Leia o texto a seguir para responder à questão.
No trecho “Crianças com menos de 16 anos trabalhando na rua não é brincadeira”, o efeito de sentido foi construído explorando, principalmente, o recurso da
Atente para o título da crônica - “Seja feliz, tome remédios”. Considerando a argumentação de Frei Betto, a leitura do título evidencia a existência de um(a):
Volte ao texto, observe a segunda estrofe, assinale a figura de linguagem utilizada nesse trecho grifado.
Assinale a alternativa que contenha uma figura de linguagem de metonímia.
Figuras de linguagem são recursos utilizados normalmente para tornar mais expressivo o que queremos dizer. As mais comuns são a metáfora e a metonímia.
Analise as frases abaixo, indicando (1) para exemplo de metáfora e (2), para exemplo de metonímia.
( ) A Amazônia é o pulmão do mundo.
( ) O marido relata ter bebido apenas dois copos de leite.
( ) O suspeito resolveu quebrar o silêncio.
( ) A mulher alega que tem cinco bocas para alimentar.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Há correspondência entre o fragmento transcrito e a figura indicada em
Em “Estudou como se fosse passar de ano.", há um exemplo de :
A figura de construção que repete termos de mesmo significado, com o intuito de dar ênfase a uma expressão denomina-se de:


Em qual das frases abaixo NÃO ocorre elipse?
Alguns recursos linguísticos são utilizados na linguagem não verbal. Observe a imagem a seguir:
Essa imagem apresenta uma:
No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:
A juíza chamou a promotora para uma reunião, porque ela queria saber sobre o processo.
Esta sentença gera um problema de compreensão denominado:
Sobre Figuras de Linguagem, avalie as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) A repetição de fonemas consonantais com a intenção de criar um efeito sensorial é chamada de assonância. ( ) Metonímia ocorre quando uma palavra é utilizada em lugar de outra para designar algo que mantém uma relação de ‘proximidade’ (contiguidade) com o referente da palavra substituída, como, por exemplo, utilizar-se a parte pelo todo. ( ) A sinestesia ocorre pela associação, em uma mesma expressão, de sensações percebidas por diferentes órgãos de sentido. ( ) A perífrase consiste na quebra ou interrupção do fio da frase, ficando termos sintaticamente desligados do resto do período, sem função. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Uma antítese é um tipo de linguagem figurada em que ocorre a presença de duas palavras de sentido oposto; a frase abaixo em que NÃO ocorre a presença de uma antítese é: