Nove equipes participaram de uma competição de handebol, organizada e realizada pela Secretaria de Esportes de um determinado município. Na primeira fase, as equipes foram divididas em três grupos, cada um deles composto por três equipes. O regulamento previu o enfrentamento das equipes em seus respectivos grupos, em turno único.
O número de rodadas que, ao final da primeira fase, a competição apresentou foi
A diferença entre jogo e esporte, contida nas Orientações Curriculares, propostas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, é que:
Nas aulas da escolinha de Basquetebol, o professor apresenta situações de jogo para facilitar o processo ensino-aprendizagem de crianças, dos 8 aos 10 anos. Nessa situação hipotética, o professor deve, no planejamento do seu trabalho,
I. priorizar elementos técnico-táticos, visando somente a títulos nas competições que serão disputadas durante o ano.
II. desenvolver habilidades motoras gerais que favoreçam o aumento do repertório motor dos seus alunos.
III. adaptar as regras, caso seja necessário, no intuito de favorecer o aprendizado dos elementos táticos.
IV. exigir a máxima eficiência técnica dos seus alunos, já que, segundo os princípios da pedagogia do esporte, aquele que não domina o gesto motor, não pode praticar uma modalidade esportiva.
A alternativa que indica todas as afirmativas verdadeiras é a
Organizados pelo Comitê Intertribal Indígena, com apoio do Ministério dos Esportes, os Jogos dos Povos Indígenas têm o seguinte mote: "O importante não é competir, e sim, celebrar". A proposta é recente, já que a primeira edição dos jogos ocorreu em 1996, e tem como objetivo a integração das diferentes tribos, assim como o resgate e a celebração dessas culturas tradicionais. A edição dos jogos de 2003, por exemplo, teve a participação de sessenta etnias, dentre elas os kaiowá, guarani, bororo, pataxó e yanomami. A última edição ocorreu em 2009, e foi a décima vez que o torneio foi realizado. A periodicidade dos jogos é anual, com exceção do intervalo ocorrido em 1997, 1998, 2006 e 2008, quando não houve edições. RONDINELLI, P. Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 15 ago. 2013
Considerando o texto, os Jogos dos Povos Indígenas assemelham-se aos Jogos Olímpicos em relação à
Com relação ao esporte educacional e seus princípios, julgue os itens a seguir.
Destaca-se, na prática do esporte educacional, o estímulo às recompensas extrínsecas, pelo respeito à hierarquia das orientações do professor e(ou) do técnico e a metas preestabelecidas de desempenho atlético.
Num treino de futebol ou futsal, um professor estabelece sua organização com a seguinte sequência: “roda de conversa explicativa, na qual comunica os elementos que comporão a aula, bem como seus objetivos; atividades analíticas, relativas a duas ações técnicas das modalidades em questão; outras atividades fragmentadas, porém com combinação de ações técnicas e exigências maiores, no nível de dificuldade; jogo formal; roda de conversa avaliativa”. A partir das orientações anteriores, assinale a alternativa CORRETA.
Basquetebol em cadeira de rodas é um desporto praticado
principalmente por indivíduos com deficiências físicas. É
fundamentado no basquetebol convencional, mas com
algumas adaptações para refletir a presença da cadeira de
rodas e para harmonizar os diferentes níveis de deficiência dos
jogadores. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Julgue os itens seguintes, relativos a esporte de alto rendimento.
A integração do esporte de alto rendimento com a mídia deu origem a um processo ampliado de inserção de diferentes modalidades esportivas, com base na seleção das modalidades com maior probabilidade de espetáculo.
A história do futebol é uma triste viagem do prazer ao dever. Ao mesmo tempo em que o esporte se tornou indústria, foi desterrando a beleza que nasce da alegria de jogar só pelo prazer de jogar. Neste mundo do fim do século, o futebol profissional condena o que é inútil, o que não é rentável, ninguém ganha nada com esta loucura que faz com que o homem seja menino por um momento, jogando como menino que brinca com o balão de gás e como o gato que brinca com o novelo de lã: bailarino que dança com uma bola leve como o balão que sobe ao ar e o novelo que roda, jogando sem saber que joga, sem motivo, sem relógio e sem juiz. O jogo se transformou em espetáculo, com poucos protagonistas e muitos espectadores, futebol para olhar, e o espetáculo se transformou num dos negócios mais lucrativos do mundo, que não é organizado para ser jogado, mas para impedir que se jogue. A tecnocracia do esporte profissional foi impondo um futebol de pura velocidade e muita força, que renuncia à alegria, atrofia a fantasia e proíbe a ousadia.
GALEANO, E. Futebol ao sol e à sombra. Porto Alegre: L&PM, 1995
As transformações que marcam a trajetória histórica do futebol, especialmente aquelas identificadas no texto, se caracterizam pelo(a)
“Se a atividade não for de livre escolha e seu desenvolvimento
não depender da própria criança, não se terá jogo, mas
trabalho”. (KISHIMOTO, 2010)
A partir do fragmento, sobre as características dos jogos
infantis, assinale a afirmativa incorreta.
“A encenação, utilizando o termo por empréstimo do teatro, enquadra–se bem no mundo dos esportes. No teatro, a encenação significa pôr–se de forma sempre renovada em cena. No esporte também é assim, ou seja, há papéis predeterminados, regras a serem seguidas, o desempenho dos papéis depende de um texto, ou de um livro–texto, em que a abordagem e as ações são rigidamente estabelecidas, especialmente quando se trata de apresentações oficiais.”
(Kunz, 2010)
Considerando as finalidades pedagógicas da Educação Física, as encenações do esporte poderiam auxiliar nos aspectos relacionados a seguir, à exceção de um. Assinale–o.
Sobre a história do Basquetebol, assinale a alternativa correta.
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação
Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos
se movimentarem em contextos concretos e faz uso da
expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente
antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos
e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências
externas, como as técnicas desportivas.
Analise:
Leia o fragmento a seguir:
“O próprio termo “esporte”, sob o patrocínio das _____, adquiriu múltiplos significados, passando a designar, além das modalidades tradicionais (handebol, atletismo etc.) atividades tão diversas como os esportes radicais e a ginástica aeróbica. (...) Cabe também uma observação em relação à Atividade Rítmica, já que o _____ está presente em todos os outros conteúdos, e ao mesmo tempo é bem visível nas manifestações da cultura de movimento que se caracterizam pela intenção explícita de expressão por meio de movimentos/gestos coreografados na presença de _____e _____.” (SÃO PAULO, 2008; p- 44- Adaptado).
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.
Sobre as características do esporte moderno, segundo Stigger (2005), analise as afirmativas a seguir.
I. No esporte moderno, o recorde é caracterizado por uma combinação do impulso para a quantificação com o desejo de vitória, ligado à ideia de comparação e progresso.
II. O esporte moderno é realizado dentro de um sistema de organização (com hierarquia, funções, etc.) de competições unificadas e universais, que permitem disputas em diversos níveis (local, nacional e internacional).
III. O esporte moderno caracteriza–se por transformar todas as façanhas atléticas em algo que pode ser quantificado e medido (número de pontos ou gols, medidas de tempo e distância).
Assinale: