Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 249 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

As organizações atuais trabalham através de ações de cooperação e competição com outras empresas. A estratégia organizacional constitui o mecanismo através do qual a organização interage com seu contexto ambiental. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

ROI – Retorno sobre investimento – é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento. Existem três formulações de taxa de retorno.
I. O retorno efetivo, que serve como medida de avaliação do desempenho de um investimento.
II. O retorno previsto, que serve como medida ante o desempenho de um investimento.
III. O retorno exigido é o que permite determinar o valor de um investimento.
Das afirmações acima:

A principal contribuição da abordagem sistêmica ao Comportamento Organizacional é o conceito de organização como um sistema

As organizações possuem estruturas formais e informais. Dadas as afirmativas seguintes, I. A estrutura formal é representada pelo organograma. II. A comunicação na estrutura formal é feita por meio de linhas existentes no organograma. III. A estrutura linear é um tipo de estrutura formal baseada na organização dos antigos exércitos. IV. Enquanto a organização formal limita-se aos assuntos específicos da empresa, a informal amplia-se a todos os interesses comuns das partes envolvidas. V. A organização informal estimula a comunicação ativa, dinâmica e efetiva. verifica-se que estão corretas

Para selecionar fornecedores, as empresas utilizam diversos critérios, dentre os quais destaca-se a preocupação com a capacidade que tanto o fornecedor como o cliente devem possuir, de se ajustarem rapidamente às demandas e mudanças do mercado. Esse critério está relacionado à:

Com base no modelo de alinhamento estratégio de Henderson e Venkatraman, relacione a coluna 1 com a coluna 2.

 

Coluna 1:

(I) Estratégia de Negócios.

(II) Estratégia de TI.

(III) Infraestrutura e Processos Organizacionais.

(IV) Infraestrutura e Processos de TI.

(V) Alinhamento Estratégico.

 

Coluna 2:

(A) Processos / Habilidades / Arquitetura.

(B) Competências Distintivas / Gestão dos Negócios / Escopo dos Negócios.

(C) Atualmente Bidirecional / Transforma a estratégia do negócio em estratégias e ações de TI.

(D) Competências Sistêmicas / Escopo da Tecnologia / Gestão da TI.

(E) Processos / Habilidades / Infraestrutura Administrativa.

 

Assinale a alternativa que contém a associação correta.

Indicador de desempenho estratégico que mede o grau de satisfação, o valor agregado e os impactos gerados pelos produtos/serviços, processos ou projetos no contexto em geral:

Planejamento é o processo de determinar os objetivos organizacionais, como atingi-los e é hierarquizado a partir das perspectivas:

O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282