São exemplos de "esportes individuais em interação com o oponente" e "esportes coletivos em interação com o oponente", respectivamente,
As modalidades esportivas que exigem as coordenações de duas ou mais pessoas, de forma colaborativa para o desenvolvimento da ação esportiva e são ligadas ao esporte moderno também são chamadas de:
O sistema de formação e treinamento esportivo é organizado em diferentes estruturas: administrativas ou organizacionais, de aplicação, temporal e substantiva. A estrutura temporal abrange as diferentes fases de desenvolvimento dos níveis de rendimento conforme algumas variáveis importantes que possibilitam a definição do nível adequado de rendimento que seja humanamente ético e permitido. Marque a alternativa que corresponde a uma variável da estrutura temporal.
Pelada é o futebol de campinho, de terreno baldio.
Mas existe um tipo de futebol ainda mais rudimentar que a
pelada. É o futebol de rua. Perto do futebol de rua qualquer
pelada é luxo e qualquer terreno baldio é o Maracanã em jogo
noturno. Futebol de rua é tão humilde que chama pelada de
senhora. Não sei se alguém, algum dia, por farra ou nostalgia,
botou num papel as regras do futebol de rua. Elas seriam mais
ou menos assim: DA BOLA – A bola pode ser qualquer coisa
remotamente esférica. Até uma bola de futebol serve. No
desespero, usa-se qualquer coisa que role, como uma pedra,
uma lata vazia ou a merendeira do seu irmão menor, que
sairá correndo para se queixar em casa. No caso de se usar
uma pedra, lata ou outro objeto contundente, recomenda-se
jogar de sapatos. De preferência os novos, do colégio. DA
FORMAÇÃO DOS TIMES – O número de jogadores em cada
equipe varia, de um a setenta para cada lado. Algumas
convenções devem ser respeitadas. Ruim vai para o gol.
Perneta joga na ponta, à esquerda ou à direita, dependendo
da perna que faltar. De óculos é meia-armador, para evitar os
choques. Gordo é beque. DO JUIZ – Não tem juiz.
Luis Fernando Veríssimo. Futebol de Rua (com adaptações).
O futebol está presente na cultura brasileira, como retrata o
trecho da crônica de Veríssimo. A partir das possibilidades do
tratamento pedagógico do conteúdo do futebol na escola e
da compreensão sociológica do futebol, julgue os itens
subsequentes.
O professor deve incentivar a participação efetiva de todos os alunos nas aulas, refutando qualquer tipo de preconceito e exclusão.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, o conteúdo “esportes” deve ser abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão dos aspectos, EXCETO:

Ao abordar o fato de, no Brasil, muitos jovens depositarem suas esperanças de futuro no futebol, o texto critica o(a)

O sentido de esporte-participação construído no texto está fundamentalmente presente
De acordo com o Coletivo de Autores (1993), o esporte é uma prática social que na escola pode, EXCETO:
A prática da natação formativa traz diversos benefícios às crianças no dia a dia, tornando-se uma excelente ferramenta de educação. Através da linguagem corporal, as crianças expressam seus sentimentos, pensamentos e emoções. Assinale a alternativa CORRETA abaixo:
De acordo com as regras do futsal, assinale a alternativa INCORRETA:
Em uma partida de handebol uma equipe recebe três cartões amarelos. Caso essa equipe cometa faltas que deveriam ser punidas com o cartão amarelo, qual o procedimento a ser adotado pela arbitragem?
A principal característica do voleibol praticado antes das principais modificações de suas regras era sua dinamicidade. As partidas eram muito demoradas, o que ocasionava ao esporte certa dificuldade de expansão, já que sua popularidade dependia também de sua espetacularização através de maior dinamismo e previsão temporal. As regras deste esporte modificaram-se com o passar dos anos, refletindo inclusive as necessidades de seus participantes, bem como do conjunto da sociedade. Dentre as regras listadas a seguir, NÃO é correto afirmar que:
A inteligência corporal cinestésica acarreta o potencial de usar o corpo, ou partes dele, para resolver problemas ou fabricar produtos. Nas possíveis manifestações características para os Jogos Desportivos Coletivos, tem-se que o praticante
I. explora o ambiente de jogo com o corpo em movimento, usando do toque, manejo e manipulação de implementos, como a bola de jogo.
II. aprende de forma melhorada apenas por observação do movimento aquilo que se deseja aprender.
III. compreende e busca padrões não compatíveis de saúde com a atividade esportiva.
IV. desenvolve naturalmente algumas valências físicas, como resistência e força muscular.
V. deve desenvolver a capacidade de dividir responsabilidades em grupo, independente da modalidade esportiva.
A alternativa que contém todas as afirmativas verdadeiras é a
A natação infantil é um eficaz instrumento de aplicação da Educação Física no ser humano, assim como excelente elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada. Embora a grande maioria das escolas não possua piscinas para a prática, isso não quer dizer que o conhecimento teórico deva ser esquecido. Assim é importante conhecer que no âmbito mundial a natação é controlada pela FINA – Federação Internacional de Natação e no que diz respeito às Provas todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO.

Sobre as relações entre mídia e corpo é incorreto
afirmar: