionalidades contrastantes para a compreensão da estrutura sócio-histórica da razão científica: “o universo concreto da causalidade que se torna matemática aplicada. (...) mas o mundo da percepção e da experiência, no qual vivemos a totalidade da nossa vida privada (Lebenswelt = Mundo da Prática, Mundo da Vida), permanece como aquilo que é, em sua estrutura essencial, em sua própria causalidade concreta inalterada".

Considerando o enunciado acima, atente às seguintes afirmações e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) O universo da instrumentalidade mental e física se revela a si mesma como objeto para uma subjetividade.

( ) O método científico está inerentemente limitado à alteração para um novo modo qualitativo de vida.

( ) Compreende-se a posição social do indivíduo como resultado direto da racionalidade tecnocientífica do processo de produção.

( ) A natureza controlada pelo aparato técnico moderno de produção objetiva e efetiva a melhoria de vida dos cidadãos.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282