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Sobre os fatos na história da educação de surdos, é correto afirmar que

De acordo com os conceitos abordados por Goldfeld (2002), analise as afirmativas a seguir. I. Oralismo - Nas situações de bloqueio de comunicação, não só as crianças surdas sentem-se angustiadas. Seus pais também se sentem deficientes por não conseguirem transmitir aos seus filhos surdos tudo que gostariam. II. Ouvintismo - A noção do contexto comunicativo é primordial para a compreensão do desenvolvimento infantil, já que a linguagem, tendo como função a comunicação e a constituição do pensamento, só pode ser transmitida em um contexto comunicativo, ou seja, pelo diálogo contextualizado e espontâneo. III. Comunicação Total - Valoriza a comunicação e a interação entre surdos e ouvintes, mas não as características históricas e culturais das línguas de sinais que estão presentes de forma subliminar em todas as situação de comunicação em que os falantes participam. IV. Bilinguismo - O ideal é que a criança construa dois sistemas conceituais independentes, pois, dessa forma, ela adquire os conceitos e valores das palavras em oposição às outras palavras da mesma língua, baseando-se nas características culturais dessa língua, e não criando sinônimos entre as duas línguas. De acordo com o pensamento da autora, assinale

De acordo com Pizzio, Campello, Rezende e Quadros (2009), o classificador é um tipo de morfema, uma unidade que carrega significado através das configurações de mãos que podem ser agregados a um sinal, a fim de descrevê-lo quanto à forma e tamanho, ou para descrever a maneira como esse referente se comporta na ação verbal. Partindo dessa teoria, os classificadores “orelha de elefante” e “mulher espirrando” correspondem, respectivamente, a qual tipo de classificador?

Leia as afirmativas a seguir:

I. A educação inclusiva prevê o uso de diferentes materiais pedagógicos para alcançar os objetivos de ensino.

II. A avaliação é um processo compartilhado a ser desenvolvido, preferencialmente, fora da escola, dispensando o envolvimento dos agentes educacionais.

Marque a alternativa CORRETA:

Um professor recebeu um kit contendo Punção e Reglete, acompanhado de um Informe da Direção e da Coordenação com orientações sobre o uso desses instrumentos, indispensáveis à inclusão do novo aluno que acaba de se matricular na escola. Visando pleno acolhimento desse aluno, pode-se afirmar que o kit trará grande valor ao trabalho docente, uma vez que este aluno provavelmente tem grau avançado de:

De acordo com Karagiannis, Stainback e Stainback (1999), como a educação é uma questão de direitos humanos, as escolas devem alterar seu funcionamento para a inclusão de todos os alunos.

São benefícios do ensino inclusivo para os alunos, para os professores e para a sociedade, apontados pelos autores, exceto:

Em 2006, a Organização das Nações Unidas – ONU
aprova a convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, conceituando a deficiência como o resultado
da interação entre as pessoas com deficiência e as barreiras,
nas atitudes e nos ambientes, que impedem a sua
plena participação na sociedade em igualdade de oportunidades
com as demais pessoas. A partir deste referencial,
a Educação Especial é estruturada por meio de três
eixos: ; institucionalização
de uma política de financiamento para a oferta de recursos
e serviços para a eliminação das barreiras no processo
de escolarização; e orientações específicas para
o desenvolvimento das práticas pedagógicas inclusivas.
Conforme o documento “Marcos Político-Legais da Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a
lacuna.

São contribuições do ensino de textos dramáticos no ensino de línguas os itens elencados a seguir, exceto:

As autoras Strobel e Fernandes (1997) afirmam que “A modalidade gestual-visual espacial pela qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos leva, muitas vezes, as pessoas a pensarem que todos os sinais são o desenho no ar referente ao que representam. É claro que, por decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal pode ser motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, mas isso não é uma regra. Portanto, necessita de um aprendizado sistemático”. Analisando a afirmação das autoras, assinale a alternativa correta.

Uma criança surda profunda de 5 anos frequenta uma escola próxima à sua residência. Durante o dia, a criança é submetida a atividades que estimulam a audição, a leitura labial e a fala da língua oral, para a compreensão da fala dos outros e da sua própria fala. Recursos manuais como gestos e mímicas também são considerados junto à fala oral para facilitar a comunicação. Nessa escola, o foco da educação é reduzir o bloqueio da comunicação que os surdos vivenciam. Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa que corresponde à filosofia educacional para os surdos.

Quadros e Karnopp (2004) mencionam que, segundo Brito (1990), o movimento pode estar nas mãos, pulso e antebraço; os movimentos direcionais podem ser unidirecionais, bidirecionais ou multidirecionais; e a maneira é a categoria que descreve a qualidade, a tensão e a velocidade do movimento. De acordo com Brito (1990), quais itens abaixo correspondem à categoria do parâmetro movimento na Língua de Sinais Brasileira?

De acordo com os classificadores na Libras, assinale a alternativa que contém, respectivamente, exemplos de classificadores do tipo especificador, plural e corpo.

As línguas de sinais, por serem línguas visoespaciais, como, por exemplo, a Libras, são produzidas no espaço. São exemplos de sinais realizados no espaço neutro:

Analise as afirmativas a seguir sobre sintaxe espacial da Língua Brasileira de Sinais. I. O estabelecimento nominal e o uso do sistema pronominal são essenciais para as relações sintáticas no espaço de sinalização. II. O sinalizante estabelece os pontos no espaço de sinalização. Depois de introduzidos, os pontos podem ser referidos posteriormente no discurso. III. Os pontos no espaço de sinalização são sempre imaginários, estando os referentes fisicamente presentes ou ausentes. IV. Os verbos com concordância, também chamados de verbos direcionais, não têm relação com os pontos estabelecidos no espaço de sinalização. Assinale

O ensino de gramática, quer da língua portuguesa, quer da Libras, tem muito a ver com a percepção que o professor assume de linguagem, podendo ser, dentre outras, a de que a língua é uma estrutura ou uma expressão do pensamento, ou um conjunto de sentenças, ou um sistema de normas. A partir dessas concepções, o professor começa a definir o sucesso ou o fracasso do aluno. Assinale corretamente a assertiva que se distancia de uma concepção formalista.

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