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O objetivo, a natureza e as características do esporte dizem respeito ao sentido de competição ou cooperação entre dois ou mais grupos de interesse. O esporte também é considerado o maior fenômeno dentre as práticas corporais. E mais ainda, a maior parte das modalidades esportivas se concretiza através de alguma atividade motora. Além dessas abordagens, é correto o que se afirma sobre o esporte, exceto:

O voleibol é uma modalidade caracterizada pela impossibilidade de retenção de bola, na ocasião da execução dos seus fundamentos técnicos. Os fundamentos técnicos do voleibol são habilidades motoras específicas que caracterizam a modalidade em questão. Considerando-se essas informações, dentre esses fundamentos, pode-se citar

Os estudos de Manoel Gomes Tubino acerca do esporte, dentre outras questões, estabeleceu características que norteassem a vivência e construção do esporte, de maneira que alcançasse todos os sujeitos de uma sociedade, a partir das suas dimensões sociais.

Dentre essas dimensões sociais, aquela que mais se identifica com as atividades esportivas em projetos sociais pautados na vivência do lazer é

Nove equipes participaram de uma competição de handebol, organizada e realizada pela Secretaria de Esportes de um determinado município. Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos, cada um deles composto por três equipes. O regulamento previu o enfrentamento das equipes em seus respectivos grupos, em turno único.

O número de rodadas que, ao final da primeira fase, a competição apresentou foi

A diferença entre jogo e esporte, contida nas Orientações Curriculares, propostas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, é que:

Nas aulas da escolinha de Basquetebol, o professor apresenta situações de jogo para facilitar o processo ensino-aprendizagem de crianças, dos 8 aos 10 anos. Nessa situação hipotética, o professor deve, no planejamento do seu trabalho,

I. priorizar elementos técnico-táticos, visando somente a títulos nas competições que serão disputadas durante o ano.

II. desenvolver habilidades motoras gerais que favoreçam o aumento do repertório motor dos seus alunos.

III. adaptar as regras, caso seja necessário, no intuito de favorecer o aprendizado dos elementos táticos.

IV. exigir a máxima eficiência técnica dos seus alunos, já que, segundo os princípios da pedagogia do esporte, aquele que não domina o gesto motor, não pode praticar uma modalidade esportiva.

A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a

Organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: "O importante não é competir, e sim, celebrar". A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os kaiowá, guarani, bororo, pataxó e yanomami. A última edição ocorreu em 2009, e foi a décima vez que o torneio foi realizado. A periodicidade dos jogos é anual, com exceção do intervalo ocorrido em 1997, 1998, 2006 e 2008, quando não houve edições. RONDINELLI, P. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 15 ago. 2013

Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas assemelham-se aos Jogos Olímpicos em relação à

Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.

Destaca-se, na prática do esporte educacional, o estímulo às recompensas extrínsecas, pelo respeito à hierarquia das orientações do professor e(ou) do técnico e a metas preestabelecidas de desempenho atlético.

Num treino de futebol ou futsal, um professor estabelece sua organização com a seguinte sequência: “roda de conversa explicativa, na qual comunica os elementos que comporão a aula, bem como seus objetivos; atividades analíticas, relativas a duas ações técnicas das modalidades em questão; outras atividades fragmentadas, porém com combinação de ações técnicas e exigências maiores, no nível de dificuldade; jogo formal; roda de conversa avaliativa”. A partir das orientações anteriores, assinale a alternativa CORRETA.

Basquetebol em cadeira de rodas é um desporto praticado

principalmente por indivíduos com deficiências físicas. É

fundamentado no basquetebol convencional, mas com

algumas adaptações para refletir a presença da cadeira de

rodas e para harmonizar os diferentes níveis de deficiência dos

jogadores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.

Julgue os itens seguintes, relativos a esporte de alto rendimento.

A integração do esporte de alto rendimento com a mídia deu origem a um processo ampliado de inserção de diferentes modalidades esportivas, com base na seleção das modalidades com maior probabilidade de espetáculo.

A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.

GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995

As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a)

“Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento não depender da própria criança, não se terá jogo, mas trabalho”. (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos infantis, assinale a afirmativa incorreta.

“A encenação, utilizando o termo por empréstimo do teatro, enquadra–se bem no mundo dos esportes. No teatro, a encenação significa pôr–se de forma sempre renovada em cena. No esporte também é assim, ou seja, há papéis predeterminados, regras a serem seguidas, o desempenho dos papéis depende de um texto, ou de um livro–texto, em que a abordagem e as ações são rigidamente estabelecidas, especialmente quando se trata de apresentações oficiais.”
(Kunz, 2010)
Considerando as finalidades pedagógicas da Educação Física, as encenações do esporte poderiam auxiliar nos aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.

Sobre a história do Basquetebol, assinale a alternativa correta.

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