Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 117 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • Certo
    • Errado
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

No papel de mediador o professor vai além da simples ação educativa de repassador de conteúdos ou de “dador de aula”, ampliando assim, seu papel para o de mediador são dimensões cognitivas, afetivas e sociais. São características da ação pedagógica mediadora (Behrens, 2000): I. Dialogar e trocar experiências. II. Questionar e propor situações problemas. III. Evitar colocar o aprendiz frente à frente com questões éticas, sociais, profissionais por vezes conflitivas. IV. Desencadear e incentivar reflexões. V. Esquivar os alunos das aprendizagens convencionais e das novas tecnologias. Assinale a alternativa correta:

Em relação as atitudes e posturas positivas a educadores, assinale V para Verdadeiro e F para Falso: (__) Evitar que sejam proferidas palavras de baixo calão no ambiente de sala de aula e na sociedade, pois tal atitude denota falta de respeito para com os outros. (__) Saber contornar de forma autônoma e dinâmica os possíveis obstáculos provenientes das relações interpessoais. (__) Procurar cumprir com os prazos preestabelecidos quanto à entrega de resultados referentes a trabalhos, avaliações e outras atividades. (__) Cumprir com regras previamente estabelecidas, seja de forma coletiva ou individual.

Para a garantia do direito à educação básica e, especificamente, à educação profissional, preconizado no inciso IV, alínea a, do artigo 3° da Lei n° 12.764/2012, os sistemas de ensino devem efetuar a matrícula dos estudantes com Transtorno do Espectro Autista nas classes comuns de ensino regular, assegurando o acesso à escolarização, bem como ofertar os serviços da Educação Especial, dentre os quais: o Atendimento Educacional Especializado e o( a):

Sobre o Código de Ética do Pedagogo, é CORRETO afirmar que

I. deverá guardar sigilo de tudo que tem conhecimento, como decorrência de sua atividade profissional, que possa prejudicar o educando.

II. As penalidades previstas no código consideram apenas advertência e suspensão do exercício profissional.

III. constituem infrações disciplinares: violar, sem justa causa, sigilo profissional; praticar crime infamante.

IV. a quebra do sigilo não será admitida em nenhuma circunstância ou hipótese.

Os corpos femininos notoriamente magros, altos e com baixíssimo percentual de gordura tornaram-se referência nas passarelas, mas levaram (e levam) jovens meninas ao limiar de transtornos alimentares, como bulimia e anorexia. Do mesmo modo, esse tipo de “corpo – sofrido”, marcado por cirurgias plásticas de cunho estético, dietas rígidas e práticas radicais, como o uso de laxantes e diuréticos. Além disso, a beleza almejada rompe com a definição daquilo que é tido como saudável. O acesso facilitado a drogas sintéticas que causam transformações corporais rápidas, como os anabólicos, são cada vez mais comuns em academias de ginástica, o ambiente típico de atuação do profissional de educação física. Com base no texto acima, o profissional de educação física deve agir com:

A educação ambiental

contribui para uma cidadania ativa ao fortalecer o sentido de pertencimento expresso em valores éticos e em regras de convívio social.

O educador, enquanto sujeito da práxis pedagógica, deve:

Uma das características abaixo que poderia ter embasado a observação feita pelo diretor é:

Para responder a questão seguinte considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A educação profissional será desenvolvida em articulação com o ensino regular ou: I. Por diferentes estratégias de educação continuada. II. Em instituições especializadas. III. No ambiente de trabalho. Quais estão corretas?

A definição do que o aluno deverá escrever e com que propósito dependerá do nível de proficiência dos alunos na LE, sua idade e seus interesses. Por essa razão, as atividades de produção escrita podem ser classificadas com base na quantidade de produção de LE exigida. Uma produção curta refere-se ao uso de uma palavra, uma frase ou uma ou duas sentenças curtas (listar, definir algo – love, por exemplo -, criar um slogan). Uma produção sustentada, por sua vez, é aquela que envolve duas ou mais sentenças formando uma unidade discursiva maior (como explicar algo: Write to a friend explaining how to reach your house from the bus station.).

Leia atentamente os tipos de produção abaixo listados:

I- Preencher formulários, justificar algo.

