
A obra de Rubem Valentim apresenta emblemas que, baseando-se em signos de religiões afro-brasileiras, se transformam em produção artística. A obra Emblema 78 relaciona-se com o Modernismo em virtude da

Nesse cartaz publicitário de uma empresa de papel e celulose, a combinação dos elementos verbais e não verbais visa
No último parágrafo, encontra-se esta afirmação de Jair: “Naquele dia, eu ainda brinquei dizendo que não voltava para casa sem o feijão.” Nesse caso, o emprego da palavra “feijão” em lugar do vocabulário “alimento” é um recurso de linguagem denominado
Leia o Texto para responder à questão.
O pequeno conto de Dalton Trevisan, além de narrar de forma surpreendente a relação entre dois idosos, estrutura-se sobre a
O autor do texto utilizou um recurso da linguagem aproximando a grafia das palavras (estupro e estupor), o que criou o efeito de sentido na temática do texto. Assinale a alternativa que apresenta esse recurso.
Assinale a frase que contém metonímia do tipo parte pelo todo.

Ao apresentar uma situação de tensão em família, o narrador destila, nesse fragmento, uma percepção das relações humanas e sociais demarcada pelo
Quanto às funções da linguagem, assinale a alternativa incorreta:
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
No quarto período do primeiro parágrafo, há elipse do complemento da forma verbal “usar”.
Em “Atacamos suas posições e defendemos as nossas.” (6º§), percebe-se a seguinte figura de linguagem:
Segundo Cereja & Magalhães (2005), a Figura de Linguagem é normalmente utilizada para tornar mais expressivo o que desejamos comunicar. Usada tanto na linguagem oral quanto na escrita, ela pode ampliar o significado de uma palavra, suprir a falta de termos adequados, ou criar significados e sentidos diferentes. Ela é uma forma de expressão em que as palavras são apresentadas com um sentido diferente daquele em que são convencionalmente empregadas.
Sobre as Figuras de Linguagem, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. A Metáfora consiste no emprego de uma palavra com sentido que não lhe é comum ou próprio, sendo esse novo sentido resultante de uma relação de semelhança, e sempre por meio de um elemento comparativo expresso (como, tal qual, que nem, etc).
II. A Metonímia consiste na substituição de uma palavra por outra em razão de haver entre elas uma relação de interdependência, de inclusão ou de implicação.
III. A Hipérbole consiste em expressar uma ideia com exagero.
IV. A Antítese consiste no emprego de palavras que se opõem quanto ao sentido.
V. O Paradoxo consiste no emprego de palavras que por serem opostas quanto ao sentido, não se fundem em um enunciado.
Assinale a alternativa correta:
Ainda que, ao longo do século 20 − e mesmo no início do 21 − , o termo “república" tenha sido utilizado na autodenominação de regimes políticos autoritários, de modo geral a ideia contemporânea de república aproxima-se da de democracia, posto que está associada à soberania popular, exercida por meio da participação em eleições regulares, livres, competitivas e extensivas a todos os postos politicamente relevantes.
Afirma-se com correção sobre o que se tem acima (parágrafo 1):
O título da crônica esportiva de Juca kfouri utiliza-se de um mecanismo de produção de sentido que predomina em todo o texto. Qual é esse mecanismo?
Observe a charge a seguir.
Nessa charge a resposta da menina: