No papel de mediador o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ou de “dador de aula”, ampliando assim, seu papel para o de mediador são dimensões cognitivas, afetivas e sociais. São características da ação pedagógica mediadora (Behrens, 2000): I. Dialogar e trocar experiências. II. Questionar e propor situações problemas. III. Evitar colocar o aprendiz frente à frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas. IV. Desencadear e incentivar reflexões. V. Esquivar os alunos das aprendizagens convencionais e das novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:
Em relação as atitudes e posturas positivas a educadores, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: (__) Evitar que sejam proferidas palavras de baixo calão no ambiente de sala de aula e na sociedade, pois tal atitude denota falta de respeito para com os outros. (__) Saber contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais. (__) Procurar cumprir com os prazos preestabelecidos quanto à entrega de resultados referentes a trabalhos, avaliações e outras atividades. (__) Cumprir com regras previamente estabelecidas, seja de forma coletiva ou individual.
Para a garantia do direito à educação básica e, especificamente, à educação profissional, preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado e o( a):
Sobre o Código de Ética do Pedagogo, é CORRETO afirmar que
I. deverá guardar sigilo de tudo que tem conhecimento, como decorrência de sua atividade profissional, que possa prejudicar o educando.
II. As penalidades previstas no código consideram apenas advertência e suspensão do exercício profissional.
III. constituem infrações disciplinares: violar, sem justa causa, sigilo profissional; praticar crime infamante.
IV. a quebra do sigilo não será admitida em nenhuma circunstância ou hipótese.
Os corpos femininos notoriamente magros, altos e com baixíssimo percentual de gordura tornaram-se referência nas passarelas, mas levaram (e levam) jovens meninas ao limiar de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia. Do mesmo modo, esse tipo de “corpo – sofrido”, marcado por cirurgias plásticas de cunho estético, dietas rígidas e práticas radicais, como o uso de laxantes e diuréticos. Além disso, a beleza almejada rompe com a definição daquilo que é tido como saudável. O acesso facilitado a drogas sintéticas que causam transformações corporais rápidas, como os anabólicos, são cada vez mais comuns em academias de ginástica, o ambiente típico de atuação do profissional de educação física. Com base no texto acima, o profissional de educação física deve agir com:
A educação ambiental
contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.
O educador, enquanto sujeito da práxis pedagógica, deve:
Uma das características abaixo que poderia ter embasado a observação feita pelo diretor é:
Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?
A definição do que o aluno deverá escrever e com que propósito dependerá do nível de proficiência dos alunos na LE, sua idade e seus interesses. Por essa razão, as atividades de produção escrita podem ser classificadas com base na quantidade de produção de LE exigida. Uma produção curta refere-se ao uso de uma palavra, uma frase ou uma ou duas sentenças curtas (listar, definir algo – love, por exemplo -, criar um slogan). Uma produção sustentada, por sua vez, é aquela que envolve duas ou mais sentenças formando uma unidade discursiva maior (como explicar algo: Write to a friend explaining how to reach your house from the bus station.).
Leia atentamente os tipos de produção abaixo listados:
I- Preencher formulários, justificar algo.
II- Descrever alguém, algo ou algum lugar.
III- Dar uma opinião ou fazer um comentário.
IV- Redigir cartas / e-mails.
V- Finalizar sentenças, reescrever, deixar uma mensagem ou bilhete.
Tendo em vista a explicação dada no enunciado sobre produção curta e sustentada, e observando as tipologias relacionadas de I a V, é verdadeiro afirmar que:
Considerando os processos de treinamento, assinale a alternativa que se coaduna com esse tipo de desenvolvimento de pessoal.
A mudança que acontece de maneira programada, regida por um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos, é denominada mudança:
Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica de um câmpus do IFSP está orientando um docente ingressante sobre os tipos de avaliações existentes.
Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência adequada das dimensões de avaliação com suas respectivas características:
1- avaliação da aprendizagem;
2- avaliação institucional;
3- avaliação de redes de Educação Básica.
( ) baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político;
( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola;
( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está;
( ) de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
O perfil do professor, hoje, é de um profissional comprometido, consciente da importância do seu papel social. Isso implica uma postura investigativa e de constante pesquisa, ultrapassando, portanto, os muros escolares e entendendo sua ação para a comunidade na qual está inserida. Perrenoud (2002), quando trata da formação contínua do professor reflexivo, apresenta alguns desafios que estes devem superar: I. Trabalhar o sentido e as finalidades da escola sem transformar isso em missão. II. Trabalhar a identidade sem personificar um modelo de excelência. III. Negar as práticas e as experiências já vividas no contexto escolar. IV. Combater as resistências à mudança e a formação, sem desprezá-las. V. Evitar trabalhar as dinâmicas coletivas, deixando de lado às pessoas. VI. Ajudar a construir competências e exercer a mobilização de saberes. Assinale a alternativa correta:
O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência se justifica a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinadas intenções conversacionais e discursivas. Nessas interações, o intérprete tem a responsabilidade pela veracidade e fidelidade das informações. Diante disso, é correto afirmar que:
I- O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências, as quais foram confiadas a ele.
II- O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas.
III- O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo.
IV- O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o seu pensamento e a sua intenção diante do conteúdo apresentado pelo palestrante, desafiando seus limites e comprometendo-se com a total compreensão por parte do estudante surdo.