II- Descrever alguém, algo ou algum lugar.

III- Dar uma opinião ou fazer um comentário.

IV- Redigir cartas / e-mails.

V- Finalizar sentenças, reescrever, deixar uma mensagem ou bilhete.

Tendo em vista a explicação dada no enunciado sobre produção curta e sustentada, e observando as tipologias relacionadas de I a V, é verdadeiro afirmar que:

Considerando os processos de treinamento, assinale a alternativa que se coaduna com esse tipo de desenvolvimento de pessoal.

A mudança que acontece de maneira programada, regida por um conjunto de procedimentos que devem ser seguidos, é denominada mudança:

Uma Pedagoga da Coordenadoria Sociopedagógica de um câmpus do IFSP está orientando um docente ingressante sobre os tipos de avaliações existentes.

Considerando o que dispõe a Resolução nº 4, de 13 de julho de 2010, que define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, a avaliação no ambiente educacional compreende 3 (três) dimensões básicas. Faça a correspondência adequada das dimensões de avaliação com suas respectivas características:

1- avaliação da aprendizagem;

2- avaliação institucional;

3- avaliação de redes de Educação Básica.

( ) baseia-se na concepção de educação que norteia a relação professor-estudante-conhecimento-vida em movimento, devendo ser um ato reflexo de reconstrução da prática pedagógica avaliativa, premissa básica e fundamental para se questionar o educar, transformando a mudança em ato, acima de tudo, político;

( ) rever o conjunto de objetivos e metas a serem concretizados, mediante ação dos diversos segmentos da comunidade educativa, o que pressupõe delimitação de indicadores compatíveis com a missão da escola, além de clareza quanto ao que seja qualidade social da aprendizagem e da escola;

( ) os resultados dessa avaliação sinalizam para a sociedade se a escola apresenta qualidade suficiente para continuar funcionando como está;

( ) de caráter formativo predominando sobre o quantitativo e classificatório, adota uma estratégia de progresso individual e contínuo que favorece o crescimento do educando, preservando a qualidade necessária para a sua formação escolar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

O perfil do professor, hoje, é de um profissional comprometido, consciente da importância do seu papel social. Isso implica uma postura investigativa e de constante pesquisa, ultrapassando, portanto, os muros escolares e entendendo sua ação para a comunidade na qual está inserida. Perrenoud (2002), quando trata da formação contínua do professor reflexivo, apresenta alguns desafios que estes devem superar: I. Trabalhar o sentido e as finalidades da escola sem transformar isso em missão. II. Trabalhar a identidade sem personificar um modelo de excelência. III. Negar as práticas e as experiências já vividas no contexto escolar. IV. Combater as resistências à mudança e a formação, sem desprezá-las. V. Evitar trabalhar as dinâmicas coletivas, deixando de lado às pessoas. VI. Ajudar a construir competências e exercer a mobilização de saberes. Assinale a alternativa correta:

O código de ética é um instrumento que orienta o profissional intérprete na sua atuação. A sua existência se justifica a partir do tipo de relação que o intérprete estabelece com as partes envolvidas na interação. O intérprete está para intermediar um processo interativo que envolve determinadas intenções conversacionais e discursivas. Nessas interações, o intérprete tem a responsabilidade pela veracidade e fidelidade das informações. Diante disso, é correto afirmar que:

I- O intérprete deve ser uma pessoa de alto caráter moral, honesto, consciente, confidente e de equilíbrio emocional. Ele guardará informações confidenciais e não poderá trair confidências, as quais foram confiadas a ele.

II- O intérprete deve reconhecer seu próprio nível de competência e ser prudente em aceitar tarefas, procurando assistência de outros intérpretes e/ou profissionais, quando necessário, especialmente em palestras técnicas.

III- O intérprete deve manter uma atitude imparcial durante o transcurso da interpretação, evitando interferências e opiniões próprias, a menos que seja requerido pelo grupo a fazê-lo.

IV- O intérprete deve interpretar fielmente e com o melhor da sua habilidade, sempre transmitindo o seu pensamento e a sua intenção diante do conteúdo apresentado pelo palestrante, desafiando seus limites e comprometendo-se com a total compreensão por parte do estudante surdo.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282